Filipe Veríssimo ao órgão da Lapa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Filipe Veríssimo

Órgão

Filipe Veríssimo nasceu no Porto em 1975. Desde muito cedo manifestou um interesse particular pela Música Sacra, tendo frequentado e concluído o Curso de Música Sacra da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da Diocese do Porto e os Cursos de Organista e Director de Coro dos Cursos Nacionais de Música Litúrgica realizados em Fátima.

Depois de concluída a licenciatura em Música Sacra na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Filipe Veríssimo prosseguiu os estudos de Órgão em Paris, tendo trabalhado com organistas como Olivier Latry e Eric Lebrun.

Em 1995, obteve o primeiro prémio no Concurso Nacional de Órgão.

Professor de Órgão no III Curso Nacional de Música Litúrgica – Fátima, Filipe Veríssimo é organista titular do Grande Órgão de Tubos (Georg Jann) da Igreja da Lapa (Porto). Em 2002, foi nomeado Mestre Capela da Igreja da Lapa, desenvolvendo, desde então, um intenso trabalho em diversas áreas. Como pedagogo, está ligado à dinamização da Escola de Música da Igreja da Lapa e dos Pequenos Cantores da Igreja da Lapa. Como director de coro e orquestra, está ligado ao Coro Polifónico da Lapa e Orquestra “Sine Nomine” com os quais tem apresentado importantes obras do repertório coral sinfónico.

Como organista titular do Grande Órgão de Tubos da Igreja da Lapa, tem provocado a divulgação internacional desse instrumento, quer através da realização de concertos, quer através de colaborações com algumas escolas de música portuguesas e europeias.

Participou ainda, com intervenções de ordem científica, nas Jornadas de Música e Filosofia organizadas pela Universidade de Valladollid (1999) e no Congresso Internacional “O Órgão e a Liturgia, hoje” realizado em Fátima, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2003.

Em 2003 fundou o “PortoGalante Ensemble” – agrupamento vocal e instrumental que se dedica à interpretação da música barroca com instrumentos da época.

Músicos naturais do Porto

Partilhe
Share on Facebook
Facebook