Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jaime Varela

Tenor

Natural de Reguengos de Monsaraz, cedo Jaime Varela revelou grande interesse pelos estudos musicais.

Mais tarde optou pela via profissional e entrou na Escola Profissional de Música de Évora, onde terminou o curso de Contrabaixo e Orquestra. Em simultâneo estudava Canto, que se tornou a sua primeira opção e terminou a licenciatura nessa mesma área na Universidade de Évora sob a orientação de Liliana Bizinech.

Prosseguiu os estudos com os reconhecidos professores Helmut Lips e Enza Ferrari. Em Portugal é acompanhado por Ana Luísa Silva e Paulo Ferreira.

Fez formação em Teatro com o actor João Rosa, na Casa do Artista, em Lisboa.

Fez o Curso de Direção Coral com Gonçalo Lourenço e Herno Park e diversos Workshops de Direção Coral com Paulo Lourenço e José Brito.

Durante largos anos fez parte do Coro Polifónico Eborae Musica sob a direção do maestro Pedro Teixeira.

Integrou o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa com o maestro Luís Almeida

Foi coralista no Coro Juvenil do Teatro Nacional de São Carlos com o maestro Nuno Lopes.

Fez parte do grupo Vivace Chorum.

Jaime Varela participou em varias óperas: Rigoletto de Verdi, no Coliseu do Porto, com a Orquestra do Norte sob a direção de José Ferreira Lobo, Os Palhaços de Leoncavallo sob a direção de Armando Vidal com a Companhia de Ópera do Castelo, no musical A Severa também sob a direção de Armando Vidal e Sofia de Castro no Teatro Ibérico e ainda Carmina Burana de Carl Orff, sob a direção de Paul Mcreesh na Fundação Calouste Gulbenkian.

Participou no Messias de Handel na Igreja de S. Roque, com a Orquestra de Música Antiga da ESML, sob a direção de Pedro Castro.

Participou na qualidade de tenor na Gala de Ópera da Serra da Estrela com a soprano Ana Serro e maestro Luís Serra.
Participou no Ciclo de Música de Mafra durante vários anos com as sopranos Ana Ester Neves e Angela Silva sob a direção do maestro João Massano com a Orquestra Juvenil de Santo Isidoro.

Participou no evento Ópera na Rua em Vila Franca de Xira com a soprano Sofia Rodrigues e a Banda do Ateneu Vilafranquense sob a direção de Carlos Gonçalves.

Tem colaborado com várias Orquestras e Bandas Filarmónicas na qualidade de Tenor Solista.

Também na qualidade de tenor solista tem participado no evento anual Salão do Livro de Portugal, realizado pela Editora brasileira Zenith.

Foi docente no projecto Teatro Umano e Teatro de Identidades, onde lecionou Voz para Teatro e integrou o elenco no grupo Cais 14 e Teatro de Identidades como actor-cantor.

Integra o projecto Orquestra Escolar de Sintra, onde leciona Contrabaixo e Formação Musical.

Jaime Varela exerce funções de orientador vocal no Coro Municipal de Benavente.

Leciona Iniciação Musical, Canto e Piano em Salvaterra de Magos.

É orientador vocal do grupo Arautos do Evangelho em Palmela.

05 de setembro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook