A Academia de Música de Costa Cabral (AMCC) foi fundada em setembro de 1995, pela D. Ana Maria Rodrigues Pereira Ferreira em colaboração com os seus filhos Francisco Pereira da Costa Ferreira e José Pereira da Costa Ferreira. Foi oficializada pelo Ministério da Educação em 2000, integrando a rede nacional de escolas do ensino artístico especializado da música.
O Conservatório de Música Terras de Santa Maria nasceu em abril de 1973 com a finalidade de promover actividades culturais e recreativas aos seus associados. O CMTSM é uma valência do Centro Cultural e Recreativo de Fornos (CCRF), associação sem fins lucrativos cuja finalidade é promover actividades culturais e recreativas para os seus associados.
O Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão abriu as suas portas na cidade de Viseu em 1985, na Casa do Miradouro. Em 1992 mudou-se para as suas actuais instalações no Solar dos Condes de Prime. O Conservatório conta com mais de 500 alunos.
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, Oeiras, promove o ensino das artes educando cada pessoa na sua dignidade plena, promovendo-se a si mesma e aos outros, através do ensino artístico, valorizando todas as dimensões da pessoa humana: espiritual, intelectual, emocional e física.
A ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela é uma escola privada que integra a rede de ensino nacional, na área do ensino profissional, goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sendo tutelada pelo Ministério da Educação tem como entidade proprietária a ArteMir – Associação de Ensino Profissional Artístico. Nascida do Projeto Nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação em 1990, e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela, a ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela veio encher de esperança todos aqueles que, com a música na alma, se viam obrigados a desistir de um sonho que, até então, era difícil de concretizar, ministrando cursos profissionais na área da música que conferem dupla certificação, sendo estes cursos nos níveis 2 e 4 do quadro nacional de qualificações com equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente. Bem no coração da Terra Quente Transmontana e da região de Trás os Montes e Alto Douro, o desenvolvimento de um projeto com esta envergadura, ou melhor, a concretização de um sonho de muitos jovens transmontanos, veio abrir as portas a todos os que se viam obrigados a deixar a sua terra para se dedicarem à Música. Única Escola Profissional de Música de toda a Região de Trás os Montes e Alto Douro, a ESPROARTE revestiu-se de um cariz extremamente ambicioso. Foi preciso juntar forças para transpor todas as barreiras que se colocavam a um projeto inovador como este, em terras Transmontanas e Alto Duriense. Passados mais de 25 anos de existência a ESPROARTE não pode deixar de se orgulhar dos frutos que já deu e dos resultados positivos alcançados, demonstrados por uma lado pelo elevado número de diplomados que hoje exercem a sua atividade profissional como instrumentistas, na docência ou noutras atividades direta ou indiretamente ligadas ao meio musical, cultural e artístico, e por outro pelo registo sempre presente dos 4 CD já gravados.
O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães teve em 2019 a sua sexta edição, com concertos de guitarra clássica no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Conservatório de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança. O FIGG é também sinónimo de classes de aperfeiçoamento – aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público. Entre os “professores”, refiram-se Aniello Desiderio e Dejan Ivanovich. O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães nasceu com o festival, em 2014, com as categorias júnior e seniores. O FIGG é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, com coprodução "A Oficina" e direção artística de Nuno Cachada. Conta com o apoio do Município de Guimarães, Programa Mostra de Espanha 2019 e Programa Europa Criativada União Europeia.
No DeCA estão sediadas as competências em Estudos de Arte e Música, que se organizam transversalmente. Oferece 3 cursos de licenciatura (Design, Música e NTC), 5 cursos de Mestrado (Música, Ensino de Música, Design, Criação Artística Contemporânea e Comunicação Multimédia) e 4 cursos de doutoramento (Música, Design, ICPD e Multimédia em Educação).