Maestro Silva Dionisio (1912-2000) e o contexto das bandas de música em Portugal é uma obra de Bruno Madureira com prefácio de Alberto Roque, da Coleção músicos ocultos, Edições Colibri. A monografia consiste numa redacção crítica do percurso, obra e pensamento de Manuel da Silva Dionísio, com especial enfoque na sua actividade de maestro, pedagogo, transcritor e promotor. Apresenta igualmente um inventário da sua obra musical (original, arranjos e transcrições), literária e pedagógica. A compreensão das múltiplas vertentes da vida profissional de Silva Dionísio faculta-nos uma visão mais fidedigna e abrangente da realidade das bandas na segunda metade do século XX. Ele é, em particular, uma figura chave para a compreensão do processo de reflorescimento das bandas civis ocorrido após a Revolução Democrática. Espera-se, com a publicação desta obra, trazer a público e despertar o interesse por esta personagem nuclear no contexto da história recente das bandas de música em Portugal.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Concurso Internacional de Santa Cecília é um concurso que se realiza anualmente na cidade do Porto, cidade três vezes eleita “Destino Europeu do Ano”. É organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro. Reúne, anualmente, perto de 100 músicos entre os 5 e os 32 anos, vindos de todo o mundo. Os jovens participantes são organizados em duas categorias: – SCIC Juniores, com pianistas até aos 18 anos – SCIC Principal, até aos 32 anos. Depois de uma semana de eliminatórias, é selecionado o melhor jovem pianista do mundo. A competição oferece em prémios monetários e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas, a nível nacional e internacional. O objetivo é precisamente proporcionar uma “rampa” de lançamento de jovens talento além-fronteiras.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Estudos Históricos e Culturais em Música é um grupo de investigação do INET-md, criado em 2005, coordenado por Rui Vieira Nery. Assenta numa abordagem multidisciplinar, combinando a Musicologia Histórica os contributos da História Cultural, da Etnomusicologia e da Sociologia da Música. Entre 2015 e 2017, algumas actividades do grupo foram organizadas em estreita articulação com duas vertentes temáticas “Música e Media” e “Abordagens Históricas da Performance Musical”. Mais recentemente, o Grupo expandiu o seu âmbito de investigação para o estatuto social e profissional dos músicos em Portugal desde o Antigo Régime até ao final do século XX.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Galandum Galundaina é um grupo de música tradicional mirandesa crido em 1996. É formado por Paulo Meirinhos, Alexandre Meirinhos, João Pratas e Paulo Preto. Tem por objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda (mirandês). O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreou-se em 10 de junho de 1992. Desde então, os seus músicos asseguram uma intensa actividade na qual a qualidade e a versatilidade têm presença constante. Tem gravados onze CD – um dos quais disco de platina – para diferentes editoras, incluindo a EMI Classics, a Naxos e a RCA Classics.

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) inaugurou a atividade artística em 2013, tendo Cesário Costa como Maestro Titular e Diretor Artístico. Sucedeu à Orquestra do Algarve, fundada em 2002. Tem-se apresentado um pouco por toda a sua área de abrangência, em palcos do Algarve, Alentejo e Andaluzia (Espanha).

Orquestra Clássica do Sul

Orquestra Clássica do Sul

 

 

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

O Serviço Nacional de Música Sacra é um organismo dependente do Secretariado Nacional de Liturgia da Igreja Católica que tem como presidente o Pe. António Cartageno, da diocese de Beja, sendo secretário o Pe. Paulo Cruz (da diocese de Aveiro) e vice-presidente P.e Pedro Miranda (da diocese de Coimbra). O plenário inclui ainda o responsável da Música Sacra em cada diocese e um possível delegado diocesano proposto pelo bispo, quatro delegados da CNIR, quatro delegadas da FNIRF, quatro delegadas da FNIS.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

A Canto Firme – Associação de Cultura provém de um Coro que nasceu em 1980, no seio de uma Sociedade Filarmónica centenária em Tomar. Por razões logísticas e artísticas, em 19 de fevereiro de 1982 e por Escritura Pública, nasceu a Associação Canto Firme que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural da Região e do País.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

O Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (edição XIV em 2019) é uma competição realizada na Póvoa de Varzim e promovida pela Associação Pro-Música e a Escola de Música da Póvoa de Varzim. Destina-se a todos os estudantes de piano residentes em Portugal ou no estrangeiro que preencham os requisitos de idade, programa e/ou habilitações de acordo com o regulamentado.

Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Partilhe
Share on Facebook
Facebook

Instalado em 4730 m2, com 1408 lugares, o Auditório do Europarque foi desenhado com particularidades específicas para o colhimento de espetáculos ao vivo como óperas, espetáculos de dança e teatro, projeções e reuniões corporativas.

Europarque

Europarque

Partilhe
Share on Facebook
Facebook