Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Virgínia Figueiredo

Clarinete

Virgínia Figueiredo frequentou o Conservatório de Coimbra e prosseguiu os estudos na ESML. Posteriormente, frequentou a Universidade de Fullerton, na Califórnia, onde obteve o grau de Mestre. Presentemente, frequenta o último ano de doutoramento em Clarinete Performance na University of Los Angeles, Califórnia. Em Portugal, estudou clarinete com diversos professores, incluindo Carlos Alves e Nuno Silva. Nos EUA, estudou sob a direcção de Hakan Rosengren e Gary Gray.

Participou em cursos de aperfeiçoamento com Phillipe Cuper, Di Donato, Walter Boyekens, Karl Leister, Perez Piquer, James Kanter e Michael Grego.

Em 1994 foi 1º prémio num dos concursos organizados pela RDP, na região de Coimbra, e em 1995, obteve o 1º prémio no II Concurso Regional de Taveiro. Em 2003, obteve o mais alto prémio na classe de música de câmara no concurso Jovens Músicos da RDP. De 2003 a 2006 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2004 foi 1º prémio no concurso Music Associates Music Competition, em Fullerton – Califórnia, e em 2007 obteve o 1º prémio no Concerto Competition, na UCLA, em Los Angeles.

Virgínia Figueiredo colaborou com o Quinteto Diaphonia, a Orquestra do Algarve, e a Orquestra Sinfónica de Oregon, USA. Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica Juvenil, a CSUF Symphonic Orchestra e a UCLA Philharmonia. Orientou masterclasses de clarinete em Lagos, Portimão e Los Angeles, e é presentemente professora assistente de clarinete e música de câmara na UCLA.

28 Junho 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook