João Ramos clarinete

Bio+

PESQUISA POR CATEGORIAS

João Ramos

Clarinete

João Ramos iniciou o seu percurso na Banda Nova de Barroselas.

Estudou na Academia de Música e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo com Mário Bezerra e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) com António Saiote e Nuno Pinto.

Realizou classes de aperfeiçoamento com com Michel Arrignon, Phillipe Cuper, José Luiz Estelles, Larry Combs, Phillipe Berrod, Alan Damiens, Stephane Hascoët, Eddy Vanoosthuyse.

Foi laureado com 2º Prémio no concurso Prémio Jovens Músicos 2009 (categoria Solista – Nível Superior).

Colaborou como músico convidado em diversos agrupamentos dos quais se destacam, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Gulbenkien – Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra de Câmara do Minho, FAM Ensemble, Camerata Novarte, Orquestra ConSpirito, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra EuroAtlântica, Quarteto Vintage.

É dedicatário da obra Duo2 para clarinete e piano da compositora Teresa Ferreira Gentil, tendo feito gravação da mesma para a revista AGUASFURTADAS (revista dedicada à literatura, música e artes visuais).

Gravou para a RTP, RDP – Antena 2. Apresentou-se a solo e em música de câmara no Harmos Festival, Festival Internacional de Música de Guimarães, ClarinetFest-2009 (Congresso Mundial de Clarinete), Ciclo de Música de Câmara “Contos com música… Música com Contos”, Festival Jovens Músicos – Antena2.

É membro da Banda Sinfónica Portuguesa, e membro fundador do Serenade Ensemble e B&W6tet (sexteto clarinetes).

Foi professor assistente na ESMAE – classe de clarinete do professor Nuno Pinto entre 2014 e 2018 e desenvolve a sua atividade pedagógica na ARTEAM (Escola Profissional Artística do Alto Minho) e Academia de Música Costa Cabral.

É, desde 2016, membro da direção da Associação Portuguesa do Clarinete.

João Ramos é Artista D’addario. Toca com palhetas Reserve Classic e Boquilha D’addario X25E.

25 de outubro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook