• Morada

    Aires Pinheiro
    Alameda dos Descobrimento, 89, 2º Esq
    4480-872 Vila do Conde

  • Telefone

    962 593 098

Aires Pinheiro

Guitarra clássica

Bio Português

Aires Pinheiro iniciou os estudos musicais na Escola de Música Vasco de Gama de Fornelo.

Aos catorze anos dedicou-se ao estudo da guitarra como autodidata, recebendo paralelamente aulas de Solfejo e de Teoria Musical com o professor Carlos Costa.

Estudou com Mário Adélio Amorim na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde, concluindo o Curso Complementar de Guitarra com a classificação de vinte valores.

Foi, durante cinco anos, bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar.

Obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional de Guitarra – Legato em 1999.

Licenciou-se em guitarra pela Escola Superior de Música e das Artes Espetáculo (ESMAE) sob a orientação de José Pina e obteve o grau de Mestre em Ensino da Música – especialidade de Guitarra, pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho.

Paralelamente à sua atividade académica participou em classes de aperfeiçoamento sob a orientação dos professores Artur Caldeira, Paulo Vaz de Carvalho, José Pina, Ken Murray, Julius Kurauskas, Gunnar Spjüth, Benjamin Verdery, Franz Haslaz, Josef Zsapka, Betho Davezac, Margarita Escarpa, Alberto Ponce e Leo Brouwer.

É regularmente convidado a orientar masterclasses e a realizar conferências sobre temáticas relacionadas com a guitarra, bem como a integrar o Júri de concursos nacionais e internacionais.

Em 2012 publicou um livro de caráter pedagógico intitulado “Iniciação à guitarra”, pela editora AVA, que recebeu excelentes críticas por parte de guitarristas de renome internacional, como o caso de Pedro Rodrigues, Dejan Ivanovic e Margarita Escarpa.

Atualmente integra o corpo docente do Conservatório de Música de Vila do Conde e do Conservatório Bomfim de Braga.

Vários alunos seus têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais para jovens músicos.

Frequenta o Doutoramento em Música – Área de Estudos em Performance da Universidade de Aveiro, onde prepara uma tese sobre o guitarrista português “José Duarte Costa”, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho.

É Diretor Artístico da SIME – Semana Internacional de Música Erudita de Vila do Conde e do “Sextas às Sete – ciclo de concertos didáticos”.

Dirige a nível Pedagógico e Artístico, o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.

Desempenha desde 2013, o cargo de Diretor Pedagógico no Conservatório de Música de Vila do Conde.

É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para as áreas de Educação Musical e Didáticas Específicas de Música.

[ Bio inserida a 14 de março de 2019 ]

Bio Inglês

Indisponível neste momento

Próximas Atuações

Indisponível neste momento