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Pedro Rodrigues

Guitarra clássica

Vencedor do Artists International Auditions (Nova Iorque), Concorso Sor (Roma), Prémio Jovens Músicos e premiado nos concursos de Salieri-Zinetti, Paris, Montélimar, Valencia, Sernancelhe entre outros, Pedro Rodrigues iniciou o seu percurso musical aos 5 anos, tendo estudado com José Mesquita Lopes.

Posteriormente estudou com Alberto Ponce na École Normale de Musique de Paris onde recebeu os Diplomas Superiores de Concertista em Música de Câmara e Guitarra, este último com a classificação máxima, unanimidade e felicitações do júri. Concluiu em 2011 o Doutoramento na Universidade de Aveiro.

Tocou em salas reconhecidas internacionalmente como o Carnegie Hall de Nova Iorque, a Salle Cortot de Paris, National Concert Hall de Taipei, Ateneo de Madrid, gravou 10 discos e foi solista com diversas orquestras.

É igualmente convidado com regularidade para leccionar classes de alto aperfeiçoamento em conservatórios e universidades na Europa, América do Norte e Sul, África e Ásia.

As suas transcrições estão editadas pela Mel Bay Publications e Notação XXI. Presentemente é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Descrito pela 20th Century Guitar Magazine (USA) como “A rising star of the classical guitar” e pela Classical Guitar Magazine (UK) como “Rodrigues’ transcription manages to retain the heroicism and cerimony this music radiates. From the superb French-style Ouverture (in which Pedro Rodrigues shows his remarkable dexterity in the Grave and adroit use of staccato to bring out the “voices” in the three-part fugue which follows) through to the final movement, the Gigue which provide a wonderfully exciting climax, the player retains the sense of majesty this work requires”.

O jornal Navhind Times (India) escreveu “In both cases, Rodrigues skilful transcription very evocatively transported us into the Baroque sound-world, preserving the public grandeur of Händel as well as the private meditative style of Bach. The ability to do justice to multiple melodic lines occurring simultaneously in the bass and upper registers is quite a feat even on a keyboard instrument, but Rodrigues was able to masterfully convey this complex contrapuntal texture on the guitar. It underscored why he is so highly respected in the music world for his transcriptions.” A Revista Guitare Classique (França) escreveu: “Pour la soirée d’ouverture, le guitariste portugais Pedro Rodrigues faisait découvrir à l’assistance une partie de sa vaste palette avec, entre autres, d’excellents arrangements de son cru; cela dans des domaines aussi différents qu’une imposante suite de Haendel ou que les colorées Quatro peças de son compatriote António Pinho Vargas, l’ensemble étant donné donné avec une sonorité pleine et une justesse de ton jamais prise en défaut.”