contrabaixista Vítor Albuquerque

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Vítor Albuquerque

Contrabaixo

Vítor Albuquerque iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Graduou-se na Escola Superior de Música do Porto (ESMAE), na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) nas classes dos professores Florian Petzborn e Youri Akxenov, respetivamente. Concluiu ainda o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho.

Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento musical com os professores Pedro Wallenstein, Duncan McTier, Johannes Auersperg, Klaus Trumpf, Michael Wolf, Gottfried Engels, Massimo Giordi, Gabriele Ragghianti, Thierry Barbé, Claus Freudenstein e Petia Bagovska.

Foi convidado como formador no 7º Festival de Música e Dança da Figueira da Foz.

No seu percurso profissional integrou diversas orquestras e ensembles tais como Orquestra de Câmara de Braga, Orquestra Regional do Norte, Capela Real, Orquestra Sinfónica Juvenil, Divino Sospiro, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, ensemble dos cursos internacionais de música barroca da cidade do Porto, entre outros.

De 2003 a 2010 integrou a Orquestra Filarmónica do Amazonas em Manaus, OSESP (S. Paulo), OSB (Rio de Janeiro) e Orquestra Filarmónica de Minas Gerais (Belo Horizonte).

Vítor Albuquerque exerceu funções de docente na Academia de Música de Santa Cecília, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Conservatório de Música de Barcelos, Conservatório Bonfim e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, entre outras.

Atualmente é docente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e no Conservatório Regional de Gaia.

[ Publicado na Meloteca a 08 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook