Brava é um espetáculo-percurso inserido no projeto “Guardo nas minhas mãos mais de mil anos de sabedoria” e une as Adufeiras do Paul com os criadores-interpretes da DEMO, Dispositivo Experimental Multidisciplinar Orgânico; “é um passeio performativo” na zona ribeirinha do Paul, “para resgatar a nossa relação com a natureza”. “Para além do cruzamento entre a arte e o património natural, que é importante e que define o projeto”, destaca também “a parte educativa, que levará à educação artística e ambiental. O espetáculo tem o apoio do Município da Covilhã.

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Etnomusicologia e Estudos em Música Popular é o Grupo de Investigação fundacional do INET-MD. Dedica-se a consolidar e expandir pesquisas sobre música e som a partir das perspectivas da Etnomusicologia e Estudos da Música Popular, com particular enfoque no Mundo Lusófono. Processos transculturais na música, política cultural, aqrquivo musical e património são algumas das principais questões de pesquisa. As práticas de responsabilidade social são centrais para toda a investigação desenvolvida por este Grupo.Coordenado por Salwa El-Shawan Castelo-Branco.

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Criação, Performance e Investigação Artística é um grupo de investigação do INET-MD coordenado por Jorge Salgado Correia. Resulta da fusão entre os grupos anteriores Criação, Teoria e Tecnologias da Música e de Estudos da Performance e Performance como Pesquisa Artística. Tem como objectivo consolidar e expandir o campo da pesquisa artística, criando oportunidades para combinar o conhecimento de artistas e de investigadores, com benefícios para ambos. Lidando com a criação artística, o Grupo promove um foco particular na relação entre aspectos reflexivos, práticas de remix e valorização estética.

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Educação e Música na Comunidade é um grupo de investigação do INET-MD que nesceu em 2015. Coordenado por Graça Boal Palheiros, dedica-se à investigação sobre o papel da educação e da música na vida das pessoas, bem como as práticas musicais em contextos formais, não formais e informais (por exemplo, escolas e comunidades). São explorados pelos membros deste Grupo novos conceitos de educação musical, bem como os desafios relativos ao ensino e à aprendizagem de músicas nas sociedades contemporâneas. O grupo Educação e Música na Comunidade inclui investigadores de dois polos do INET-MD – Porto e Aveiro – que trabalham em conjunto em vários projectos financiados. Os membros colaboram também com outros Grupos de Investigação do INET-MD, designadamente Etnomusicologia e Estudos de Música Popular e Estudos de Dança.

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Música em criação é uma rúbrica da Arte no Tempo promovida anualmente desde 2016 com o intuito de fomentar a apresentação e discussão em torno da música dos mais jovens compositores, através da selecção, apresentação em contexto de concerto das peças seleccionadas e discussão aberta ao público juntamente com os compositores das mesmas. Admite peças electroacústicas ou mistas (1 a 4 executantes), com electrónica sobre suporte fixo ou em tempo real (2 ou 4 canais), da autoria de jovens compositores que se encontrem a frequentar o ensino superior em Portugal, ou que aqui tenham concluído os seus estudos depois de Fevereiro de 2019, bem como de jovens portugueses que se encontrem a estudar no estrangeiro.

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Research ‘Hands on’ PIANO é um encontro dedicado à área instrumental do Piano organizado pelo DeCA da Universidade de Aveiro, cuja particularidade está no facto de fazer a simbiose entre dois tipos de encontros: a Convenção de cunho artístico à volta de um determinado instrumento e a Conferência de investigação Académica tradicional, mas circunscrita a esta área instrumental. Pretende-se provocar um confronto e uma partilha de um modo mais estreito entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar com benefícios óbvios para ambas as partes.

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Hands on Research, organizada pelo DeCA da Universidade de Aveiro, pretende contribuir para a divulgação da Investigação Artística, reforçando o reconhecimento das diferenças epistemológicas entre pesquisa científica e criação artística, conhecimento declarativo e processual, validação científica e apreciação estética. Esta abordagem foi desenvolvida nos três últimos encontros ‘Hands on Research’, com o objetivo de colmatar a lacuna entre a produção artística e investigação académica, criando oportunidades de confronto entre os conhecimentos dos artistas e dos investigadores, para benefício mútuo. O primeiro encontro teve lugar em abril de 2017 e foi dedicado à flauta; o segundo, em novembro de 2017, focado na guitarra; e em janeiro de 2018, o terceiro encontro concentrou-se no piano.

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Flute: Hands on Research é um encontro dedicado à área instrumental de Flauta, cuja particularidade está no facto de fazer a simbiose entre dois tipos de encontros: a Convenção de cunho artístico à volta de um determinado instrumento (como por ex: British Flute Society Convention 2016) e a Conferência de investigação Académica tradicional mas circunscrita a esta área instrumental. Assim, pretende-se provocar um confronto e uma partilha de um modo mais estreito entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar com benefícios óbvios para ambas as partes. O primeiro destes encontros teve lugar na Universidade de Aveiro nos dias 10-13 de Abril de 2017.

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O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, um dos mais prestigiados e consolidados festivais do género no país, foi fundado em 1992. Conta com um percurso de mais de 25 anos a marcar o calendário cultural da música clássica e dança. Ao longo dos anos, o festival foi crescendo, tornando-se um relevante evento cultural da região Centro e uma incontestável referência nacional.

Cistermúsica 2019

Cistermúsica 2019

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Grupo de Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) é uma plataforma de investigação que associa investigadores seniores e juniores, de múltiplas nacionalidades. Promove abordagens integradas e interdisciplinares a práticas, culturas e comportamentos musicais numa aceção social, discutindo as tecnologias, os discursos, os sistemas de comunicação e os mecanismos de poder que as informam, incorporando esta inquirição nos quadros do pensamento contemporâneo internacional no âmbito das ciências sociais. A música é estudada não só como objeto mas também como fonte produtora de conhecimento. A produção do grupo não se restringe a um período histórico determinado ou a um espaço geográfico, a uma área temática ou ao uso de um conjunto circunscrito de métodos. As suas atividades definem-se pelo exercício do pensamento crítico, pelo uso de métodos e estratégicas de investigação avançadas e interdisciplinares no âmbito das ciências sociais, por uma diversidade de objetos de estudo, pelo cruzamento informado de abordagens e pontos de vista e pode ser globalmente caracterizado por uma orientação dialógica e dialética.

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