Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense

Coro

Em 1 de Maio de 1891 é fundado em Vila Franca de Xira, a Associação “Fanfarra 1º de Maio de 1891”. Em 1906 muda o seu nome para “Grémio Popular – Fanfarra 1º de Maio de 1891”. A Fanfarra dá lugar a uma Banda de Música e, em 1916, a Associação passa a designar-se “Grémio Artístico Vilafranquense”.

Em 1939, por determinação do Decreto-Lei 29232 de 8 de Dezembro, Art.º 11, o Grémio passa a designar-se Ateneu Artístico Vilafranquense.

Desenvolve várias actividades culturais e recreativas – a Colectividade foi já distinguida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com as Medalhas de Mérito – Prata e Ouro e pela Federação Portuguesa das Colectividades da Cultura e Recreio com as Medalhas de Ouro “Instrução e Arte” e “Mérito Associativo”. Em 1958 é formado o orfeão do Ateneu Artístico Vilafranquense, agrupamento misto que efectua várias gravações para a Emissora Nacional.

Em !973, por razões financeiras e também por falta de instalações para efectuar os ensaios, o orfeão cessa a sua actividade. Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e havendo condições para retomar a actividade coral, forma-se em 7 de Abril de 1987, o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense que é dirigido pelo Maestro Edgar Saramago desde Maio de 1989.

Desde a sua formação, o Coro participou em inúmeros concertos, dos quais destacamos: concertos comemorativos do aniversário do Ateneu Artístico Vilafranquense; concertos integrados nas Temporadas de Música e Dança (organizadas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira); Encontros de Coros realizados dentro e fora do Concelho; Concerto com o Coral Holandês “Vriendenkring”; concerto realizado no Forum Musical Luísa Todi em Setúbal; concertos integrados no IX Festival de Coros de Faro e XXIII Festival de Coros do Algarve e concertos integrados no Projecto Cultural “À Descoberta do Património”.

O Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense tem promovido no Concelho vários concertos com coros nacionais e estrangeiros e tem estabelecido intercâmbio com os referidos coros. Destacam-se as suas deslocações à Madeira, em 1998, aos Açores – Ponta Delgada, em 1999, e a Itália, Bolzano, em 2003, onde participou no 6th Alta Pusteria Choir Festival. A realização do I Encontro de Coros de Vila Franca de Xira foi da sua inteira responsabilidade, tendo também organizado o VIII Encontro de Coros no ano 2000.

O Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense organiza ainda desde 1996, no mês de Agosto, o Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira. É sócio fundador da FENAMCOR – Federação Nacional do Movimento Coral e faz parte da primeira Direcção eleita da Federação.

Partilhe
Share on facebook
Facebook