Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Cavaleiro

Flauta tansversal

Ana Cavaleiro nasceu em Viana do Castelo a 17 de Junho de 1983. Iniciou os estudos musicais aos 10 anos na Fundação Maestro José Pedro com Mário Bezerra e Henrique Fernandes.

Em 1995 ingressou na Academia de Música de Viana do Castelo na classe de Rui Paulo Sousa, com quem concluiu o 5º grau, tendo continuado os estudos secundários na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe do mesmo professor.

Participou nos seminários “Anatomia e Fisiologia da Respiração para cantores e instrumentistas de sopro – teoria e prática” com o professor Diogo Pais, “Saber estar em Palco” com Tomás Camacho, “Teorias de Aprendizagem Musical e Improvisação” com Edwin Gordon e no seminário de ciências musicais “O Barroco” com o professor José Pedro Bruto da Costa e Rui Vieira Nery.

Em 2001 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe de Flauta Transversal de Eduardo Lucena, onde concluiu a Licenciatura em 2004.

Ingressou em 2005 no Mestrado em Estudos da Criança da Universidade do Minho, concluindo em 2009 com classificação máxima com a tese “Música Portuguesa para a Infância – Cinco Quadros para Alice para Flauta Transversal e Piano do Compositor Paulo Bastos”.

Em 2013 concluiu a Licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Neste mesmo ano, concluiu a Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta.

Enquanto membro das Orquestra Sinfónica EPMVC, Orquestra de Sopros EPMVC, Orquestra APROARTE (Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes), Orquestra Sinfonieta (Orquestra Inter-escolar do Norte), Orquestra de Câmara do Minho e Orquestra ConSpirito teve oportunidade de trabalhar com os maestros Miguel del Castillo, Francisco Perez, Vasco Pearce Azevedo, Edwin Gordon, Ernst Schelle, António Saiote, Kevin Wauldron, Manuel Hernandez Silva, Emílio de César, Cristóbal Soler, Oliver Diaz Soares, Yuri Nasushkin, Jan Cober, Vitor Matos, Paulo Areias realizando vários concertos nas principais cidades portuguesas, assim como em Espanha e Alemanha.

Em música de câmara trabalhou com os professores Luís Carvalho, Eduardo Lucena, Ryszard Wóycicki e Nuno Pinto. Participou em vários cursos de aperfeiçoamento e master-classes com Marcos Fregnani-Martins, Herbert Weissberg, Jorge Caryevschi, Aurèle Nicolet, Vicens Prats, Vincent Lucas, Carol Wincenc, Olavo Barros, Ana Maria Ribeiro, Félix Rengli e Michel Debost, entre outros.

É membro da AFLAUP – Associação de Flautistas de Portugal desde a sua fundação tendo participado em todos os encontros promovidos.

É professora de flauta transversal desde 2004 no Conservatório de Música de Paredes tendo sido, entre os anos letivos 2010 e 2016, membro da Direção Pedagógica. Entre os anos letivos 2005 e 2010 foi professora do atual Conservatório Bomfim em Braga (designado anteriormente por Companhia da Música – Fundação Bomfim) e desde o ano letivo 2017/2018 leciona flauta transversal na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos.

Frequenta o Doutoramento em Interpretação na Universidade de Évora.

[ Músicos naturais de Viana do Castelo ]
Partilhe
Share on Facebook
Facebook