Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Virgílio Oliveira

Fagote

Natural de Guimarães, começou a estudar fagote aos 8 anos na Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Passou por algumas das escolas mais importantes de Portugal como a Escola Profissional Artística do Vale do Ave e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde estudou com Pedro Silva. Na Alemanha frequentou a Escola Superior de Música de Lübeck com Pierre Martens (fagote) e Björn Groth (contrafagote).

Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento, onde desenvolveu as suas capacidades musicais e técnicas com alguns dos mais conceituados fagotistas e pedagogos incluindo Klaus Thunemann, Günter Pfitzenmaier, Pascal Gallois, Marco Postinghel, Marc Trénel, Carlo Colombo, Albrecht Holder, Gilbert Audin, Giorgio Mandolesi e Sergio Azzolini.

Teve oportunidade de tocar em diversas orquestras tais como a Orquestra de Jovens da União Europeia (Summer School), Festival Junger Künstler Bayreuth, Gulbenkian, Orquestra de Câmara Portuguesa e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, entre outras. Além disso, apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica da ESMAE dirigida pelo maestro António Saiote, com a Sinfonietta Baltica (Alemanha) e o maestro Gerd Müller-Lorenz e com a Orquestra Gulbenkian dirigida pela maestrina Joana Carneiro. Tocou em directo para a rádio NDR (Alemanha), assim como para a Antena 2 (concerto a solo com a Orquestra Gulbenkian).

Foi reconhecido por diversas ocasiões em concursos em Espanha, Itália e Portugal, sendo de salientar o Prémio Honorífico e Especial de Júri na 3ª edição dos Prémios Honoríficos David Russel, o 1º prémio na 10ª edição do Concorso Internazionale de Musica per Giovani Interpreti Città di Chieri (Itália) e, em 2012, o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos (nível superior).

Para além das actividades mencionadas, começou a sua carreira como professor de fagote aos 21 anos. Durante a Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, foi o 1º fagote solo da Fundação Orquestra Estúdio (orquestra residente) e é membro fundador do Quinteto Argo Navis e do Serenade Ensemble.

Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro e está a finalizar o Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE, na classe de fagote de Pedro Silva.

2013

Partilhe
Share on Facebook
Facebook