Sara Carvalho compositora

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sara Carvalho

Composição

Sara Carvalho (n. 1970) estudou composição na Universidade de Aveiro com João Pedro Oliveira (1990-95). Tem um Mestrado em Música (MA) da Universidade de York, Inglaterra (1996).

Entre 1996 e 1999, como bolseira da PRAXIS XXI / JNICT (actual FCT), realizou um Doutoramento em composição (DPhil) na Universidade de York, com Nicola LeFanu.

Estudou e participou em diversos cursos com Emmanuel Nunes, Betsy Jolas, Kurt Schwertsik, Brian Ferneyhough, Michael Finissy, Jonathan Harvey e Roger March.

As suas obras têm sido regularmente tocadas em Portugal e no estrangeiro. De entre as suas obras destaca-se “Chimaera”, encomenda da University of York Chamber Orchestra e dirigida por Jacek Kaspszyk, “É-se” estreada em Londres pelo grupo Lontano, “sounding silences” escrita a pedido do Centro Cultural de Belém, “Solos III” (flauta solo) encomenda do IPAE e gravada pelo flautista Jorge Salgado no CD da Numérica “nova música para flauta, compositores portugueses”, “Escadas com Estórias” encomenda conjunta da “Porto 2001” e do Centro Cultural de Belém, “nothing can both be and not be” finalista e estreada no concurso “2002 Alea III” (Boston, EUA), “surya namaskara” encomenda do IA e estreada pelo grupo Black Hair, “a distant mirror”, escrita a pedido do pianista Marcel Worm e com estreia em Colónia no “forum neuer musik 2004”, “Squashed Fairies” encomenda do IA e estreada pela OrquestrUtópica e “Ta Prohm” encomenda e estreia pelo GMCL.

Em 2006 a ópera curta “Natércia” teve estreia no Jardim de Inverno do Teatro S. Luís e “motion machines” foi estreada na Radio Bratislava. A obra “the moon lost her name” foi estreada em Inglaterra e gravada pela violinista Mieko Kanno.

“Solos I”, para violino solo, em 2003 foi editada pelo CCO (Círculo Católico d´Operários) e pela editora Quantitas, e em 2004 a obra Blows Hot & Cold, para quarteto de cordas, foi gravada no CD “Nova Música de Câmara Portuguesa”, editado pela Numérica.

Foi fundadora e é co-directora artística do Momentum Ensemble e é co-directora artística do “Ciclo de Concertos e Conferências Momentum”.

Presentemente é Directora da Licenciatura em Ensino de Música e Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde ensina Composição, Análise e Orquestração. Colabora regularmente com a Casa da Música.