• Morada

    Rua Fernando Pessoa, nº 8, 1 Esq.
    2860-464 MOITA
    Setúbal

  • Telefone

    (00 351) 914 020 009

  • E-mail

    pedromralmeida91@gmail.com

Pedro Almeida

Direção

Pedro Rodrigues de Almeida destaca-se actualmente pelo seu trabalho desenvolvido no âmbito da direcção de bandas filarmónicas, onde procura explorar o potencial máximo de cada agrupamento, de uma forma dinâmica e renovada, desbravando caminho e quebrando barreiras ainda existentes nos dias de hoje em relação às bandas filarmónicas.

Iniciou os estudos musicais em Clarinete na Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo, aos 11 anos, com João Rocha. Ingressou mais tarde na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde estudou clarinete com Rui Martins. Enquanto estudante de Clarinete trabalhou com professores como Luís Gomes, Nuno Silva, Massimo Mazzone, Rui Travassos, Giorgio Feroleto e Etienne Lamaison.

É licenciado em Música, na variante de Clarinete, pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Na Direcção de Orquestra de Sopros, tem frequentado diversos cursos de Direcção de Orquestra com maestros como: Rafael Albors, Pedro Neves, Paulo Martins, entre outros. Em Maio de 2014 foi um dos alunos seleccionados para participar no Conducting Weekend – masterclass de Direcção de Orquestra ministrado pela Royal Northern College of Music (Manchester, Inglaterra), onde trabalhou com os maestros Mark Heron, Nicolas Pasquet, Marco Bellasi e Gergeley Madaras. Participou na I e II Masterclass de Banda Sinfónica, organizada pela Banda Sinfónica do Exército em 2017 e 2018, respectivamente. Participou também na masterclass orientada pelo maestro Shanon Kitelinger e a Banda Sinfónica de Aveiro, e nas masterclasses organizadas pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete com o maestro Mitchell Fennell. Participou, em Novembro de 2017, no curso de Direcção de Orquestra de Sopros e Brass Band, ministrado pelo Royal Northern College of Music, onde trabalhou com os Maestros Clark Rundell e Morten Wensberg.

No seu percurso conta ainda como membro fundador do InTempo – Quarteto de Clarinetes, quarteto este que mantém em actividade regular desde 2012, e foi membro fundador da Orquestra de Clarinetes Marcos Romão dos Reis Júnior.

É professor convidado de várias entidades oficiais para a realização de sessões de sensibilização para a música destinadas a pais e crianças, tendo colaborado já com diversos municípios e escolas.

Actualmente é docente no CRAM – Conservatório Regional de Artes do Montijo, onde desempenha funções de Professor Pré-Iniciação Musical e Formação Musical. Colabora como maestro no projecto Orquestra Escolar de Sintra.

É finalista do Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros leccionado pelo DeCA – Departamento de Comunicação e Arte, na Universidade de Aveiro, onde estuda com André Granjo. A sua dissertação de Mestrado intitula-se António Fortunato de Sousa (1914-1989): contributo para a literatura de Orquestra de Sopros em Portugal.

Integrou a Classe de Direcção de Orquestra do Maestro Jean Sébastiaen Béreau. É membro da WASBE – World Association for Symphonic Bands & Ensembles. É maestro da Banda Recreativa de Bucelas (Loures) desde Outubro de 2015. Dirige a Banda Filarmónica da S.F.U.A. – Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo (Palmela) desde Maio de 2018.

16 de novembro de 2018