Lenga – sítio da música para o desenvolvimento global da criança que migrou da Meloteca para se tornar em 2022 uma plataforma autónoma.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

FITU Bracara Avgvsta – Festival Internacional de Tunas Universitárias é um festival organizado pela Tuna Universitária do Minho que nasceu em Braga em 1991. Pelo trigésimo ano consecutivo, a TUM apresenta este evento de promoção da cultura académica, minhota e portuguesa que conta com a apresentação de algumas das melhores tunas nacionais e internacionais no palco do Theatro Circo.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Sons pela Cidade é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Orquestra Metropolitana que anima as tardes de fevereiro e março. O programa de concertos de entrada livre com músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), que se estende ao longo de boa parte do ano – com excepção de uma pausa nos meses da canícula – é reforçado em fevereiro e março com a iniciativa Sons pela Cidade.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

1º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal foi um evento apresentado como inédito, a nível mundial, realizado no Seixal em janeiro de 2020. Neste festival, guitarristas oriundos de 28 países tiveram a oportunidade de mostrar as suas composições para guitarra solo de 6 cordas, em estilo musical livre. O júri foi composto por Dušan Bogdanović, Marco Pereira, António Victorino d’Almeida, Artur Caldeira, Eduardo Fernández e Eduardo Isaac. O evento chamou a atenção por integrar diversas vertentes da música como a artística, informativa e a pedagógica.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Andreia Pinto Correia é uma compositora nascida em Lisboa. Foi distinguida pela John Simon Guggenheim Fellowship, entre outros, e recebeu encomendas do Washington Performing Arts / Kennedy Center, ACO at Carnegie Hall, League of American Orchestras, Fromm Foundation / Harvard University, Andrew W. Mellon Foundation, Gulbenkian e Fundação CGD.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela é uma escola privada que integra a rede de ensino nacional, na área do ensino profissional, goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sendo tutelada pelo Ministério da Educação tem como entidade proprietária a ArteMir – Associação de Ensino Profissional Artístico. Nascida do Projeto Nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação em 1990, e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela, a ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela veio encher de esperança todos aqueles que, com a música na alma, se viam obrigados a desistir de um sonho que, até então, era difícil de concretizar, ministrando cursos profissionais na área da música que conferem dupla certificação, sendo estes cursos nos níveis 2 e 4 do quadro nacional de qualificações com equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente. Bem no coração da Terra Quente Transmontana e da região de Trás os Montes e Alto Douro, o desenvolvimento de um projeto com esta envergadura, ou melhor, a concretização de um sonho de muitos jovens transmontanos, veio abrir as portas a todos os que se viam obrigados a deixar a sua terra para se dedicarem à Música. Única Escola Profissional de Música de toda a Região de Trás os Montes e Alto Douro, a ESPROARTE revestiu-se de um cariz extremamente ambicioso. Foi preciso juntar forças para transpor todas as barreiras que se colocavam a um projeto inovador como este, em terras Transmontanas e Alto Duriense. Passados mais de 25 anos de existência a ESPROARTE não pode deixar de se orgulhar dos frutos que já deu e dos resultados positivos alcançados, demonstrados por uma lado pelo elevado número de diplomados que hoje exercem a sua atividade profissional como instrumentistas, na docência ou noutras atividades direta ou indiretamente ligadas ao meio musical, cultural e artístico, e por outro pelo registo sempre presente dos 4 CD já gravados.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

O Centro de Cultura Musical é um Conservatório Regional de Música que serve toda a região do médio Ave, em particular os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, onde tem instalações. Com uma população escolar que ultrapassa o meio milhar, o CCM tem sede no Colégio das Caldinhas desde a sua fundação em 1979, sendo actualmente o único Conservatório de Música privado no Norte do país que goza de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino. Ao longo dos anos tem concretizado projectos de actividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos, em acção conjunta com a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A Orquestra Sinfónica APROARTE surgiu em 1999, como consequência natural da criação desta Associação Nacional, que pretende promover e dignificar e ensino da música, artístico e profissional, valorizando a comunicação e troca de experiências, nomeadamente no sentido da formação e consolidação do corpo técnico, docente e discente.

Orquestra Sinfónica APROARTE

Orquestra Sinfónica APROARTE

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

O Conservatório de Música Terras de Santa Maria nasceu em abril de 1973 com a finalidade de promover actividades culturais e recreativas aos seus associados. O CMTSM é uma valência do Centro Cultural e Recreativo de Fornos (CCRF), associação sem fins lucrativos cuja finalidade é promover actividades culturais e recreativas para os seus associados.

Conservatório de Música Terras de Santa Maria

Conservatório de Música Terras de Santa Maria

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A Escola de Música Óscar da Silva é uma cooperativa de ensino vocacional de música e pertence ao ramo do sector privado e cooperativo. Esta escola foi criada em 8 de outubro de 1986 de forma a possibilitar a viabilização e continuação da Academia de Música de Matosinhos, fundada pela Câmara Municipal de Matosinhos em deliberação camarária de 29 de Agosto de 1969.

Escola de Música Óscar da Silva

Escola de Música Óscar da Silva

Partilhe
Share on Facebook
Facebook