• Morada

    Indisponível neste momento

  • Telemóvel

    (00 351) 915 314 450

  • E-mail

    sofiaflauta@gmail.com

Sofia Silva

Flauta transversal

Sofia Silva é licenciada em Flauta Transversal pela Escola Superior de Música de Lisboa e Master Musician pela Guildhall School of Music and Drama, Londres.

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Sociedade Filarmónica Maceirense.

Estudou com João Pedro Fonseca na Escola de Música do Orfeão de Leiria, instituição onde foi várias vezes vencedora do Concurso “Os Melhores Alunos da EMOL” nas categorias de Música de Câmara e de Solista, efectuando inúmeros concertos, nomeadamente no “Festival de Música em Leiria”.

Em Portugal estudou ainda com Vasco Gouveia e em Londres foi orientada por Averil Williams, Sarah Newbold e Ian Clarke.

Estreou o quarteto O Pássaro que Salvou o Mundo para flauta, violino, viola e violoncelo de António Vitorino d’Almeida no concerto de abertura do Festival “Mus&Caldas 2005” (obra que lhe foi dedicada como prémio do “1º Concurso de Jovens Intérpretes”).

Foi membro fundador do Lusitanus Ensemble e do Trio Ártemis (duas flautas e piano) com quem se apresentou em concerto em Portugal e Espanha.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa interpretando o Concerto para Flauta e Orquestra op. 39 de Lowell Liebermann em Maio de 2006 sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo.

Colaborou como freelancer com orquestras como: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Lisbon Film Orchestra, Orquestra A2M e Orquestra Didática da Foco Musical.

Em Londres teve ainda a hipótese de colaborar, através de protocolos da Guildhall School, com a London Symphony Orchestra, Philarmonia Orchestra e BBC Radio3.

Trabalha e apresenta-se regularmente em recital com o Duo Somniatis, com a pianista Margarida Prates. O Duo conta com apresentações em Portugal, Espanha e França. O reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo duo traduziu-se na obtenção do 3º Lugar do Torneo Internationale di Musica, na categoria de Música de Câmara, em Julho de 2016 na cidade de Turim, Itália.

Com esta formação destaca-se ainda a transmissão de vários recitais na RDP | Antena 2.

Lecciona Flauta Transversal na Academia de Música de Alcobaça desde 2002, onde desempenhou funções de Direcção Pedagógica entre 2009 e 2012.

[ Inserida a 29 de janeiro de 2019 ]