Yuki Rodrigues

Piano

Yuki Rodrigues nasceu em Osaka (Japão). É filha de pai português e de mãe japonesa.

Concluiu o curso superior de piano na Escola Superior de Música de Lisboa.

Trabalhou com a professora Lídia Lantos em Portugal e com o professor Ralf Nattkemper em Hamburg, na Alemanha.

De 1996 a 2001, estudou na Escola de Interpretação e Técnica Pianística da Fundação Ciem Mozart sob orientação do Maestro Fausto Zadra e de Mme Marie Louise Bastyns Zadra.

Participou em vários concursos nacionais e internacionais de Piano, distinguindo-se com Prémios (terceiro prémio no “Concurso Jovens Músicos”, menção honrosa no Concurso Juventude Musical, menção honrosa no Concurso Maria Campina, etc).

Em 1999, participou no “Curso-Concurso Internazionale Palazzolo sull’Oglio” que decorreu em Itália, onde foi selecionada para realizar um concerto com a Orquestra Filarmónica de Como.

Em 2003, desenvolveu um intenso trabalho de música de câmara, especialmente para a formação de piano a 4 mãos, realizando vários concertos em Portugal inclusive no Coliseu de Lisboa e no Japão.

Em 2004, gravou um CD com obras de compositores portugueses e japoneses para piano solo. Efetuou uma digressão ao Oriente e realizou vários espetáculos em Portugal no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Wenceslau de Moraes.

Em Maio de 2005, realizou vários concertos no Japão no âmbito da Exposição Mundial de Aichi como representante da Comissão portuguesa e recebeu a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique.

Aos 30 anos da idade, Yuki sofreu uma lesão neuro-muscular na mão direita que a afastou do piano e panorama musical durante 12 anos.

Desde 2016, tem vindo a recuperar o seu percurso pianístico passo a passo.

Em 2017, foi admitida no programa internacional “The International Certificate for Piano Artist” da Fundação belga “Fondation Bell’Arte onde desenvolve um trabalho pianístico sob orientação do Professor Nelson Delle-Vigne, o Diretor Artístico do programa ICPA.

[ Bio inserida a 03 de abril de 2019 ]