Teses sobre Música em Portugal no século XX

Susana Sardo, musicóloga

BIBLIOGRAFIA DE TESES

Teses elaboradas no século XX sobre Música em Portugal

Projeto em desenvolvimento

Joly Braga Santos (1924-1988): estudos analíticos e estilísticos a partir das suas principais obras, Anabela de Sousa Bravo Simões, Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte [Doutoramento em Música]

A música na liturgia bracarense nos séculos XII e XIII, Jorge Alves Barbosa, 1993, Modus, vol. III, 1989-1992: pp. 81-271. Lisboa: Instituto Gregoriano de Lisboa. Magistério – Canto Gregoriano (1991), Instituto Pontifício de Música Sacra, Roma, Itália.

«Aptos, preparados ou esclarecidos?»: Contribuição para o estudo da aptidão musical, Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva, 1993. [Tese policopiada]. 1 vol. (VI, 205 pp.) M.C.E.- Psicologia da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

«Batuko é nôs alma é nôs tera»: uma abordagem etnomusicológica de uma tradição das mulheres de Santiago, Cabo-Verde, na Amadora, Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

«Brush up your Shakespeare»: para uma integração de «Kiss me, Kate» de Cole Porter no contexto musical da Broadway, Paula Cristina Baptista Pina, 1996. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 245 pp.; 2°: n.p.) M.L.C.N.A., Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

«Composer»: un logiciel de composition assisté par ordinateur écrit en langageMAX, Carlos Miguel Marques da Costa Caires, Diplôme d’Études Approfondies (D.E.A.) – Esthétiques, technologies et créations artistiques -Musique, Universidade de Paris VIII (SaintDenis), França.

«Essa pobre filha bastarda das Artes»: A Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa, 1842-1862, Joaquim Oliveira Carmelo Rosa, Musicologia Histórica, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Mestrado em Ciências Musicais]

«Frank Zappa»: Répertoire, recensement et sélection des vidéos (une critique de la sociéte à travers la musique et les arts visuels), Régine Aguilar Gonçalves, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (III, 105, XXV pp.) Maitrise, Faculdade de Música e Musicologia, Universidade de Paris – Sorbonne (Paris IV), França.

«Mandó»: um género performativo em Coa, Susana Sardo, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Doutoramento em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

«Orphéoniser la Nation» ou les politiques musicales de l’État Nouveau portugais dans les années 30/40, Manuel Pinto Deniz Silva, Paris (França) Universidade de Paris VIII (Saint-Denis) [ Doutoramento em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes – Música ]

«Poesia per Musica»: A música e a palavra nas obras corais «a cappella» de Fernando Lopes-Graça, Mário Mateus, Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Doutoramento em Ciências Musicais, Musicologia]

«Porquê sou Filarmónico?» Um estudo etnomusicológico sobre a Filarmónica na Sra. da Gaiola, Paulo Jorge Santos Lameiro, Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

«Ranchos folclóricos»: A Strategy for Identity among Portuguese Migrants in New ]ersey, João Filipe Soutelo Soeiro de Carvalho, 1990. [Tese policopiada]. 1 vol. (III, 88 pp.) M.A., Faculdade das Artes e das Ciências, Universidade de Columbia, Nova Iorque, Estados Unidos da América.

«Soli Deo gloria». Um contributo interdisciplinar para a fundamentação da dimensão musical da liturgia cristã, José Paulo da Costa Antunes, 1996. Col. Biblioteca Humanística e Teológica, n. 10. Porto: Universidade Católica Portuguesa; Fundação Eng. António de Almeida, 1996. Universidade de Regensburg, Alemanha [Ph.D.]

«Tratado de música mensurável» de Mateus de Aranda, José Filomeno Martins Raimundo, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

«Vox Phenomena»: a manifestação do imperceptível, António Gabriel de Castro Correia Salgado, Reino Unido, Universidade de Sheffield [ Doutoramento, Estudos de interpretação – Canto ]

A «Mousiké» na tragédia de Eurípides, Aires Manuel Rodeia dos Reis Pereira, 1994. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 271 pp.; 2°: 265 pp.) Doutoramento em Ciências Musicais, Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

A actividade musical da Sé de Braga no tempo do Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609), Elisa Maria Maia da Silva Lessa, 1992. 1 vol. (141 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra [Mestrado em Ciências Musicais]

A Brigada Vitor ]ara e a recriação da música tradicional portuguesa (1975-2000), Maria João Lima, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

A Capela Musical da Sé de Braga no arcebispado de D. Gaspar de Bragança (1758-1789), Manuel Lopes Simões, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (127 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

A Colegiada de Santa Maria de Alcáçova de Santarém: a música litúrgica nos seus usos e costumes, Cristina Emília Duarte Serrão Penteado, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (89 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal, Maria José Conde Artiaga Barreiros, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais, Musicologia Histórica]

A educação musical no 1° ciclo do ensino básico: ordenamento jurídico e realidade educativa, um projecto de mudança, José Augusto de Pinho Neno, 1995. Santarém: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. M.C.E.- Análise Social e Administração da Educação (1994), Universidade de Aveiro.

A escola pianística portuguesa no século XIX, Francesco Esposito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Doutoramento em Ciências Musicais, Musicologia]

A fé e o canto. Ensaio de leitura teológica do canto religioso em Português (1903-1963), António José Leite Ferreira, 1991. [Tese policopiada]. 1 vol. (111 pp.) Faculdade de Teologia, Universidade Católica Portuguesa, Porto. [ Licenciatura em Teologia]

A geração portuguesa de Darmstadt: a música de piano da vanguarda portuguesa, Francisco José dos Santos Barbosa Monteiro, Universidade de Sheffield (Reino Unido) [Ph.D. Estudos de interpretação]

A iconografia musical na cidade de Coimbra, Maria do Amparo Carvas Monteiro, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (142, CLXXIII pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

A indústria musical em Portugal, Carla Maria Lopes Martins, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [ [Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

A missa «Pro defunctis» na Escola de Manuel Mendes: ensaio de análise comparada, Rui Miguel Cabral Lopes, 1996. [Tese policopiada]. 3 vol. (1°: 213 pp.; 2°: n.p.; 3°: 85 pp.) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

A música e a reconstrução da identidade: um estudo etnomusico1ógico do «Grupo de Danças e Cantares da Casa de Coa» em Lisboa, Susana Bela Soares Sardo, 1994. [Tese policopiada]. 1 vol. (VII, 219 pp.) Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica – Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

A música em Portugal entre 1580 e 1706: contribuições para o estudo de um século esquecido, Maria Adriana de Matos Fernandes Latino, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Doutoramento em Ciências Musicais]

A música em São Luís do Maranhão no período imperial: o arquivo do Padre João Mohana, Alberto Pedroso Dantas Filho, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais Históricas]

A música na Sé de Castelo Branco: apontamento histórico e catálogo dos fundos musicais, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (165 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

A música na Universidade de Coimbra, Maria do Amparo Carvas Monteiro, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Doutoramento em Ciências Musicais Históricas]

A música no universo juvenil: práticas e representações, Pedro Manuel Simão Belchior Nunes, 1997. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 316 pp.; 2°: 92 pp.) M.S.A.R.P., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

A música nos presépios setecentistas, Maria de Lurdes de Sousa Álvares Ribeiro, 1996. [Tese policopiada]. 2 vol. (1°: 137 pp.; 2°: n.p.) M.H.A., Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

A música orquestral de Jorge Peixinho: técnicas de composição e linguagem musical, Eugénio Zoudilkine, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro [ Doutoramento em Música, Composição ]

A música religiosa de Marcos Portugal, António Jorge Marques, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [D.C.C.]

A música tradicional de Lafões: o processo aculturativo dum repertório de música vocal no decurso do séc. XX, António Vicente de Figueiredo, 1995. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: VI, 229 pp.; 2°: 203 pp.) M.L.C.P., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

A música tradicional de Penha Garcia: continuidade e mudança, Flávio Alexandre Neves Correia de Pinho, 1995. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 226 pp.; 2°: 163 pp.) M.L.C.P. – Culturas Regionais Portuguesas, Departamento de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

A música tradicional na região urbana de Coimbra, Avelino Rodrigues Correia, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

A obra de José Maurício na génese da pedagogia musical em Portugal, Rui Paulo de Moura Branco Simões, Universidade de Coimbra: Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

A orquestra e os instrumentistas da Real Câmara de Lisboa de 1764 a 1834, Joseph Elisée Albert Scherpereel, 1985. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [Edição bilingue, em português e francês.] Ph.D. (1974), Universidade da Califórnia do Sul (University of Southern California), Los Angeles, Estados Unidos da América.

A poesia oral em Baião, Carlos Manuel Teixeira Nogueira, 1999. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 206 pp.; 2°: 124 pp.) Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

A Portuguese source of Seventeenth-Century Iberian organ music: Manuscript no. 1577, Loc. B, 5, Municipal Library, Oporto, Portugal, Barton Hudson, 1961. [Tese policopiada de microfilme (UMI)]. 2 vol. (1 °: IV, 1-130, X, 1-210; 2°: III, 211-414, III, 415-619) Ph.D. – Musicologia, Universidade de Indiana, Bloomington, Estados Unidos da América.

A prática e o ensino de música na Misericórdia do Porto, Marta de Figueiredo Fernandes Seca, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

A reforma do ensino da música no contexto das reformas liberais: do Conservatório Geral da Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841, Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa, M.C.E. – Sociologia das Organizações Educativas, Universidade do
Minho, Braga.

A sonata para instrumentos de tecla com acompanhamento no início da era clássica, Helena Paula Marinho Silva Carvalho, Ph.D., Estudos de interpretação, Universidade de Sheffield, Reino Unido.

A teoria musical em Frei Domingos do Rosário, Manuel de Jesus da Silva e Sousa, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [ Mestrado em Ciências Musicais]

A theory of modulation: the plastic model of tonal syntax, José Miguel Ribeiro Pereira, Nova Iorque (Estados Unidos da América) Universidade de Columbia [Ph.D.]

A tipologia do órgão na obra de Frei José de Santo António Ferreira Vilaça, Teresa Alves de Araújo, 1996. [Tese policopiada]. 3 vol. (1 °: IX, 173 pp.; 2°: 138 pp.; 3°: 253 pp.) Universidade do Porto, Faculdade de Letras [M.H.A.]

A vida social e a música no Porto na segunda metade do século XIX: o papel das colectividades, Helena Maria Correia Ribeiro, Universidade de Coimbra: Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

Actividades lúdicas de expressão musical, motora e verbal: análise do repertório infantil dos sete aos dez anos no Concelho de Campo Maior, Fernanda Aurélia Salgueiro Magno Prim, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (V, 358 pp.) M.L.C.P. – Culturas Regionais Portuguesas, Faculdade de Ciências

Acústica de auditórios para música, Pedro Martins da Silva, 1975. [Tese policopiada]. 1 vol. (38 pp.) Prova Complementar de Doutoramento, Instituto Superior Técnico, Lisboa.

An annotated bibliographyon Coptic Music, Salwa El-Shawan, 1975. [Tese policopiada]. 1 vol. (119 pp.) M. Phil. – Ciências Musicais, Universidade de Columbia, Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Análise crítica da programação da RDP-2 Rádio Cultura, Maria Luísa Prado de Castro Martins, 1994. [Tese policopiada]. 1 vol. (IV, 140 pp.) M.C.C., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Analyse de «Rituel in memoriam Bruno Maderna» de Pierre Boulez: démonter une cérémonie, Emanuel João Enes Marcelino, 1999. [Tese policopiada]. 1 vol. (109 pp.) Maitrise en musique – UFR Arts, Philosophie et Esthétique, Universidade de Paris VIII (Saint-Denis), França.

António da Silva Leite (1759-1833): aspectos seleccionados da vida e obra, José Paulo Torres Vaz de Carvalho, 1993. [Tese policopiada]. 3 vol. (1 °: 166 f; 2°: n.p.; 3°: n.p.) M.C.M., Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Arp Schnitger, dois órgãos congêneres de 1701: suas destinações atuais e características técnicas, Marcello Martiniano Ferreira, 1991. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil: edição particular. D.M., Musicologia (1985), Instituto Pontifício de Música Sacra, Roma, Itália.

Artur Santos: precursor da etnomusicologia em Portugal, Cristina Brito da Cruz, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

As «Canzonette» na obra de Policarpo José da Silva (1745-1803), Miguel Ângelo de Faria Couto Martins Ribeiro, 1995. [Tese policopiada]. 2 vol. (1°: XI, 129 pp.; 2°: IV, 201 pp.) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

As cantigas de D. ]oan Garcia de Guilhade (trovador do século XIII): edição crítica, com notas e introdução. Oskar Nobiling, 1907. [Bona]: K. B. Hof- und Universitãt- Buchdruckerei von Junge & Sohn, Doutoramento, Faculdade de Filosofia, Universidade de Bona, Alemanha.

As escolas de piano europeias: tendências nacionais da interpretação pianística no século XX, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca, D.M., Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

As obras para conjuntos de câmara de João Domingos Bomtempo (1775-1842): levantamento e análise, Maria Clara Ferreira Canelhas Correia, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (178 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

As seis missas «Ab initio et ante saecula creata sum» do «Liber Tertius Missarum» de Frei Manuel Cardoso, Filipe Santos Mesquita de Oliveira, 1995. [Tese policopiada]. 2 vol. (II, 162 pp.; 115 pp.) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

As sonatas e as sonatinas para piano solo de Fernando Lopes-Graça, Patrícia Carla Ferraria Lopes Bastos, D.M., Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do salmo «concerta to» em Portugal em meados do século XVIII, Cristina Isabel Videira Fernandes, 1997. [Tese policopiada]. 3 vol. (1 °: XIV, 251 pp.; 2°: XV, 141 pp.; 3°: IV, 163 pp.) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

Aspectos do cancioneiro popular açoreano, José de Almeida Pavão Júnior, 1981. Ponta Delgada. Doutoramento em Filologia Românica (1980), Universidade dos Açores, Ponta Delgada.

Avaliação da aptidão musical em crianças do 1° ciclo de escolaridade: aferição do teste «lntermediate Measures of Music Audiation» (I.M.M.A.) para a área educativa de Lisboa, Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva, 1997. [Tese policopiada]. 1 vol. (XIII, 299 pp. + 2 cassetes áudio) Doutoramento em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Boécio «De Musica»: introdução, tradução e notas, Luís Manuel Gaspar Cerqueira, 1990. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 o v.: 257 pp.; 2° v.: 199 pp.) M.L.L., Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Carlos Seixas: The development of the keyboard sonata in Eighteenth-Century Portugal. A lecture recital together with three recitais of selected works of ]ohann Sebastian Bach, Samuel Barber, Ludwig van Beethoven, Frederic Chopin, César Franck, Sergei Prokofieff, and Alexander Scriabin, Brian Jerome Allison, 1982. [Tese policopiada de microfilme (UMI)]. 1 vol. (10, XII, 24 pp.) D.M.A. – Interpretação Pianística, Universidade do Texas do Norte (University of North Texas ou North Texas State University), Denton, Estados Unidos da América.

Chorinhos brasileiros, Maristela Cardoso, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Composição e tecnologias: estratégias de ensino, Mário José Oliveira Relvas de Assunção, M.A. – Educação Musical, Universidade de Surrey Roehampton, Londres, Reino Unido.

Conservatório de Música de Aveiro: as representações e os seus efeitos organizacionais, Alcino dos Santos Cartaxo, 1994. 1 vol. (389 pp.) M.C.E., Análise Social e Administração da Educação, Universidade de Aveiro.

Construção de instrumentos de corda e arco em Portugal, Fernando José Calegares Duarte. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Contributo para o estudo da música religiosa de Francisco Antônio de Almeida, João Paulo Janeiro. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais, Musicologia Histórica]

Crendices, usos, costumes e reminiscências pagãs nos ritos funerários do Alto Minho, José Inácio Alves Ribeiro, 1968. [Tese impressa]. 1 vol. (100 pp. + mapa do Alto Minho em anexo) Licenciatura em História, Universidade do Porto.

D. Francisco de Santa Maria: cantor-mor de Sta. Cruz de Coimbra, Pedro Carlos Lopes de Miranda, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [ [Mestrado em Ciências Musicais]

Der portugiesische Komponist João Domingos Bomtempo, Patricia Heineken, 1995. [Tese policopiada]. 1 vol. ( 148 pp.) M.A. , Musicologia, Faculdade de Filosofia e História, Universidade Ruprecht-Karls, Heidelberg, Alemanha.

Determinantes do desenvolvimento musical de crianças nos primeiros anos de educação musical no Ensino Básico, Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota, 1997. [Tese policopiada]. 1 vol. (283 pp.) Ph.D.- Psicologia da Música, Universidade de Keele, Reino Unido.

Edição crítica de uma ópera de Augusto Machado, António José Vassalo Neves Lourenço, D.M.A., Universidade de Cincinnati, Ohio, Estados Unidos da América.

Elliot Carter: le rapport avec la musique européenne dans le domaine du rythme et du temps, Maria do Rosário da Silva Santana, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (499 pp.) Doctorat- Musicologie, Universidade de Paris – Sorbonne (Paris IV), França.

Espace-temps dans «Gruppen» de Karlheinz Stock.hausen, Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (157 pp.) Diplôme d’Études Approfondies (D.E.A.) – Música e Musicologia do Século XX, Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales)/Universidade de Sorbonne/ /CNRS/IRCAM, Paris, França.

Estudo e edição prática de uma ópera portuguesa do século XVIII: «11 mondo della luna», música de Pedro Antônio Avondano, libreto de Carla Goldoni, Jorge Manuel da Matta (Mata) Silva Santos, 1994. [Tese policopiada]. 4 vol. (1°: 232 pp.; 2°: 1-150 pp.; 3°: 151-287 pp.; 4°:288-317 pp.). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

Evolução do ensino da música em Portugal numa perspectiva histórico-normativa, Maria Paula do V alie Moura da Costa Magalhães Dias. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Figuras/presenças: importância e funcionalidade da recorrência a símbolos e mitos culturais no ensino da interpretação musical, Jorge Manuel Salgado Castro Correia, Ph.D., Estudos de interpretação, Universidade de Sheffield, Reino Unido.

Fingering and hand position: A study of some of the implications of fingering in piano performance, Luís Filipe Barbosa Loureiro Pipa, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (54 pp.) M.Mus. – Estudos de interpretação, Universidade de Reading, Reino Unido.

Francisco Carro, Mestre da Capela Real de Lisboa (ca. 1590/1623): o «Livro de Antífonas, missas e Motetes» publicado em Lisboa em 1609, Maria Adriana de Matos Fernandes Latino, 1992. [Tese policopiada]. 2 vol. (1°: 177 pp.; 2°: XIV, 232 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Francisco de Sá Noronha e «L’Arco di Sant’Anna»: para o estudo da ópera em Portugal (1860-1870), Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron, 1990. [Tese policopiada]. 1 vol. (201 pp.) Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Francisco Lopes Lima de Macedo – compositor em Coimbra nos meados do século XIX, César Augusto Coutinho da Silva Nogueira, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

Historial pedagógico e inovações de vanguarda no ensino de piano, Maria de Lurdes de Sousa Álvares Ribeiro, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte [Doutoramento em Música]

Impressions of the «Rising Sun»: Operatic images of ]apan, Domingos Catalim Telles da Gama de Mascarenhas, Universidade de Leeds (Reino Unido), Departamento de Música da Faculdade de Artes [Ph.D. Musicologia]

Interpretação e educação musical. Formação de instrumentistas e teoria da interpretação musical: estudo comparativo, Francisco José Dias Santos Barbosa Monteiro, 1994. [Tese policopiada]. 1 vol. (162, 32 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Italianismos musicais: sistematização e entrada na língua portuguesa, José Bento da Silva, 1997. [Tese policopiada]. 1 vol. (IX, 194 pp.) M.L.P.H., Curso de Humanidades, Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, Braga.

Jerónimo Francisco de Lima (1741-1822): aberturas de óperas e de serenatas, Anabela de Sousa Bravo Simões, 1994. [Tese policopiada]. 2 vol. (1°: VIII, 114 pp.; 2°: III, 149 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

João de Sousa Carvalho (1745-1799/1800): catálogo comentado das obras existentes nos principais arquivos e bibliotecas de Portugal, Carlos Humberto Nobre dos Santos Luiz, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (349 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

La dynamique d’orchestre dans l’oeuvre de João Domingos Bomtempo, Ladan Taghian Eitekhari, 1993. [Tese policopiada]. 1 vol. (82 pp.) Diplôme d’Études Approfondies (D.E.A.) – Esthétique, Sciences et Technologie des Arts, Universidade de Paris VIII (Saint-Denis), França.

La problématique de la forme dans la production musicale de Pierre Boulez et Karlheinz Stockhausen entre 1952 et 1965, Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz. Paris, França: École des Hautes Études en Sciences Sociales. [ Doutoramento em Música e Sociologia do Século XX ]

Le traitement sonore en temps réel: analyse pragmatique de son intégration dans la composition musicale, Emanuel João Enes Marcelino, Universidade de Paris VIII (Saint-Denis) (França) [Diplôme d’Études Approfondies, D.E.A.- Artes de Cena e do Espetáculo – Música]

Lectures scéniques actuelles: esthétiques différencielles du drame lyrique au début du XXe siecle, Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão, Doctorat – Esthétique, Sciences et Technologie des Arts -Musique, Universidade de Paris VIII (Saint-Denis), França.

Les modes grégoriens dans l’oeuvre de Claude Debussy, Júlia d’Almendra, ed. rev. et aug. Paris: Librairie Gabriel Enault 1950. Tese apresentada no Instituto Gregoriano de Paris (1948), França.

L’objet sonore: situation, évaluation et potentialités, António de Sousa Dias de Macedo, Universidade de Paris VIII (Saint-Denis) (França) [Doutoramento, UFR Arts, Filosofia e Estética]

L’orchestration chez lannis Xenakis: ]’espace et le rythme, fonctions du timbre, Helena Maria da Silva Santana, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (461 pp.) Doctorat – Musicologie, Universidade de Paris – Sorbonne (Paris IV), França.

Luigi Nono: as obras para piano, Paulo Adérito Pereira Assis Miranda, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte [D.M.]

Manuel Ferreira de Faria: o homem e o sacerdote / o compositor e o pedagogo, Cristina Adriana Toscano de Faria, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (148, LXXVII pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Mapping dance to musical rhythm: the creation of a computational algorithm for musical gesture, Carlos Alberto Barbosa Cunha Mendonça Guedes, Ph.D. -Composição, Departamento de Música e das Profissões das Artes do Espectáculo, Universidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Motion-controlled music, Guilherme Campos, 1997. [Tese policopiada]. 1 vol. (97 pp., apêndices n.p.) M.A./M.Sc. Tecnologia da Música, Universidade de Iorque, Reino Unido.

Music at Cluny: The tradition of Gregorian Chant for the Proper of the Mass, Melodic variants and microtonal nuances, Manuel Pedro Ramalho Ferreira, 1997. [Tese policopiada:]. 2 vol. (1 °: IX, 289 pp.; 2°: 263 pp.) Ph.D. – Musicologia, Universidade de Princeton, Estados Unidos da América.

Music manuscripts from the «Casa de Bragança» in Vila Viçosa until 1640, Michael Ryan, Reino Unido, Universidade de Londres [Doutoramento]

Music, identity, and the impact of tourism in the Portuguese settlement, Melaka, Malaysia, Margaret Lynne Sarkissian, 1993. [Tese policopiada]. 1 vol. (337 pp.) Ph.D. , Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos da América.

Música nas comunidades timorenses, Maria Manuel Conceição Pacheco Silva, Goldsmith’s College, Universidade de Londres [Doutoramento]

Música Sacra e/ou Música Litúrgica: critérios para uma delimitação conceptual a partir do magistério da Igreja no Século XX e a sua recepção em Portugal, António José Leite Ferreira, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (174 pp.) Mestrado em Teologia Sistemática, Faculdade de Teologia, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Musique et Fascisme: la «Mocidade Portuguesa» dans les années 30/40, Manuel Pinto Deniz Silva, 1999. [Tese policopiada]. 2 vol. (99 pp. + anexos: partituras, iconografia, cassete áudio)

Niccolà ]ommelli – The last years, 1769-1774, Marita Petzoldt McClymonds, 1978. Michigan: UMI. 1 vol. (XVIII, 983 pp.) Ph.D. – Musicologia, Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos da América.

Non-commercial music in member states of the European Union: Portugal, France, UK and Denmark cases, José Miguel Caetano Rocha Santos, Universidade de Westminster, Reino Unido [ Doutoramento ]

O «cante ao baldão» no (re)encontro de identidades no Baixo Alentejo: um estudo etnomusicológico, Maria José Barriga, M.C.M. – Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

O Antifonário do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja e o Ofício Rítmico de São Francisco, António Júlio da Silva Cartageno, 1991. [Tese policopiada]. 1 vol. (112 pp.) Magistério – Canto Gregoriano, Instituto Pontifício de Música Sacra, Roma, Itália.

O canto litúrgico da Paixão em Portugal nos séculos XVI e XVII: os Passionários polifónicos de Guimarães e Coimbra, José Maria Pedrosa de Abreu Cardoso, 1998. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 760 pp.; 2°: 415 pp.) D.C.M., Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

O Conservatório de Música do Porto: das origens à integração no Estado, Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (150 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

O conservatório de música: actores, organização e políticas, António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos, Universidade de Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação [ Mestrado em Ciências da Educação ]

O desenvolvimento da flauta transversa e o seu repertório em Portugal de 1750 a 1850, Alexandre Alberto Silva Andrade, D.M., Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

O ensino musical no Porto durante o século XIX: elementos para o seu estudo, Maria Luísa Martins Delerue, 1970. [Tese policopiada]. 1 vol. (XII, 201 pp.) Licenciatura em História, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

O livro de Motetes de João Tavares de Andrade: transcrição e análise, Miguel Botelho Moniz Sobral Cid, 1995. [Tese policopiada]. 1 vol. (239 pp.). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

O Mosteiro Beneditino de Santo Tirso: um pólo sociocultural na região de Entre Douro e Minha (séculos XVII a XIX), Ana Paula Macedo, 1998. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 146 pp., 2°: 153 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

O Mosteiro de São Bento da Vitória: espaço e música, Anacleto Pereira Dias, 1999. [Tese policopiada.] 1 vol. (439 pp.) M.H.A. em Portugal – Arquitectura Religiosa nos séculos XVII e XVIII, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

O Mosteiro do Rio Covo à luz do Breviário de 1514: estudo analítico do Temporal, Arménio Alves da Costa Júnior, 1992. 1 vol. (154 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

O motete na Escola de Évora: Manuel Cardoso, Estêvão Lopes Morago e Estêvão de Brito, Vanda de Sá Martins Silva, 1995. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: li, 166 pp.; 2°: 199 pp.). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

O Orfeon Académico de Coimbra: causas determinantes, objectivos e evolução, Virgílio Alberto Valente Caseiro, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (143 pp., anexos n.p.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

O papel sociocultural e político do «canto de intervenção» na oposição ao Estado Novo (1960-1974), Eduardo Raposo, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (201, [78] pp.) Mestrado em História dos Séculos XIX e XX – Secção Século XX, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

O pensamento polifónico na pedagogia guitarrística do século XVII ao século XX, José Paulo Torres Vaz de Carvalho, D.M., Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

O problema da tradição na obra musical e literária de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), Teresa lnmaculada Cascudo García-Villaraco, D.C.M.- Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

O Próprio da Missa de três notáveis santos, em Coimbra: São Teotónio, Rainha Santa Isabel e Santo Agostinho nos códices MM. 120 e MM. 121 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Portugal, Manuel Augusto da Silva Frade, 1987. [Tese policopiada]. 1 vol. (153 pp.) Magisterio – Canto Gregoriano, Instituto Pontifício de Música Sacra, Roma, Itália.

Ofício de S. Gonçalo – de André de Resende: produção litúrgico/musical de um humanista do renascimento português, Jorge Manuel Rebotim Rosado Raposo, 1997. [Tese policopiada]. 1 vol. (161 pp., apêndices n.p.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

On the air: voz, som e música na dramaturgia radiofónica e televisiva de Samuel Beckett, Vasco Lorente Corisco, 1996. [Tese policopiada]. 1 vol. (136 pp.) Mestrado em Estudos Literários Comparados, Departamento de Estudos Alemães, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Opera in Portugal1793-1828: A study in repertoire and its spread, David John Cranmer, 1997. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 233 pp.; 2°: 318 pp.) Ph.D.- Musicologia, Universidade de Londres, Reino Unido.

Ópera italiana nos teatros do Porto (1760-1820): memórias de um tempo e de uma cidade, Paula Cristina Abrunhosa de Figueiredo Ferreira, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (178, XIII pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Operamulti: a re-união contemporânea das artes, José Júlio Alves Lopes, 1994. 1 vol. (IV, 253 pp.) M.C.C., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Orgelmusik und Orgelbau im Portugal des 17. Jahrhunderts. Untersuchungen an Hand des Ms 964 Braga der Biblioteca Pública in Braga, Gerhard Doderer, 1978. Tutzing: Hans Schneider Ph.D. – Ciências Musicais (1975), Universidade de Würzburg, Alemanha.

Os acontecimentos musicais em Portugal, noticiados na «Gazeta de Lisboa» na segunda metade do século XVIII (1750-1808), Maria Marta Alves Pinto Pereira, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [ Mestrado em Ciências Musicais, Musicologia Histórica]

Os cantares polifónicos das mulheres do Baixo-Minho e a problemática da sua transformação, Ana Maria Lemos Pinto de Azevedo Mendes, 1990. [Tese policopiada]. 1 vol. (317 pp.) M.L.C.P., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre.]

Os cantares tradicionais de Lafões: a sua preservação enquanto património cultural, José Fernando Monteiro de Oliveira, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Museologia e Património Cultural]

Os jesuítas e a música na expansão portuguesa quinhentista, Ana Luísa Balmori Padesca 1997. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 107 pp.; 2°: CXXII pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Os libretos de Caetano Martinelli e a ópera de corte em Portugal (1769-1795), Paulo Mugayar Kühl, 1998. 2 vol. Doutoramento, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, Brasil.

Os livros de coro do Museu Alberto Sampaio em Guimarães, Eduardo Amândio Rodrigues Magalhães, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

Os Prelúdios para guitarra de H. Villa-Lobos: sua interpretação analítica e valorização estética, Gustavo Eurico Nogueira Brandão, 1996. [Tese policopiada]. 1 vol. (X, 156, 10 pp.). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Os profissionais do disco: um estudo da indústria discográfica em Portugal, José Soares da Silva Neves, 1998. [Tese policopiada]. 1 vol. (IX, 157, XLVIII, 46 pp.) Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Departamento de Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa.

Os versos e os modos concertados em Frei Theotonio da Cruz (MM 52), Inês Pereira de Andrade. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Pensar é morrer ou o Teatro de São Carlos na mudança de sistemas sociocomunicativos desde fins do século XVIII aos nossos dias, Mário Vieira de Carvalho, 1993. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Ph.D. – Ciências Musicais (1984), Universidade Humboldt, Berlim, Alemanha. [Tese apresentada em alemão.]

Perspectivas teóricas e pragmáticas dos estudos sobre a música portuguesa de tradição oral: abordagem diacrónica (de 1865 a 1985), José Hermínio da Costa Machado, 1990. [Tese policopiada]. 1 vol. (4, 259 pp.) M.L.C.P., Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Polyphony in Portugal, c. 1530 – c. 1620: sources from the monasteryof Santa Cruz, Coimbra, Owen Rees, 1995. Nova Iorque, Londres: Garland. Ph.D. (1991), Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Posaunen! or!, The place of Beethoven’s Oratorio «Chistus am Ólberge» in the composer’s dramatic development and the «new way», Domingos Catalim Telles da Gama de Mascarenhas, 1999. [Tese policopiada]. 1 vol. (44 pp.). M.Mus., Departamento de Música da Faculdade de Artes, Universidade de Leeds, Reino Unido.

Prática musical na Santa Casa da Misericórdia de Aveiro: desde a data da construção da igreja, Domingos Peixoto, 1996. [Tese policopiada]. 1 vol. (227 pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Práticas musicais urbanas: géneros e instituições, António José Rodrigues Tilly Santos, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [ Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia ]

Prolegomenes a l’ethnosociologie de la musique. La démarche pragmatique: transcription et analyse des textes, João Ranita da Nazaré, 1981. [Tese policopiada]. 3 vol. (1 °: 404 pp.; 2°: ?; 3°: 280 pp.) Doctorat d’État- Letras e Ciências Humanas, Universidade de Paris – Nanterre, França.

Quadro técnico da música concertante em Portugal no século XVIII, José Francisco Bastos Dias de Pinho, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

Rationalisme et empirisme dans la musique contemporaine (esquisse d’un probleme), Cândido de Oliveira Lima, 1976. [Tese policopiada]. 1 vol. (192 pp.) Maitrise – Música e Estética das Artes Musicais, Instituto de Estética e das Ciências da Arte, Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), França.

Retention of Musical Models: «Fado» Performance Among 77 78, Maria de São José Côrte-Real Gonçalves Ferraz de Oliveira Soeiro de Carvalho, 1991. Portuguese Migrants in New York. [Tese policopiada]. 1 vol. (V, 130 pp.) M.A., Faculdade das Artes e das Ciências, Universidade de Columbia, Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Rojão, um prelúdio português do século XVII, Rosa Teresa Paião Picado, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras [Mestrado em Ciências Musicais]

Sacred polychoral repertoire in Portugal (1580-1660), José António Pereira Nunes Abrue, Ph.D., Universidade de Surrey, Reino Unido.

Santa Cruz de Coimbra: centro de actividade musical nos séculos XVI e XVII, Ernesto Gonçalves de Pinho, 1981. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciatura em História (1970), Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

Sistematização da dança tradicional portuguesa: classificação das variáveis coreográficas, espaço, ritmo e gestos técnicos, Margarida da Conceição de Jesus Moura Fernandes, 1999. [Tese policopiada]. 1 vol. (XII, 252 pp., anexos n.p.) Doutoramento em Motricidade Humana, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Structure and strategy in Azorean-Canadian song duels, Thomas Leroy Avery, 1984. [Tese policopiada de microfilme (UMI)]. 1 vol. (IX, 402 pp.) Ph.D., Universidade de Indiana, Bloomington, Estados Unidos da América.

Tchiloli e identidade em São Tomé e Príncipe, Rosa Clara Neves, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Doutoramento em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

Tempo e tempos do discurso musical, António Manuel Chagas Rosa, Universidade de Aveiro [Doutoramento em Música]

Tenebrismo e «maniera». Os responsórios da Semana Santa de Carlo Gesualdo à luz do contexto estético e ideológico da época, Maria Manuela Toscano Vaz de Oliveira, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [ Doutoramento, Ciências Musicais Históricas]

The development o f the flute and its music in Portugal during the 18th Century, Alexandre Alberto Silva Andrade, 1997, [Tese policopiada]. 1 vol. (52 pp.) Waterford Institute of Technology, República da Irlanda ( [M.A.M., Interpretação]

The music manuscripts in the Library of King D. João IV of Portugal (1604-1656 ): A study o f Iberian music repertoire in the Sixteenth and Seventeenth Centuries, Rui Fernando Vieira Nery, 1990. [Tese policopiada]. 2 vol. (XIV, 820 pp.) Ph.D.- Musicologia, Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos da América.

The piano sonatas of Rodolfo Halffter: Transformation or new techniques? A lecture recital together with three recitais of selected works of L. V. Beethoven, M. Ravel, F. Liszt, R. Schumann, W A. Mozart, C. Debussy, ]. Brahms, and D. Shostakovich, Nancy Lee Harper, 1985. [Tese poli copiada]. 1 vol. D.M.A. – Interpretação Pianística, Universidade do Texas do Norte (University ofNorth Texas), Denton, Estados Unidos da América.

The piano variations and fantasias of João Domingos Bomtempo, Gabriela Gomes da Cruz, 1992. [Tese policopiada]. 1 vol. (VIII, 245 pp.) M.M., Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos da América.

The reception of Wagner in Spain and Portugal in the 19th to 20th centuries, Maria João Rodrigues Araújo, Ph.D., Christ Church, Universidade de Oxford, Reino Unido.

Tratado de metodologia e pedagogia do piano, Patrícia Lopes Bastos, 1994. [Tese policopiada]. 1 vol. (149 pp.) Docerend Musicus- Piano, Faculdade de Música, Escola Superior de Artes de Utreque, Holanda. [Dissertação de pedagogia e metodologia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau Docerend Musicus.] [Tese apresentada em inglês.]

Une esthétique de l’audiovisuel, miroir de la composition musical. Esquisse d’un essai interdisciplinaire multimedia: la musique contemporaine en télévision, Cândido de Oliveira Lima, Doctorat d’État, Universidade de Paris I I Paris IV (Panthéon-Sorbonne), França.

Viana da Mota, Patrícia Carla Ferraria Lopes Bastos, 1994. [Tese policopiada]. 1 vol. (81 pp.) Docerend Musicus – Piano, Faculdade de Música, Escola Superior de Artes de Utreque, Holanda. [Dissertação histórica apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau Docerend Musicus.] [Tese apresentada em inglês.]

Viana do Castelo: o Teatro Sá de Miranda no espaço músicocultural da cidade (1885-1914), Carla Maria Palmeira Soares Barbosa, 1992. 1 vol. (119, XXX pp.) Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Vicentius Lusitanus: ein Portugiesicher Komponist und Musiktheoretiker des 16. ]ahrhunderts, Maria Augusta Alves Barbosa, 1977. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura – Direcção Geral do Património Cultural. Ph.D., Musicologia, Universidade de Colónia, Alemanha.

Vida e obra de Marcos Portugal, Bárbara Maria Conceição Silva Villalobos Filipe, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [Mestrado em Ciências Musicais]

Vilancicos portugueses, Rui Manuel Pereira da Silva Bessa, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. [Mestrado em Ciências Musicais]

Villancicos in a Portuguese monastery: A study and partia] transcription of Coimbra M.Mss. 228, 238 and 240, Manuel Carlos da Costa Brito, 1977. [Tese policopiada]. 2 vol. (1 °: 85 pp.; 2°: 135 pp.) M.Mus. -Musicologia, King’s College, Universidade de Londres, Reino Unido.

Vozes da Terra: a folclorização em Manhouce (1938-2000), PESTANA, Maria do Rosário Pestana, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [ [Mestrado em Ciências Musicais, Etnomusicologia]

NOTA:

as teses não datadas estavam em curso em 1999 e não foi possível ainda completar a informação.

FONTES

Bibliografia de teses sobre música (I), Patrícia Lopes Bastos, Lisboa, Revista Portuguesa de Musicologia
9, 1999, pp. 63-136.

 

 

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