Meloteca, serviço às artes desde 2003

QUEM SOMOS?

O nome “Meloteca” – só mais tarde viria a ser marca registada – nasceu em 2000 para designar uma diversidade de publicações de temática musical.

O sítio da Meloteca (www.meloteca.com) é uma plataforma digital enciclopédica dedicada à música, criada, lançada e gerida por António José Ferreira desde 02 de setembro de 2003. Contribui desde então para a preservação da memória musical portuguesa, faz divulgação dos músicos à escala global e promove a replicação de boas práticas musicais.

O Musorbis, em construção, com assessoria de uma agência especializada, é o sítio do património musical edificado, pintado e impresso. Está a ser construído sem financiamento público com cooperação dos municípios ao nível da informação sobre a música no contexto do turismo e do património local.

Loja

Na loja virtual professores e educadores podem adquirir as edições musicais Meloteca criadas para o desenvolvimento global de crianças do jardim de infância e 1º Ciclo. Músicos profissionais podem comprar planos de divulgação anual ou bienal e beneficiar de destaques personalizados na Meloteca e nas diversas redes sociais.

Formação

Entre 2007-2017, a Meloteca realizou formações de curta duração em que participaram 1550 professores e educadores, do Minho ao Algarve. Concluídas as fases mais prementes da renovação do sítio da Meloteca e do Musorbis, será possível dar novamente formação.