Teses de Música da ESMAE
BIBLIOGRAFIA DE TESES SOBRE MÚSICA
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
[ Artigo em desenvolvimento ]
A gravação vídeo como ferramenta de autorregulação na aprendizagem de clarinete, Maria Francisca Pinheiro Aidos Tomás, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
A inclusão de reportório alternativo através do modelo de audição-reprodução-assimilação, no ensino formal da guitarra, Luís Pedro Marques Poças, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 – 15 de julho de 1857), e os “estudos” das obras 299 e 500, João Paulo da Costa Moreira, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Adaptação de repertório tradicional açoriano para o ensino do clarinete, Valter Alberto Nicolau da Ponte, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
As transcrições de Liszt – proposta de análise e interpretação das obras “Gretchen am Spinnrade” e “Widmung”, Nuno Queirós Moreira Lopes, 2020. Consulte AQUI.
Callejon de la Luna (Taranta) de Vicente Amigo e a sua aplicação no ensino da guitarra, José Pedro Campos Costa Lima, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Estudo em torno dos possíveis benefícios da introdução da disciplina de fonética no currículo do curso básico de música, na vertente de canto lírico, Tânia Oliveira Esteves. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Estudo sobre a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de música, Sara Márcia Meireles Costa, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Francis Kleynjans: o contributo didático dos estudos para guitarra Estudines e Cinq Nouvelles Estudines, António Maria Mendes do Vale, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Harmonia e ritmopoiesis: potencial criativo no conceito de número sonoro, Tiago Alexandre Faro Cardoso Sá Cortez, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Humor e música: delineação de processos composicionais e a sua aplicação na composição, Eduardo Portela Serra, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Leitura à primeira vista na marimba: o reconhecimento de padrões musicais no caminho para a autonomia, Jonathan Andrés Esteves da Silva, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicional, João Luís Pinho Vilar, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Quem canta seus males espanta – o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente, Mariana da Costa Morais, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]
Reflexão e contributo para a estrutura curricular do curso profissional de instrumentista de jazz passados dez anos da sua homologação, Davide Humberto Martins Fournier, 2020. Consulte AQUI. [ ESMAE – DM – Ensino de Música]