Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Yan Mikirtumov

Piano . Direção

Natural de Moscovo (Rússia), Yan Mikirtumov iniciou a sua formação profissional aos 5 anos de idade na Escola Estatal do Arte Coral “A. V. Sweschnikov” na especialidade de “Direcção Coral” onde estudou 11 anos e obteve diploma com distinção na especialidade de “Direcção Coral”.

Em 1997, finalizou a Licenciatura em “Direcção Coral” na Academia Superior de Arte Coral em Moscovo na classe de Viktor Popov (Direcção Coral) e Mikhail Arkadiev (Piano). Entre Setembro de 97 e Janeiro de 1998, especializou-se em Composição no Conservatório Superior de P. I. Tchaikovsky, em Moscovo. A partir de 1989, tem desenvolvido uma grande actividade de concertos e recitais como cantor, pianista – acompanhador, compositor e maestro do coro.

Trabalhou com inúmeros coros mistos e masculinos de Moscovo, entre os quais Coro Juvenil “Sweschnikov”, Coro de Academia da Arte Coral, Coro masculino do Patriarcado de Moscovo, Coro masculino “Academia Coral”, Coro de Teatro “Nova Opera”, Coro do Mosteiro Sviato Danilovskij, entre outros. Participou em tournée na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Noruega, Japão, EUA e Rússia. Ganhou vários concursos de “Formação Musical” em vários níveis. Participou nos vários cursos de “Direcção Coral” orientados por B. Tevlin, A. Sokolov, Helmut Rieling, Victor Popov, entre outros.

Em 1995, participou no Primeiro Concurso Nacional dos Maestros dos Coros (Salavat Yulaev, Russia) obtendo prémio especial do júri. Em Março de 2001, participou no curso de Piano que decorreu na Universidade de Aveiro (Portugal) orientado por Valery Starodubrovsky. Entre 1991-1994 trabalhou como maestro de ensemble vocal e solista no famoso teatro dramático “Lenkom” em Moscovo, onde fez vários estreias de espectáculos musicais.

Escreveu a música para várias peças teatrais. Desde 1993, dedicou-se à música antiga como solista (tenor), coloborou com os grupos de música antiga “Madrigal” da Filarmónica de Moscovo, “Lad”, quarteto vocal “Argushev – consort”, quarteto masculino “Pesnoslov”. Gravou varios discos e CD com coros e orquestras da Rússia e Alemanha, interpretou o papel solista – tenor nas obras J. S. Bach “Johannes Passion”, H. Schutz “História de Natal”, L. van Beethoven “Missa solemnis”, G. Berlioz “Infância de Jesus Cristo”, E. Denisov “A vida e a morte de Jesus Cristo”, em estreia absoluta, entre outros.

Desde 1999 reside em Portugal onde começou a sua carreira como professor. Leccionou em vários escolas do país disciplinas: Coro, Canto, Formação Musical, Musica da Câmara, Piano e Acompanhamento. Foi entrevistado pela revista “Algarve Mais” em Março 2001 e no “Diário Cultural do Algarve” em Abril de 2003.

Em 2001, formou o seu próprio grupo “Contradição” com qual fez vários recitais, entre os quais no Centro Cultural de Belém. Foi Maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Academia Amadores de Música, com qual participou na apresentação de ópera “Boris Godunov” no Teatro “São Carlos” em Lisboa.

Fundou os Grupos Corais Juvenil e “Sénior” do Conservatório de Música de Albufeira, com os quais regularmente actua no Algarve. Em 2002, deslocou-se a França para representar Portugal no 1º Festival de Coros Juvenis e em 2004 fez digressão pela Alemanha. Recentemente apresentou o musical “Músicos de Bremen” e participou nos concertos com Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho e Orquestra do Algarve para quais fez instrumentação de duas obras.

Teve várias actuações como pianista – acompanhador entre os quais festival “MUSA” em Almada, 3º concurso de Instrumentos de Arco “Júlio Cardona” em Covilhã, “Prémio Jovens Músicos”, Concurso de Interpretação em Estoril. É regularmente convidado para acompanhar instrumentistas e cantores. Anualmente trabalha com Merce Obiol na “masterclass” de Canto na Academia de Amadores de Música.

Actualmente lecciona na Academia Nacional Superior de Orquestra, Academia de Amadores de Música, é professor de Coro e Canto no Conservatório de Musica de Albufeira. Dirige vários grupos música de câmara.

No mundo de Internet, criou vários páginas, entre as quais “Música Clássica em Portugal” e “Coro Júnior e Sénior do Conservatório de Música de Albufeira”.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook