Colette Maze, pianista
Colette Maze publica 5º álbum aos 106 anos

Colette Maze é uma pianista francesa de música clássica. Um dos seus compositores preferidos é Cluade Debussy. Aos 106 anos, a pianista publica novo álbum, o quinto da sua carreira. A paixão pela música acompanha-a desde a infância. É uma mulher de baixa estatura. Nasceu em Paris, em 1914, numa família burguesa que lhe deu uma educação severa.

“O piano dava-me um pouco de ternura e de evasão. O que eu não encontrava na minha família, encontrava no piano” – recorda. Toca ainda quatro horas por dia. O instrumento é para ela sinónimo de conforto e refúgio. Vive sozinha no seu apartamento em Paris.

Em adolescente, Colette entrou na École Normale de Musique de Paris. Foi discípula de Alfred Cortot e Nadia Boulanger. O seu último CD é dedicado a Satie e Debussy. Colette é mãe do realizador Fabrice Maze. Com a sua idade, é algo completamente inesperado, reconhece o seu filho. A sua mensagem é:

“Ama a vida, e ela te amará”

A pianista parisiense foi professora de piano toda a vida. Aos 100 anos tocava para manter a memória. Tem mil vidas e já foi hoquista, bailarina, enfermeira. O seu segredo de longevidade é “4 horas de piano por dia, três ovos frescos e um copo de vinho.”

Fonte: France Info

Colette aos 106 anos

Colette Maze, pianista

Colette Maze, pianista francesa

Partilhe
Share on Facebook
Facebook
0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *