Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Gomes

Clarinete

Luís Gomes iniciou os estudos no Conservatório Nacional, sendo diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatório Superior de Roterdão.

Enquanto estudante, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Trabalhou com alguns dos mais conceituados clarinetistas mundiais, como Guy Deplus, Michel Arrignon, Philipe Cuper, Walter Boykens, David Campbel, Josef Horák e Henri Bok.

Conquistou os primeiros prémios do Concurso da Juventude Musical Portuguesa (nas categorias de Solista e de Música de Câmara), do Prémio Jovens Músicos (Música de Câmara) e do Concurso “Cultura e Desenvolvimento”, os segundos prémios do concurso televisivo “Ouvir e Falar” e do Concurso “Cultura e Desenvolvimento” (Música de Câmara), e o 3º prémio na categoria de Solista do Concurso Nacional de Clarinete de Setúbal, para além do prémio para a melhor interpretação da obra portuguesa.

Foi membro do Júri dos Concursos Nacionais da Juventude Musical Portuguesa, além de solista da Orquestra Mundial das Juventudes Musicais, da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, da CEE – Corfú (Grécia), da Nova Filarmonia Portuguesa, da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra Portuguesa da Juventude. Colabora actualmente nas orquestras da Fundação Calouste Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa e Metropolitana de Lisboa, e integra o “Grupo de Música Contemporânea de Lisboa”.

Luís Miguel Oliveira Gomes é membro fundador do “Trio de Clarinetes de Lisboa” (actual “Quarteto de Clarinetes de Lisboa”) e do “Grupo de Música de Câmara dos Solistas da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo”. É também director da “Cultivarte – Associação Cultural”.

Lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior e no Instituto Piaget.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook