Bibliografia Musical Portuguesa
Bibliografia Geral da Música em Portugal
[ Bibliografia impressa, em desenvolvimento ]
10 Trechos selectos de Filipe de Magalhães transcritos e revistos por Mário de Sampayo Ribeiro. Cadernos de repertório Coral Polyphonia. Série Azul nº 6). Lisboa 1961.
100 Jogos Musicais, de Ger Storms. Porto: Edições Asa 1998, 3ª ed.
13 Obras selectas de diversos autores, transcritas e revistas ou originais de Mário de Sampayo Ribeiro. Cadernos de repertório Coral Polyphonia. Série Azul nº 4). Lisboa 1957.
20 anos do Curso de Composição de Braga. Braga: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga 2020.
44 Jogos Auditivos. Jogos de educação musical, de Maria Pilar Montero (=Workshop). Edições Salesianas s.d. | Contém CD |.
6 Trechos selectos de D. Pedro de Cristo transcritos em notação moderna e revistos por Mário de Sampayo Ribeiro. Cadernos de repertório Coral Polyphonia. Série Azul nº 3). Lisboa 1956.
9 Motetos da Quaresma de Diogo Dias Melgaz transcritos e revistos por Mário de Sampayo Ribeiro. Cadernos de repertório Coral Polyphonia. Série Azul nº 5). Lisboa 1959.
A 4 mãos. Schumann, Eichendorff e outras notas, de Fernando Gil / Mário Vieira de Carvalho. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda 2005.
A acompanhadora, de Nina Berbérova (=Biblioteca Âmbar de Bolso). Âmbar 2003.
A Arte Eléctrica de Ser Português – 25 anos de rock’n Portugal. António A. Duarte, Livraria Bertrand, 1984.
A balada de Johnny Sosa (=Pequenos Prazeres). Edições Asa 2000, 2ª ed.
A banda sem futuro, literatura juvenil de Marilar Aleixandre (=Quarto Crescente). Âmbar 2000.
A caça aos coelhos e outros escritos polémicos, de Fernando Lopes-Graça (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol XV). Lisboa: Edições Cosmos 1976.
A canção mágica, de John Bella, ilustrações de Casimiro Alfredo. Edições Chá de Caxinde, 2001, 1ª ed.
A Canção Popular Portuguesa, Fernando Lopes-Graça. Edição Europa-América, Lisboa 1953
A canção popular portuguesa, Fernando Lopes-Graça (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 10). Lisboa: Caminho 1991, 4ª ed. remodelada. ISBN 972-21-0526-4.
A Canção Popular Portuguesa em Fernando Lopes-Graça, org. de Alexandre Branco Weffort. Caminho 2006, reed.
A cantiga de escarnho e maldizer, Giulia Lanciani; Giuseppe Tavani, trad. Manuel G. Simões. Lisboa: Edições Colibri.
A Criança e a Música – O Livro do Professor, Maria de Lourdes Martins. Lisboa: Livros Horizonte 1987.
A Dança no ensino obrigatório, Frederica Calvino Prina / Maurizio Padovan. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Educação 2000.
A educação intercultural através da música. Contributos para a redução do preconceito, Maria do Rosário Sousa e Fálix Neto (=Ensaios). Gailivro 2003, 1ª ed.
A Etnografia e Folclore no Baixo Alentejo, Manuel Joaquim Delgado, Edição da Assembleia Distrital de Beja – Beja – 1985.
A favorita (Donizetti) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 10). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
A força do destino (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 28). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
A gaita-de-foles (Mini-educativos Noddy, 10). Verbo 2006, ISBN 972-22-2511-1.
A Gaita-de-foles Mágica (=Abram alas para o Noddy). Verbo 2005, ISBN 972-22-2458-1.
A gaitinha mágica, texto de José Viale Moutinho, ilustrações de Pedro Nora (=Conto Tradicional Português). Campo das Letras 2003, 1ª ed.
A infância de Cristo de Hector Berlioz, execução pelo orfeão Lusitano, dir. Afonso Valentim. Porto, Teatro S. João, 22 de Junho de 1939.
A Inscrição de Lamas de Moledo (Castro Daire). Documento Musical Único na Europa (Elementos para a sua interpretação). Porto: Imprensa Portuguesa 1954.
A Invenção dos Sons – Uma panorâmica da Composição em Portugal hoje, de Sérgio Azevedo. Caminho da Música 1998.
A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Christopher Bochmann. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa 2003, 1ª ed.
A Linguagem Popular do Baixo Alentejo e o Dialecto Barranquenho, Manuel Joaquim Delgado, Beja, 2ª edição 1983
A Menina do Mar, partitura de Fernando Lopes-Graça. Casa da Música / Câmara Municipal de Cascais 2006.
A Mousiké: das Origens ao Drama de Eurípides, Aires Manuel Rodeia dos Reis Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Educação e Bolsas 2001.
A Música no Brasil Colonial, coord. Rui Vieira Nery. Colóquio Internacional / Lisboa 2000. Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Música 2001, 1ª ed.
A música no Convento de Cristo em Tomar: Desde finais do século XV até finais do século XVIII, Cristina Cota. Lisboa: Colibri-CESEM, 2017.
A música para piano de Francisco de Lacerda, J.M. Bettencourt da Câmara. (=Biblioteca Breve 111). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa 1987, 1ª ed.
A Música Portuguesa e os Seus Problemas – Obras Literárias de Fernando Lopes Graça – Edições Cosmos – Lisboa – 1963
A Música Portuguesa e os seus Problemas I, Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 6). Lisboa: Caminho 1989, 2ª ed. ISBN 972-21-0382-2.
A Música Portuguesa e os seus Problemas II, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 7). Lisboa: Caminho 1989, 2ª ed. ISBN 972-21-0402-0.
A Música Portuguesa e os seus problemas III, de Fernando Lopes-Graça (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. VIII). Lisboa: Edições Cosmos 1973.
A Música Portuguesa e os seus problemas. 2º Vol., de Fernando Lopes Graça. Ensaios. Textos Vértice. Edição do Autor 1959.
A Música sem Mestre. 1ª Parte, Francisco Pereira Ramos. Porto: Typographia Costa Carregal 1924.
A Música. Vamos ouvir Rock and Roll (=Surpresas Sonoras). Ilustrações de Derek Mathews. Âmbar 2005.
A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830), António Jorge Marques. Lisboa: Biblioteca Nacional-CESEM, 2012.
A Origem da Tragédia, Friedrich Nietsche (=Filosofia e ensaios). Lisboa: Guimarães Editores.
A pianista, de Elfriede Jelinek. Porto: Asa 1994, 1 ed., 2004, 3 ed., ISBN 972-41-1433-3.
A Quarta Nota, romance, Luc Leruth (=Ficção/Verdade). Temas e Debates 2003.
A Ressurreição de Mozart, Nina Berbérova. Âmbar 2004.
A Sinfonia em Portugal, Alexandre Delgado. Caminho da Música 2002.
A sinfonia pastoral, romance, André Gide. Âmbar 2006.
A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação. Porto: Universidade Católica Editora, 2014.
A Tradição de Serpa, Revista de Etnografia Ilustrada – Volumes I e IV – Beja – 1980.
A tradição musical como problema na obra de Fernando Lopes-Graça. Um estudo no contexto português, Cascudo, Teresa. Sevilla: Editorial Doble J., 2012.
A Transformação do Pensamento Poético Tradicional no Baixo Alentejo: Elementos para uma Etnossociologia Literária. João R. Nazaré – Arquivo de Beja – Volumes II/III – Série III – Págs. 101 a 110 – Dezembro 1996
A vida de Beethoven, Luiz de Freitas Branco (=Biblioteca Cosmos 50). Lisboa: Cosmos s.d.
Academia Musical de Santa Maria de Sandim. Alguns apontamentos para a sua história, de Joaquim Moreira da Silva. Separata do Boletim Cultural Amigos de Gaia 1985.
Adriana Lecouvreur (Ciléa) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 39). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Afectivamente GNR, Luís Maio, Assírio & Alvim, 1989.
Aida (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 9). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
Amar não acaba, Frederico Lourenço. Livros Cotovia 2004.
Andamentos. História, Música e Muita Emoção. Um retrato da sociedade contemporânea, que assegura no tempo as tradições locais da região Oeste. Obra como parte integrante do projecto audiovisual em DVD. Livro e Guião para um documentário sobre História, Música e Muita Emoção, de Mário Rui Nunes. Bombarral 2008.
André Chénier (Giordano) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 15-16). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
Antologia Poetico-Musical. Textos traduzidos o mais literalmente possível de obras para canto e piano, de Fernando Jorge Azevedo. Porto, Edições Politema / Instituto Politécnico do Porto 2002, 1ª ed.
Antonin Dvorák (=Colecção Royal Philharmonic, 6). Público 2004.
Ao som da harmónica. Conçonetas populares russas, ilustrações G. Skotina. Editorial Maliche; Editorial Caminho 1988.
Arabesco. Da Música Árabe e da Música Portuguesa, de Adalberto Alves. Lisboa: Assírio e Alvim 1989.
Armando José Fernandes (1906-1983), Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Lisboa: Biblioteca Nacional, ISBN 972-565-409-9.
Arquivo das Músicas da Sé de Évora. Catálogo, org. José Augusto Alegria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 1973.
Arte Musical. Revista de Doutrina, noticiário e crítica. Ano XVI, nº 1 (359). Lisboa 1947.
As agruras de Beiraldo Alma. Uma história com muitas gralhas e um final tremendo, de Jorge Amaral de Oliveira. Editorial Teorema, Lisboa 2008, 1ª ed.
As alegres canções do Norte, Alberto Pimentel (=Memória Portuguesa, 1). Lisboa: Publicações Dom Quixote 1989, edição fac-similada.
As bandas de música na história da música em Portugal, Pedro Marquês de Sousa; pref. André Granjo; abertura Jorge Costa Pinto. Porto: Fronteira do Caos, 2017, 1 ed, 439 p. ISBN 978-989-8647-89-4.
As Bodas de Fígaro (Mozart) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 65). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1953.
As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música, Contribuição da Metodologia de Zóltan Kodály, Rosa Maria Torres (=Cadernos O Professor. Caminho 1998.
As estranhas cartas de um músico, de Isabel Novais e Maria Monteiro, Edições Kual 2003, 1ª ed.
As Modas Que o Povo Canta. Luís Franganito, 2002.
As Mulheres de Mozart, romance histórico, Stephanie Cowell, Editorial Presença 2006.
As músicas luso‑brasileiras no final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações, Maria Elizabeth Lucas & Rui Vieira Nery (eds.). Lisboa: Imprensa Nacional‑Casa da Moeda-Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
As Paisagens Sonoras: abordagens teóricas e disciplinares. Ouvir e escrever paisagens sonoras, coord. Elisa Lessa, Pedro Moreira, Rodrigo Teodoro de Paula. Abordagens teóricas e (multi) disciplinares. Braga: CEHUM, Câmara Municipal de Braga 2020.
Através dos Campos, José da Silva Picão, 2ª edição, 1947.
Bagatelas op. 6, de Vitaly Margulis, com tradução, prefácio e notas de Sofia Lourenço. Edições Quasi 2001, 1ª ed.
Bailados do Círculo de Iniciação Coreográfica. Breve notícia acerca da organização, da actividade e da obra da Escola de Bailado da Prof. Margarida de Abreu. Lisboa 1948.
Banda de Música de Loureiro: uma banda centenária, Manuel Pires Bastos. Loureiro, Oliveira de Azeméis: Banda de Música de Loureiro 2019, 363 p.
Bandas sonoras: 100 retratos na música portuguesa, Rita Carmo. Lisboa: Chiado Editora 2013. 206 p. ISBN 978-989-51-0839-8.
Beethoven – Vida e obra, Jeremy Siepmann Lisboa: Bizâncio 2006, 1ª ed. Inclui 2 CD grátis + acesso a um site com horas e horas de música. ISBN-10: 972-53-0315-6, ISBN-13: 978-972-53-0315-3.
Beethoven / Richard Wagner (=Cadernos Culturais Inquérito 89). Lisboa: Inquérito s.d., 2ª ed.
Bemol Saltitante. Um ratinho ao piano, Antonio Amago, ilustrações de Nuria Rodriguez. Lisboa: Quidnovi 2006, 1ª ed. Inclui CD-Rom com música e conteúdos interactivos.
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra. Catálogo dos Fundos Musicais, org. João M. B. de Azevedo, Fundação Calouste Gulbenkian 1985.
Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Catálogo dos Fundos Musicais, org. José Augusto Alegria, Fundação Calouste Gulbenkian 1989.
Biblioteca Pública de Évora. Catálogo dos Fundos Musicais, org. José Augusto Alegria, Fundação Calouste Gulbenkian 1977.
Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento”. O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834), Cristina Fernandes. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/-NET-MD, 2013.
Bomtempo (1775-1842): Un compositeur au sein de la mouvance romantique, Ladam Eftekari. Paris: L’Hamarttan, 2012.
Boris Godunov (Mussorgsky) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 43). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1951.
cancioneiro Alentejano, Padre António Marvão, Beringel, Tipografia da Editorial Franciscana 1955-
cancioneiro Alentejano, Vitor Santos. Edição Especial do Grémio Alentejano 1938.
cancioneiro de Serpa, Maria Rita Ortigão Pinto Cortez. Serpa: Edição da Câmara Municipal de Serpa 1994.
cancioneiro Popular Português, J. L. Vasconcelos – M. A. Zaluar Nunes (coord.) – Universidade de Coimbra – Coimbra 1975.
cancioneiro Popular Português, Michel Giacometti. Lisboa: Círculo de Leitores 1981.
Cantar juntos 1. Para crianças dos = aos 3 anos, seus pais e educadores, usufruirem do prazer de cantar e brincar juntos. Livro e CD com Canções e Rimas. Associação Aprender em Parceria 2007. ISBN 978-972-8714-50-5.
Cantar, brincar e aprender, sel. de Clara Abreu. Porto Editora
Cantares do Povo Português – Estudo crítico, recolha e comentários de Rodney Gallop. Lisboa: Edição do Instituto para a Alta Cultura 1937.
Cantate Dominum: música e espiritualidade no azulejo barroco, Luiz Rocha. Lisboa: Colibri-CESEM, 2015.
Cante e Aspectos Dialectais do Português, Maria José Albarran Carvalho – Arquivo de Beja – Volume XII – Série III – Págs. 135 a 148 – Dezembro 1999.
Cante, Tradição e Ensino, M. J. Carvalho e J. S. Matos – Revista Arquivo de Beja – s III – Volume X – Abril 1999.
Cante, Tradição Perspectiva Multidisciplinar, Maria José Albarran e João Sant’Ana de Matos – Arquivo de Beja – Volume X – Série III – Págs. 47 a 60 – Abril 1999.
Cânticos Religiosos Alentejanos Opúsculos I e II – Padre António Cartageno. Beja 1980.
Cantigas Populares Alentejanas, J. A Pombinho Júnior. Porto 1936.
Cantoral. Método de Teoria Musical, Solfejo Entoado e Canto Coral destinado aos Liceus, Escolas Técnicas, Escolas Normais, Colégios, Seminários e Orfeões, de P.e Rodrigo da Cunha e César de Morais. Porto: Livraria Simões Lopes 1954.
Cantos Populares de Portel, Pombinho Júnior Minerva Comercial Évora 1949.
Carlos (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 42). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1951.
Carmen (Bizet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 11). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
Carmen (Bizet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 11). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1951.
Caro Bruce Springsteen, de Kevin Major. Lisboa: Terramar 1995.
Cavalleria Rusticana (Mascagni) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 14). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
Cavalleria Rusticana (Mascagni) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 14). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1952, ed. revista e parcialmente refundida.
Cecília (Licino Refice) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 24). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
Centenário do nascimento de Júlia Amélia Gomes d’Almendra (1904-2004). Lisboa: Centro Ward de Lisboa 2004.
César-Auguste Franck (=Colecção Royal Philharmonic, 14). Público 2005.
Chopin – Vida e obra, de Jeremy Nicholas Lisboa: Bizâncio 2007, 1ª ed. Inclui 2 CD grátis + acesso a um site com horas e horas de música. ISBN-10: 972-53-0328-8; ISBN-13: 978-972-53-0328-3.
Cinco Conferências: especulações críticas sobre a História da Música do século XX / António Pinho Vargas. Lisboa, Culturgest 2008.
Claude Achille Debussy (=Colecção Royal Philharmonic, 11). Público 2005.
Cláudio Carneiro (1895-1995) – Espólio Musical. Porto: Biblioteca Municipal do Porto 1995. ISBN 972-634-075-6.
Club Portuense. Catálogo do espólio musical, Ana Maria Liberal. Porto, 2007.
Coliseu do Porto. Grande Companhia de Ópera Lírica Italiana. Temporada Oficial 1943.
Com Quatro Pedras na Mão – O Porto cantado por crianças e jovens, Filipa Leal, João Pedro Mésseder, Joaquim Castro Caldas, Jorge Sousa Braga, José Mário Branco, Luís Nogueira, Luísa Ducla Soares, Matilde Rosa Araújo, Rui Pereira, Suzana Ralha (música), Bando dos Gambozinos (interpretação) e Emílio Remelhe (ilustração). Design: Luís Mendonça. Porto: Deriva Editores Porto 2008. ISBN: 978-972-9250-48-4.
Composing for the State: Music in 20th-Century Dictatorships, Manuel Deniz Silva, Esteban Buch & Igor Contreras (eds.). Farnham (GB): Ashgate e Fondation Cini, 2016.
Concerto no fim da viagem, romance de Erik Fosnes Hansen. Editorial Presença 1996, 1ª ed.
Concerto para violoncelo, romance de Miguel Viqueira. Bertrand Editora 1992.
Concerto-Homenagem Luís Costa. Como preito de gratidão ao insigne mestre, o produto deste concerto reverte à instituição de um “Prémio Luís Costa”. Porto. Cinema Trindade 9 de Junho de 1960, 18h15.
Concertos da Páscoa. Páscoa no Porto. 6 a 18 de Abril de 1993.
Condessa d’Elba. A cantora de ópera quasi Rainha de Portugal e de Espanha (1836-1929), de Teresa Rebelo. Lisboa: Alêtheia Editores 2006, ISBN 989-622-031-X.
Constança Capdeville. Entre o Teatro e a Música, de Maria João Serrão. Lisboa (=Estudos Musicológicos): Edições Colibri; Universidade Nova de Lisboa 2006. ISBN 972-772-670-4.
Conta-me Histórias (Xutos & Pontapés), Ana Cristina Ferrão, Assírio & Alvim, 1991
Corais Alentejanos, José Pereira. Lisboa: Edições Margem 1997.
Cordofones Portugueses, de José Lúcio. Porto: Areal Editores 2000, 1 ed., ISBN 972-627-544-X.
Coretos em Lisboa 1790-1990, de Eunice Relvas e Pedro Bebiano Braga. Lisboa: Editorial Fragmentos 1991.
Crónicas Musicais de uma Europa Barroca, de Denis Morrier. Especial sobre O Barroco Musical Português por Cristina Fernandes. Lisboa: Centro Cultural de Belém; Público 2006, 1ª ed.
Curso Geral de Acordeão (1º Volume), de Vitorino Matono.Lisboa: Edições musicais IVAHM, s.d.
Curso Preparatório de Acordeão (1º Volume), de Vitorino Matono.Lisboa: Edições musicais IVAHM, 1982
Da Beleza, Encanto e Significado Cultural do Canto Popular do Baixo Alentejo – Henriques Pinheiro – Arquivo de Beja – Volumes II/III – Série III – Págs. 153 a 157 – Dezembro 1996
Dança, de Afonso Manuel Alves. Lisboa: Publicações Dom Quixote 1988.
De A a Z com Mozart e a música, de Rafael Cruz-Contarini, ilustrado por Rafael Salmerón (=Montanha Encantada). Everest Editora 2006.
De créditos firmados: as bandas de música em Braga nos séculos XIX e XX, Elisa Lessa. Braga: Câmara Municipal de Braga 2019, 204 p. ISBN 978-989-54228-4-5.
Delfins: Biografia Autorizada, José Manuel Simões, Pub. Europa América, 1998
Deuses do Lar. I – O Maestro Miguel Angelo, de Joaquim Leitão. Porto: Edição do Auctor 1916.
Devoção e teatralidade: as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal Pombalino, Cristina Fernandes. Lisboa: Colibri/FCSH-UNL, 2005.
Diálogos com Johann Sebastian Bach. Ensaio, de Delmar Domingos de Carvalho. Editorial Minerva 2011, 1 ed. ISBN 978-972-591-788-6.
Diários 1883-1893 – José Vianna da Motta, Christine Wassermann Beirão (coord.), Elvira Archer (trad.). Lisboa: Biblioteca Nacional-CESEM, 2015.
Dicionário de Italianismos Musicais, de José Bento da Silva. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga 1998.
Dicionário do Cantor Lírico (Italiano – Português) Destinado aos Professores e Alunos de Canto, aos Estudiosos e Apaixonados pela Ópera Italiana, Portugueses e Italianos, de Leonor de Lucena. Ed. do Autor 2009, 1 ed. ISBN 978-989-20-1784-6.
Dicionário por imagens da Música. Fleurus Livros e Livros 1999.
Disto e daquilo, de Fernando Lopes-Graça (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. XIII). Lisboa: Edições Cosmos 1973.
Dó Ré Mi – Toadas da nossa terra. Versos de Adolfo Portela; Música de Tomás Borba; Desenhos de Raquel Roque Gameiro. Lisboa: Edições Valentim de Carvalho 1944.
Do seu amigo Mozart. O Mundo Fantástico de Wolfgang Amadeus Mozart, de Donavan Pixley. Porto: Casa da Música 2005.
Elementos de Sciências musicais, de Luiz de Freitas Branco. 1º Volume. Acústica. Lisboa: Edição do Autor 1931.
Em louvor de Mozart, de Fernando Lopes-Graça. Lisboa: Edições Cosmos 1956.
Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. A-C, dir. Salwa Castelo-Branco. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores 2010, 1ª ed. ISBN 978-989-644-091-6.
Enciclopédia da Música Ligeira Portuguesa, Luís Pinheiro de Almeida e João Pinheiro de Almeida (dir.), Círculo de Leitores, 1998.
Enciclopédia dos instrumentos musicais. Um guia abrangente de instrumentos musicais do mundo, de Bert Oling & Heinz Wallisch. Lisboa: Livros e Livros 2004, 1ª ed.
Encontros de Música da Casa de Mateus. Casa de Mateus 2002.
Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late 19th Century, João Silva. New York: Oxford University Press, 2016.
Escrítica Pop, Miguel Esteves Cardoso, Querco, 1982 (reedição 2003-Assírio & Alvim)
Escritos Musicológicos, Fernando Lopes-Graça (=Obras Literárias Vol XVI). Lisboa: Edições Cosmos 1977.
Escutar a literatura: Universos sonoros da escrita, Mário Vieira de Carvalho. Lisboa: Colibri-CESEM, 2014.
Está tudo ligado. O poder da Música, de Daniel Baremboim (=Musicalmente). Lisboa: Bizâncio 2009, 1ª ed. ISBN 978-972-53-0434-1.
“Estes Sons, esta Linguagem” – Essays on Music, Meaning and Society in Honour of Mário Vieira de Carvalho, Gilbert Stõck, Paulo Ferreira de Castro, Katrin Gilbert Stõck (coord.). Lisboa: CESEM- Gudrun Schröder-Verlag, 2015.
Estilhaços, Adolfo Luxúria Canibal, Quasi Edições, 2003.
Estudos de Musicologia, de João Pedro Alvarenga. Lisboa: Edições Colibri; Centro de História da Arte da Universidade de Évora 2002.
Estudos sobre o Cante Alentejano, Padre António Marvão – INATEL 1997.
Etnografia Portuguesa, Prof. Doutor José Leite de Vasconcelos. Lisboa Imprensa Nacional – Casa da Moeda 1982
Etnografia Portuguesa. Lv III – J. Vasconcelos – Volume III – Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda 1982.
Experimenta! O som, de Alexandra Parsons. Edição “Livros do Brasil” Lisboa 1992.
Exposição “Os Coretos em Portugal”: fotos e postais ilustrados / Delmar D. Carvalho. Évora: Câmara Municipal de Évora, [D.L. 2015], 10 p.
Expressão Musical: significados e significantes. Perspectiva vivencial no Jardim de Infância (=Thesaurus), de Sérgio Bruno Moreira do Amaral. Coimbra: Instituto Superior Miguel Torga 2004.
Fado – Alma de um povo (Origem Histórica) (=Temas Portugueses), de Maria Luísa Guerra. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda 2003.
Fado. Itinerários de uma cultura viva, de Mário Anacleto. Porto: Millbooks 2008, 1ª, 2ª ed.
Farinelli il castrato, de André Corbiau (=estórias). Lisboa: Editorial Teorema 1996.
Fausto (Gounod) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 33). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Fedora (Giordano) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 52). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1952.
Felix Mendelssohn (=Colecção Royal Philharmonic, 20, vol. I). Público 2005.
Fernando Lopes-Graça (1906-1994): uma fotobiografia, Manuel Deniz Silva e António de Sousa. Cascais: Fundação D. Luís I, 2018.
Festival de Música (=Disney). Edimpresa Junho 2005. Edição Especial.
Fixar o movimento. Representações da música rap em Portugal, de Teresa Fradique (=Portugal por perto, Biblioteca de Etnografia e Antropologia) . Publicações Dom Quixote Lisboa 2003, 1ª ed.
Florindo o pássaro bem-vindo (=Livros Musicais). Lisboa: Ulisseia Infantil 2004.
Francisco de Sá Noronha (1820-1881). Um Músico Português no Espaço Atlântico, Luísa Cymbron. Vila Nova de Famalicão, Edições Humus-CESEM, 2019.
Franz Schubert (=Colecção Royal Philharmonic, 9). Público 2004.
Frédéric Chopin (=Colecção Royal Philharmonic, 8, vol. 1). Público 2004.
Frédéric Chopin (=Colecção Royal Philharmonic, 9, vol 2). Público 2005.
Gertrud, de Herman Hesse. DIFEL 2001, 2ª ed.
Giacomo Rossini (=Colecção Royal Philharmonic, 18). Público 2005.
Gil Vicente, de Maria Antonieta de Lima Cruz (Os Grandes Músicos, 10). Lisboa: Edições Europa s.d.
Gira Gira aprende música (=Aventuras da girafa Gira Gira), de Mário Castrim. Ilustrações de Elsa Navarro. Campo das Letras 2004, 1ª ed.
Grupos corais e instrumentais de Portugal, de Lauro Portugal. Lisboa: Roma Editora 2007. ISBN 978-989-8063-19-9.
Guilhermina, de Mário Cláudio. Círculo de Leitores 1986.
Gustav Mahler (=Colecção Royal Philharmonic, 17, vol. 2). Público 2005.
Hamlet (Thomas) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 38). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Hansel e Gretel (=As Histórias da Joaninha). Porto: Campo das Letras 1998. ISBN 972-610-120-4.
Hernani (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 32). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
História Breve da Música Ocidental, de José Maria Pedrosa Cardoso (=Estado da Arte). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra 2010, 1ª ed. ISBN 978-989-26-0052-9.
História da Capela e Colégio dos Santos Reis de Vila Viçosa, de José Augusto Alegria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 1983.
História da Música Ocidental, de Donald J. Grout e Claude V. Palisca. Gradiva 1997, 1ª ed., 2ª tiragem.
História da Música. Manual do aluno – 1º Ano, de Maria José Borges e José Maria Pedrosa Cardoso. Mem Martins: Sebenta 1999.
História da Música. Manual do aluno – 2º Ano, de Maria José Borges e José Maria Pedrosa Cardoso. Mem Martins: Sebenta 1999.
História do Jazz, de José Duarte. Aveiro: Universidade de Aveiro / Sextante Editora 2009, 1ª ed. ISBN 978-989-8093-88-2.
História Popular da Música, de Luiz de Freitas Branco (=Biblioteca Cosmos 34/35). Lisboa: Cosmos s.d.
Homenagem a Mestre Luiz Costa. Porto, Cinema Júlio Diniz, 8 de Maio 1950, 21h30.
Homenagem ao Maestro Raúl Lemos. Porto, Salão de Festas da F.N.A.T. 5-7-1947.
Il Trovatore. Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos s.d.
Iniciação Musical, de José da Cunha, Bando dos Gambozinos, Suzana Ralha. Contraponto 1990.
Instrumentos musicais importados em Portugal. Arp Schnitger e órgãos recentes, de Manuel Valença. Braga: Editorial Franciscana 2001.
Instrumentos Musicais Populares Portugueses – Ernesto Veiga de Oliveira – Apêndices II e III – Edição Fundação Calouste Gulbenkian – 1964-2000
Interpretação e Educação Musical, de Francisco Monteiro. Porto: Fermata Editora 1997, 1ª ed.
Interpretação Musical. Teoria e Prática, coord. Francisco Monteiro e Ângelo Martingo. Lisboa: Edições Colibri; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical; Universidade Nova de Lisboa 2007.
Introdução à música moderna, de Fernando Lopes Graça (=Biblioteca Cosmos, dir. Bento de Jesus Caraça, 22). Lisboa: Edições Cosmos s.d.
Introdução à obra de Cláudio Carneyro, de Filipe Pires (=Matosinhos – o lugar e a imagem). Câmara Municipal de Matosinhos; Edições Afrontamento 2005. ISBN 972-36-0787-5.
Jazz em Cascais. Uma história de 80 anos, de João Moreira dos Santos. Casa Sassetti 2009, 1ª ed. ISBN 978-989-95168-3-1.
Jazz em Portugal (1920-1956), de Hélder Bruno de Jesus Redes Martins. Coimbra: Almedina 2006. ISBN 972-40-2978-6.
João (Mozart) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 26). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
João Gil. Livro de Canções. Almedina, Casa da Música 2005.
Joaquim Simões da Hora: Intérprete, pedagogo e divulgador, Tiago Manuel da Hora. Lisboa: Colibri-CESEM, 2015.
Jogos de Música e de Expressão Musical, de Núria Trias, Susana Pérez, Luís Filella. Âncora Editora 2002.
Jorge Peixinho. In memoriam, org. de José Machado. Caminho da Música 2002.
José Vianna da Motta: Correspondência com Margarethe, Christine Wassermann Beirão (organização e notas). Lisboa: Biblioteca Nacional-CESEM, 2018.
Josefina a mamã galinha (=Livros Musicais). Lisboa: Ulisseia Infantil 2004.
Joseph Haydn (=Colecção Royal Philharmonic, 12, vol. I). Público 2005.
Joseph Haydn (=Colecção Royal Philharmonic, 13, vol. II). Público 2005.
Josué Trocado (1882-1962). Uma presença musical, org. de José Abel Carriço. Edição da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim 2004.
Juventude Musical Portuguesa. Delegação do Porto. 209º Concerto J.M.P., 22ª do Porto, 12º da Temporada. Fernando Serafim, tenor, João de Freitas Branco, piano. Trindade, 20 de Maio de 1961, 18h00.
La Bohème (Puccini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 4). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
La Bohème (Puccini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 4). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946, 2ª ed. revista.
La Gioconda (Ponchieli) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 30). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
La Traviata (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 18). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
La Traviata (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 18). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1952, 2ª ed. correcta e aumentada.
Labirintos da Música, do maestro José Atalaya. Porto: Edições Caixotim 2001.
Le Chant du Pain. Trás-os-Montes, de Anne Caufriez (=Publications du Centre Culturel Calouste Gulbenkian). Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian 1997.
Leituras e Ditados para Formação Musical, 1º e 2º graus, de Cristóvão Silva. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa 2007. ISBN 978-792-99892-1-6.
Léo Delibes (=Colecção Royal Philhermonic, 7). Público 2004.
Linguagem Musical 1, Dinsic 2004.
Liszt, de Sidonio Miguel (=Os grandes músicos, 8). Lisboa: Edições Europa s.d.
Lohengrin (Wagner) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 5). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
Lucia de Lammermor (Donizetti) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 2). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão s.d., ed. correcta e aumentada.
Ludwig van Beethoven & Franz Schubert (=Colecção Royal Philharmonic, 22). Público 2005.
Ludwig van Beethoven (=Colecção Royal Philharmonic, 1). Público, 2004.
Madama Butterfly (Puccini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 19). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
Madredeus – Um Futuro Maior, Jorge P. Pires, Temas & Debates/Círculo de Leitores, 1995.
Machinas fallantes. A música gravada em Portugal no início do século XX, Leonor Losa. Lisboa: Tinta da China, 2013.
Maestro Silva Dionísio (1912-2000) e o contexto das bandas de música em Portugal, Bruno Madureira, pref. Alberto Roque. Lisboa: Colibri 2019, 1 ed, 249 p, (Músicos ocultos; 2). ISBN 978-989-689-914-1.
Mafra: orgãos históricos = Mafra: historic organs / João Vaz ; fot. Luís Ramos ; trad. Ivan Moody. Lisboa: Althum.com; Mafra: Câmara Municipal de Mafra, D.L. 2017. Ed. bilingue em português e inglês. ISBN 978-989-683-119-6.
Marcos Portugal. Uma reavaliação, David Cranmer (coord.). Lisboa: Edições Colibri‑CESEM, 2012.
Mais fados e companhia, de Vasco Graça Moura (=Fado 100 anos) . Público s.d.
Manon (Massenet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 6). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
Manon (Massenet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 6). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947, 2ª ed. actualizada.
Manuel Cardoso (=Os Grandes Músicos 18), de Maria Antonieta de Lima Cruz. Lisboa: Edições Europa s.d.
Manuscrito 50 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Vilancicos, romances e chansonetas de Santa Cruz de Coimbra. Século XVII. Parte I. Transcrição, estudo e revisão de Jorge Mata, musicografia de Artur Carneiro. Lisboa: Edições Colibri; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical Universidade Nova de Lisboa 2008. ISBN 978-972-772-836-7.
Matrimonio Secreto (Cimarosa) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 36). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Mefistófeles (Boito) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 13). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
Memória da Terra Esquecida, de António Victorino d’Almeida (=Crónica & Reportagens). Lisboa: Edições “O Jornal” 1984, 1ª ed., 1985, 2ª ed.
Michel Giacometti e o Cante Alentejano (Comunicações de um Debate realizado, em 27 de Setembro de 1997, no Centro Cultural
Mignon (Thomas) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 31). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
Missa Solemnis, de Marcos António Ferreira Mendes, 2005.
Momentos Vocais do Baixo Alentejo, cancioneiro da Tradição Oral – João Ranita da Nazaré – Edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda – 1986
Mozart – Vida e obra, de Jeremy Siepmann Lisboa: Bizâncio 2006, 1ª ed. Inclui 2 CD grátis. ISBN-10: 972-53-0300-8; ISBN-13: 978-972-53-0300-9.
Mozart, de Ann Rachlin e Susan Hellard (=Crianças Famosas). Campo das Letras 1994.
Mozart, esse desconhecido, de Delmar Domingos de Carvalho. Lisboa: Editorial Minerva 2007, 1ª ed. ISBN 979-972-591-713-8.
Mozart, o menino mágico, de José Jorge Letria, ilustrações de Gabriela Sotto Mayor (=Biblioteca José Jorge Letria). Porto: Âmbar 2006.
Mulher em tons de tango, romance de Alicia Dujovne Ortiz. Lisboa: Terramar 1999, 1ª ed.
Musa Lusa, Jorge Lima Barreto, Hugin, 1997
Música ao nosso ritmo. Formação Musical 1º e 2º graus, de Anabela Gomes e Cláudia Vasconcelos. Bolsa de Estudos 2008, 1ª ed., ISBN 978-972-661-215-5. Inclui CD.
Música discurso poder, Maria do Rosário Girão Santos & Elisa Lessa (coord.). Famalicão: Edições Húmus-Universidade do Minho, 2012.
Música do Campo. Little Einsteins. Everest s.d. ISBN 978-989-50-0776-9.
Música e história: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, Manuel Pedro Ferreira e Teresa Cascudo (Coord.). Lisboa: Colibri-CESEM, 2017.
Música e músicos modernos, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 5). Lisboa: Caminho 1986, 2ª ed.
Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu / António Pinho Vargas. Coimbra, Almedina 2011.
Música e silêncio, romance de Rose Tremain. Edições Asa 2004, 1ª ed.
Música Escarlate, romance de Joan Ohanneson. Círculo de Leitores 2000.
Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian Connections, Manuel Pedro Ferreira (ed.). Kassel: Edition Reichenberger, 2016.
Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios, Vanda de Sá e Cristina Fernandes (eds.). Lisboa: Colibri-UnIMeM-UÉ, 2014.
Música no jardim de infância, de Lourdes Custódio, (=Giroflé), ilustrações de José Cardoso Marques, com sugestões de actividades e oferta de CD. Porto: Âmbar 2005, 1ª ed.
Música para olhar. Instrumentos Musicais na Pintura Portuguesa, de Maria Luísa Amado e Isabel Monteiro. Lisboa: Caminho 2005.
Música Popular Portuguesa – Um Ponto de Partida, Mário Correia, Centelha, 1984
Música Popular Portuguesa, Armando Leça – Editorial Domingos Barreira – Porto – 1947 (?)
Música Tradicional Portuguesa – Cantares do Baixo Alentejo – João Ranita Nazaré – Instituto da Cultura Portuguesa – Lisboa – 1979
Música tradicional portuguesa. Distrito do Porto, de Fernando Infante do Carmo. Amadora: Sistema J 1994.
Música, de Herman Hesse. DIFEL 2003.
Música, minha antiga companheira desde os ouvidos da infância, de José Gomes Ferreira, antologia organizada por Raúl Hestnes Ferreira e Romeu Pinto da Silva. Campo das Letras 2003.
Música. Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho, de Cristina dos Anjos Caminhos Delgado Teixeira. Lisboa: Edições Colibri; Universidade Nova de Lisboa 2006. ISBN 972-772-587-2.
Musicália, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 11). Lisboa: Caminho 1992, ed. rev. e aument. ISBN 972-21-0716-X.
Músicos contados aos jovens, de Madalena Gomes (=Outras Obras). Lisboa: Vega 2001, 1ª ed, 2003, 2ª ed.
Musonautas. Entrevistas, de Jorge Lima Barreto, prefácio de Rui Vieira Nery (=Campo da Música 6). Porto: Campo das Letras 2001, 1ª ed.
Mussorgski, de Luís Rodrigues. Porto: Edições Lopes da Silva 1945.
Narradores da Decadência (Mão Morta), Vitor Junqueira, Quasi Edições, 2004
Nico e Ana querem ser músicos. Publicações Europa-América s.d.
Nikolay Rimsky-Korsakov (=Colecção Royal Philharmonic, 19). Público 2005.
Norma (Bellini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 3). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947, 2 ª ed. actualizada.
Norma (Bellini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 3). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1951, 3ª ed. revista.
Nossa Companheira Música, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 12). Lisboa: Caminho 1992, 2ª ed. aument. ISBN 972-21-0747-X.
O afinador de pianos, romance de Daniel Mason. Porto: Asa Literatura 2003, 1ª ed.
O Alentejo e os Outros Mundos no Canto Alentejano, António Cartageno – Arquivo de Beja – Volumes VII/VIII – Série III – Págs. 371 a 386 – Agosto 1998
O Alentejo e outros mundos no canto alentejano, António Cartageno – Arquivo de Beja, Volumes VII/VIII – Série III – Agosto 1998
O Alentejo, o Cante e os seus Poetas, Luís Filipe Maçarico – Arquivo de Beja – Volume XIII – Série III – Págs. 13 a 36 – 2000
O amante da minha mãe, de Urs Widmer (=Pequenos Prazeres). Porto: Asa Literatura 2003, 1ª ed.
O Amor dos Três Vintens (Montemezzi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 53). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1952).
O Barbeiro de Sevilha (Rossini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 17). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
O canhão e o órgão, de Diogo Falcão. Vega; O chão da Palavra. Lisboa 1985.
O Cante e a Pobreza: uma abordagem etno-histórica, José A Orta – Arquivo de Beja – Volume XI – Série III – Págs. 153 a 170 – Agosto 1999
O Cante e a Pobreza: uma abordagem linguística, Maria José Albarran Carvalho – Arquivo de Beja – Volume XI – Série III – Págs. 133 a 140 – Agosto 1999
O Cante e a Pobreza: uma abordagem literária, João Sant’Ana Matos – Arquivo de Beja – Volume XI – Série III – Págs. 143 a 151 – Agosto 1999
O Cante e a Poesia, João Sant’Ana de Matos – Arquivo de Beja – Volume XI – Série III – Págs. 113 a 129 – Agosto 1999
O Cântico Greco-latino de Lamas de Moledo (Documento musical arcaico com estrofe e antístrofe em Grego), de Rogério Azevedo. Porto 1955.
O Canto da Paixão nos Séculos XVI e XVII: A Singularidade Portuguesa, de José Maria Pedrosa Cardoso. Prefácio de Ruy Vieira Nery. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2006.
O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora, de José Augusto Alegria Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 1997.
O Efeito Mozart, de Don Campbell. Estrela Polar 2006, 1 ed., ISBN 972-8929-31-5.
O Elixir de Amor (Donizetti) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 20). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
O ensino e a prática da música nas Sés de Portugal, por José Augusto Alegria (=Biblioteca Breve, Série Música). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa1985, 1ª ed.
O especialista instantâneo em Música, de Peter Gammond. Lisboa. Público; Gradiva 1996, 1ª ed.
O essencial sobre Viana da Mota, Bruno Caseirão. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2020.
O essencial sobre Francisco de Lacerda, de J. Bettencourt da Câmara. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda 1997.
O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux (=Colecção Geração Público, 10). Porto: Público 2004.
O flautista de Hamelin (=Clássicos Infantis Estampa). Lisboa: Editorial Estampa 1996.
O Flautista de Hamelin (=Contos de Apoio à Leitura e à Escrita. 1º Ciclo do Ensino Básico, 10). Lisboa: Texto Editores 2007, 2ª ed. ISBN 978-972-47-3562-7.
O Flautista de Hamlin, adaptação de Jaume Cela, ilustrações de Cristina Losantos (=Contos Tradicionais, 3). Notícias Editorial, 1999, 1ª ed, 2001, 2ª ed.
O grande órgão de tubos: Igreja de Santa Cruz – Coimbra: restauro, 2004 a 2008 / colab. Pedro Miranda… [et al.]; fot. Pedro Guimarães. Coimbra: I.S.C., D.L. 2008.
O grande ‘Te Deum’ setecentista português/The eighteenth-century Portuguese Grand ‘Te Deum’, José Maria Pedrosa Cardoso. Lisboa: Biblioteca Nacional-CESEM, 2019.
O Império e a Música, de Octávio Rodrigues de Campos. Porto 1942.
O inferno dos concertos, de Porto: Asa 2003 1ª ed.
O lago dos cisnes, de Pyotr I. Tchaikowsky. Ilustrações de Lisbeth Zwerger. Porto: Âmbar 2004, 1ª ed.
O Maravilhoso Mundo da Música | Uma alegre viagem de descobertas ao mundo musical, de Kurt Pahlen. Lisboa: Vega 2003, 1ª ed.
O menino que se apaixonou por uma guitarra. Carlos Paredes (= O Sol e a Lua, 34), de José Jorge Letria. Ilustrações de José Emídio. Porto, Campo das Letras 2004, 1ª ed.
O meu estojo de música, inclui tudo o que precisas para construir e tocar instrumentos musicais. Texto Editora 2001.
O Meu Livro de Canções. Porto Editora 1994, 1º vol.
O Meu Livro de Canções. Porto Editora 1994, 2º vol.
O Meu Primeiro Livro de Música. Civilização Editora 1993.
O meu primeiro Mozart, de Rosa Salvado Mesquita, ilustrações de Pedro Machado, narração de António Cartaxo. Lisboa: Dom Quixote 2006. Oferta de CD no interior.
O meu primeiro piano. Livro Musical. Girassol s.d.
O Órgão do Mosteiro de Arouca. Conservação e restauro do património musical 2009, Ministério da Cultura / Direcção Regional de Cultura do Norte 2009. ISBN 978-972-8978-04-4.
O pianista, romance de Wladislaw Spilzman. Lisboa: Editorial Presença 2002, 1ª ed.
O que fiz e o que não fiz, de Ivo Cruz. Lisboa 1985.
O Que o Povo Canta em Portugal, J. Cortesão – Livros Horizonte – 1980
O Teatro Nacional de S. Carlos, de Manuel Ivo Cruz (=Enciclopédia pela imagem). Porto: Lello Editores 1992.
O trompete, romance de Jackie Kay. Replicação 2004, 1ª ed.
O trovador (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 25). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
O Velho Teatro de S. João (1798-1908): Teatro e Música no Porto do Longo Século XIX, Luísa Cymbron & Ana Isabel Vasconcelos (coord.). Porto, Edições Afrontamento-CESEM, 2020.
O violino de Auschwitz, romance de M. Àngels Anglada (=Cântico Final), Âmbar 2002.
Obras da arte. Construção – Demolição (=Campo da Música). Campo das Letras 2002, 1ª ed.
Olga Prats – Um piano singular. Conversas com Sérgio Azevedo (=Vidas). Lisboa: Bizâncio 2007, 1ª ed.
Olhares sobre a História da Música em Portugal, Costa, Jorge Alexandre (coord.). Matosinhos: Verso da História, 2015.
Olhares sobre a música em Portugal no século XIX: Ópera, virtuosismo e música doméstica, Luísa Cymbron. Lisboa: Colibri-CESEM, 2012.
Opúsculos (2), de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 3). Lisboa: Editorial Caminho 1984.
Opúsculos (3), de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 4). Lisboa: Editorial Caminho 1984.
Orfeu e Eurídice (Gluck) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 34). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Órgãos de tubos de Santarém: catálogo / textos Luís Nazaré Ferreira, Dinarte Machado; fot. Luís Moutinho, Dinarte Machado. Santarém: Câmara Municipal, 2009, 1 ed. 44 p. ISBN 978-972-8491-35-2.
Órgãos de Tubos em Portugal, Mosteiro de Semide: Lusitana organa / Coord. Edite Rocha. – Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, Associação Musical pro-organo, 2011. 114 p. Obra publicada com a colaboração de: Paróquia de Santa Maria de Semide. – Este primeiro número dedicado ao Órgão de Tubos do Mosteiro de Santa Maria de Semide. Inclui textos da autoria de Edite Rocha, Maria do Amparo Carvas Monteiro e Dinarte Machado. ISBN 978-989-26-0135-9.
Origens e Segredos da Música Portuguesa Contemporânea. Música em Som e Imagem. De Serralves ao Rivoli, de Paris a Darmstadt, do Monte da Virgem aos Estúdios dos Clérigos, do Teatro às Artes Visuais, de Cândido Lima. Porto: Edições Politema 2003.
Os Beatles contados aos jovens, de José Jorge Letria; Ilustrações de Nuno Fonseca (=Contar/Recontar). Lisboa: Terramar 2001, 1ª ed.
Os cabelos de Beethoven, de Russel Martin (=Ficção/Verdade). Temas e Debates 2002, 1ª ed.
Os Cantares Polifónicos do Baixo Minho, Ana Maria Azevedo Edição Estratégias Criativas – 1997.
Os coretos em Portugal e noutros países / Exposição Fotos e Postais Ilustrados Sobre os Coretos em Portugal e Noutros Países; [apresent.] Fernando Manata. Figueiró dos Vinhos: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, [D.L. 2009], 8 p.
Os Melhores Álbuns da Música Popular Portuguesa 1960-1997, Jorge Dias e Luís Maio (coord.), Público/FNAC, 1998
Os Músicos de Bremen. Contos de apoio à leitura e à escrita, 1º Ciclo do Ensino Básico, Texto Editora, 1ª ed. 2001; 2ª ed. 2007. NIB 978-972-47-3577-1.
Os Nossos Dias ao Ritmo do Rock, de Mikael Niemi (=Grandes Narrativas). Editorial Presença 2006.
Os órgãos históricos de Aveiro / Domingos Peixoto. Aveiro: Câmara Municipal de Aveiro, imp. 2018, 279 p. ISBN 978-989-8064-43-1.
Os vizinhos da Casa Azul, livro infantil de Vera do Vale, Francisca Oliveira, com ilustração de João Tavares. Edições Nova Gaia 2003.
Óscar da Silva. Sonata Saudade. A Viagem, de A. Cunha e Silva. Porto 2004.
Otelo (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 37). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Palhaços (Leoncavallo) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 7). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1946.
Palhaços (Leoncavallo) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 7). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947, 2ª ed. revista e actualizada.
Para a sociologia da música tradicional açoriana, de J.M. Bettencourt da Câmara (=Biblioteca Breve 111). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa 1984, 1ª ed.
Para uma História do Fado, de Rui Vieira Nery (=Fado 100 anos). Público 2004.
Pascoal (Donizetti) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 41). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Paulina ao piano, de Alice Vieira. Caminho 1999, 5ª ed.
Paulo de Cristo, de Acílio Mendes. Fátima: Difusora Bíblica 2009. ISBN 978-972-652-261-4.
Peças de um mosaico: Temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil, David Cranmer. Lisboa, Colibri-CESEM, 2017.
Pedro e o Lobo (=Clássicos Disney). Lisboa: Abril Jovem 1992.
Pequenos músicos. 1 º e 2 º Anos do Ensino Básico, de Paulo Henriques, Nuno Castanheira, Luís Batalha. Gaia: Gailivro 2009. ISBN 978-989-557-666-1.
Pequenos músicos. 3º e 4º Anos do Ensino Básico, de Paulo Henriques, Nuno Castanheira, Luís Batalha. Gaia: Gailivro 2009. ISBN 978-989-557-667-8.
Pescadores de Pérolas (Bizet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 35). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Piano a duas vozes, romance de Bernard Mac Laverty (=Contemporânea). Publicações Europa-América 1999.
Piano. Os clássicos de A a Z. A Grande Coletânea de Partituras. Alemanha, Colónia: Naumann&Göbel Verlagsgesellschaft. ISBN 978-3-625-12536-5.
Piano. Um guia essencial, de Chris Coetze. Lisboa: Editorial Estampa 2004.
Piotr Ilych Tchaikovsky (=Colecção Royal Philharmonic, 4, vol. 1). Público 2004.
Piotr Tchaikovsky & Edward Grieg & Wolfgang A. Mozart (=Colecçao Royal Philharmonic, 10). Público 2005.
Porque será que as flautas têm buracos e outras perguntas sobre música, de Josephine Paker. Porto: Âmbar 2002.
Primeiro esboço duma Bibliografia Musical Portuguesa com uma breve notícia histórica da Música no nosso país, de Bertino Daciano R. S. Guimarães. Porto 1947.
Quixote (Massenet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 63). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1953.
Recorrências-Léxico e Motivos Sãojoaninos no Cante – Maria José Albarran Carvalho – Arquivo de Beja – Volume XI – Série III – págs. 87 a 110 – Agosto 1999
Reflexões sobre a Música, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. I). Lisboa: Edições Cosmos 1978, 2ª ed. muito aumentada.
Revista “A Tradição” , Volumes I e II, de Janeiro de 1899 a Junho de 1904 – Edição da Câmara Municipal de Serpa – 1982
Revitalizar a cultura regional revitalizando o cante, José A. Orta – Arquivo de Beja – Volumes VII/VIII – Série III – Agosto 1998
Richard Wagner (=Colecção Royal Philharmonic, 3). Público 2004.
Rigoletto (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampaio Ribeiro, 1). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão s.d.
Rigoletto (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 1). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947, ed. totalmente refundida.
Robert Schumann (=Colecção Royal Philharmonic, 15). Público 2005.
Rock Stars – Cinco Anos de Rock em Portugal, Ana Rocha/Fernando Peres Rodrigues, Círculo de Leitores, 1983
Romances du Trás-os-Montes, de Anne Caufriez (=Publications du Centre Culturel Calouste Gulbenkian). Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian 1997.
Sansão e Dalila (Saint-Saëns) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 21). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
Sebastião e os músicos do castelo, livro infantil de Paulo Marcelo (= O Sol e a Lua). Campo das Letras 2003 1ª ed.
Segismundo dá a volta ao mundo (=Livros Musicais). Lisboa: Ulisseia Infantil 2004.
Sétimo Suplemento aos Anais do Orpheon Portuense fundado em 1881. Porto 1979.
Sinfonias Incompletas. A odisseia de um maestro português, de Álvaro Cassuto. Hugin 1999.
Sobre a evolução das formas musicais, de Fernando Lopes Graça (=Cadernos Culturais Inquérito, 48). Lisboa: Editorial Inquérito 2ª ed. revista e actualizada.
Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas / António Pinho Vargas. Porto, Afrontamento 2002.
Solfejo Entoado (Curso Completo), de Vitorino Matono.Lisboa: Edições musicais IVAHM, s.d.
Some Aspects of the “Cante” Tradition of Cuba: A Town in Southern Alentejo, Portugal. In Livro de Homenagem a Macário Santiago Kastner – S. Castelo Branco – Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa – Págs. 547 a 561 – 1992
Sonata em Tons de Azul, livro juvenil de Daniel Marques Ferreira (= Asas de Vento). Gailivro 2001 1ª ed.
Subsídios para o cancioneiro Popular do Baixo Alentejo (I e II Volumes) – Manuel Joaquim Delgado – Edição do Instituto Nacional de Investigação Científica – 2ª edição – 1980
Suggia, o Violoncelo. Exposição Casa-Museu Guerra Junqueiro. Câmara Municipal do Porto 2006. ISBN 972-9147-73-6.
Talia, Euterpe & Terpsicore. Crónicas, de Fernando Lopes Graça. Coimbra: Atlântida 1945.
Talia, Euterpe & Terpsicore. Crónicas, de Fernando Lopes-Graça. (=Obras Literárias de Fernando Lopes Graça, Vol. 8). Lisboa: Caminho 1990. ISBN 972-21-0061-0.
Tango em Berlim, de Wolfram Fleischhauer. Lisboa: Círculo de Leitores 2006, ISBN 972-42-3709-5.
Tanhäuser (Wagner) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 40). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1950.
Teodora a rã cantora (=Livros Musicais). Lisboa: Ulisseia Infantil 2004.
Teoria Analítica da Música do Século XX, de João Pedro Paiva de Oliveira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Educação 1998.
Teoria Estética, de Theodor W. Adorno (=Arte e Comunicação). Lisboa: Edições 70, 2005.
Teoria Musical. 1ª Parte, de Artur Fão. Obra Oficialmente Adoptada. Lisboa: Sassetti, s.d.
Todas as Faces de um Rosto, António Manuel Ribeiro, Edições Garrido, 2002
Tosca (Puccini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 8). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947, 2ª ed.
Tractado de canto llano (1533), de Mateus de Aranda. Lisboa 1962. Edição facsimilada com introdução e notas do Cón. Dr. José Augusto Alegria.
Tractado de Canto Mensurable, de Mateus de Aranda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 1978. Edição fasimilada com introd. e notas do Cón. José Augusto Alegria.
Tristão e Iseu (Ricardo Wagner) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 22-23). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1948.
Trovante – Por Detrás do Palco, Manuel Faria, Publicações Dom Quixote, 2003
Turandot (Puccini) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 27). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
Um artista intervém. Cartas com alguma moral, de Fernando Lopes-Graça (Obras Literárias de Fernando Lopes-Graça, Vol. XIV). Lisboa: Edições Cosmos 1974.
Um baile de máscaras (Verdi) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 12). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1947.
Um café com Mozart, de Julian Rushton. Prefácio de John Taverner. Lisboa: Plátano Editora 2007. ISBN 978-972-770-593-1.
Um Fantasma na Ópera, de Gabriela Morais (=A chave dos mundos, 5). Lisboa: Publicações Dom Quixote 1992.
“Um Movimento Musical como nunca houve em Portugal”: Associativismo musical e vida concertística na Lisboa liberal 1822-1853, Francesco Esposito. Lisboa: Colibri-CESEM, 2016.
Um olhar sobre o Cante Alentejano – Introdução ao Estudo da Vida e Obra de António Alfaiate Marvão – Luís Miguel S. Clemente – Arquivo de Beja – Volume XIII – Série III – Págs. 37 a 48 – 2000
Uma discografia de CDs da Composição Musical em Portugal do Século XIII aos nossos dias, de Júlia-Miguel R. Bernardes; Isabel Ramos S. Bernardes. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda 2003. ISBN 972-27-1174-1.
Uma História Social do Piano: Emergência e declínio do piano na vida quotidiana madeirense 1821-1930, Paulo Esteireiro. Lisboa: Colibri-CESEM, 2016.
Uma música constante, romance de Vikram Seth. Círculo de Leitores 2001.
Uma vida em concerto. Memórias, de Helena Sá e Costa. Campo das Letras/Casa da Música/Porto 2001. Porto 2001.
Valsa Negra, romance de Patrícia Melo. Campo das Letras 2004, 1ª ed.
Viana da Mota. Uma contribuição para o estudo da sua personalidade e da sua obra, de João de Freitas Branco, prefácio de António Sérgio. Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Música 1987 2ª ed.
Viana da Motta e Ferrucio Busoni. Correspondência 1898-1921, org. Christine Wassermann Beirão, José Manuel de Melo Beirão e Elvira Archer. Caminho da Música 2003.
Vilar de Mouros – 35 Anos de Festival, Fernando Zanith, Edições Afrontamento, 2003
Viola campaniça – o outro Alentejo, de José Alberto Sardinha. Lisboa: Círculo de Leitores: 2001.
Viver em Paris ao som de um Pífaro (o sonho de Jacques), de Susana Afonso, ilustração de António Santos. Fafe: Editora Labirinto 2008, 1ª ed. ISBN 978-972-8616-77-9
Was Bach Brazilian? O puto do adufe. O Inventor do Baião. Teorema 2004.
Werther (Massenet) (=Ópera, dir. Mário de Sampayo Ribeiro, 29). Lisboa: Editor Manuel B. Calarrão 1949.
Wolfgang Amadeus Mozart (=Colecção Royal Philharmonic, 25, vol II). Público 2005.
Wolfgang Amadeus Mozart. Crónica em imagens, de Max Becker; Stefan Schickhaus. Lisboa: Círculo de Leitores.
Wolfgang Amadeus Mozart. Uma Vida cheia de Música, de Lene Mayer-Skumanz com ilustrações de Elizabet Singer. Lisboa: Miosótis 2005, 1ª ed.
Xutos & Pontapés/XX Anos, Jorge P. Pires, El Tatu/101 Noites, 1999