Vivarium Festival é um festival que se realiza no Porto e que reflete sobre o impacto da tecnologia nas artes e na sociedade. O tema da segunda edição, em 2019, foi “Natural Intelligence, What AI still can’t do?” em referência ao livro de 1972 de Hubert L. Dreyfus, “What Computers Still Can’t Do, A Critique Of Artificial Reason”. “Inteligência Natural, o que as Inteligências Artificiais (IA) ainda não podem fazer?”, a segunda edição do Vivarium Festival pretende questionar as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial. Em 2019 o Vivarium ambicionou estimular o debate sobre as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial, apresentando exposições, performances, concertos, workshops e palestras em vários espaços da cidade do Porto: Maus Hábitos, Ateneu Comercial, Cinema Passos Manuel e Reitoria da Universidade do Porto, com a conferência de filosofia “Criar Conceitos-Seguir Regras”. Em 2020 volta ao Porto.

Teatro das Figuras é o teatro de Faro que completa, em 2020, 15 anos de existência. O seu surgimento veio alterar o panorama artístico local e regional. Com a abertura do Teatro das Figuras, o Algarve ganhou um palco de excelência para as artes performativas. Um palco capaz de dar resposta as maiores exigências técnicas que os espetáculos requerem.

LAB é o título de CD de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado, baixo, com Tomás Marques, saxofone, e Diogo Alexandre, bateria, capa do disco de Miguel Viana e foto de Manuel Luís Cochofel.

Sons do Mira é um projecto de música tradicional alentejana que, em formato de arruada ou concerto, recria momentos de convívio típicos das planícies alentejanas. Num passado não muito distante, no dia a dia das famílias alentejanas, a música acompanha as actividades diárias no campo e os serões em família. Estes os momento de partilha de histórias e tradições, nos quais os mais novos recebiam os sábios ensinamentos dos seus pais e avós. A música tradicional alentejana, sob a forma de modas, contem em si estas histórias e estas lições. De pais para filhos, chegam até aos dias de hoje as tradições de um povo, de uma terra e de vidas inteiras. Esta é uma viagem musical pelas planícies alentejanas, onde o visitante pode ser espectador ou interprete. Poderá cantar, tocar, dançar, apreciando a simplicidade da música tradicional alentejana. (10/03/2020)

A ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela é uma escola privada que integra a rede de ensino nacional, na área do ensino profissional, goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sendo tutelada pelo Ministério da Educação tem como entidade proprietária a ArteMir – Associação de Ensino Profissional Artístico. Nascida do Projeto Nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação em 1990, e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela, a ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela veio encher de esperança todos aqueles que, com a música na alma, se viam obrigados a desistir de um sonho que, até então, era difícil de concretizar, ministrando cursos profissionais na área da música que conferem dupla certificação, sendo estes cursos nos níveis 2 e 4 do quadro nacional de qualificações com equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente. Bem no coração da Terra Quente Transmontana e da região de Trás os Montes e Alto Douro, o desenvolvimento de um projeto com esta envergadura, ou melhor, a concretização de um sonho de muitos jovens transmontanos, veio abrir as portas a todos os que se viam obrigados a deixar a sua terra para se dedicarem à Música. Única Escola Profissional de Música de toda a Região de Trás os Montes e Alto Douro, a ESPROARTE revestiu-se de um cariz extremamente ambicioso. Foi preciso juntar forças para transpor todas as barreiras que se colocavam a um projeto inovador como este, em terras Transmontanas e Alto Duriense. Passados mais de 25 anos de existência a ESPROARTE não pode deixar de se orgulhar dos frutos que já deu e dos resultados positivos alcançados, demonstrados por uma lado pelo elevado número de diplomados que hoje exercem a sua atividade profissional como instrumentistas, na docência ou noutras atividades direta ou indiretamente ligadas ao meio musical, cultural e artístico, e por outro pelo registo sempre presente dos 4 CD já gravados.

O Centro de Cultura Musical é um Conservatório Regional de Música que serve toda a região do médio Ave, em particular os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, onde tem instalações. Com uma população escolar que ultrapassa o meio milhar, o CCM tem sede no Colégio das Caldinhas desde a sua fundação em 1979, sendo actualmente o único Conservatório de Música privado no Norte do país que goza de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino. Ao longo dos anos tem concretizado projectos de actividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos, em acção conjunta com a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave

A Orquestra Sinfónica APROARTE surgiu em 1999, como consequência natural da criação desta Associação Nacional, que pretende promover e dignificar e ensino da música, artístico e profissional, valorizando a comunicação e troca de experiências, nomeadamente no sentido da formação e consolidação do corpo técnico, docente e discente.

Orquestra Sinfónica APROARTE

Orquestra Sinfónica APROARTE

O Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança, que leciona desde 2004, permitiu aos alunos da Cidade frequentar o ensino oficial de música através do regime supletivo e articulado com uma escola de ensino regular. Em 2012 ampliou a sua oferta com a valência de dança num edifício novo.

Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança

Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança

O Conservatório Superior de Música de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inscrita no âmbito dos seus estatutos e pertencente ao plano de atividades com os objetivos de: dar continuidade a nova dimensão e estatuto à formação de nível superior no quadro do modelo consagrado no D.L 18881/30.

Conservatório Regional de Gaia

Conservatório Regional de Gaia

O Teatro das Figuras é uma sala de espectáculos e sede da superestrutura Teatro Municipal de Faro, inaugurado em 1 de julho de 2005. Localiza-se na Horta das Figuras, na Estrada Nacional 125. Foi construído, pelo arquitecto Gonçalo Byrne, no âmbito da iniciativa Faro Capital Nacional de Cultura 2005.

Teatro das Figuras

Teatro das Figuras