Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Virgílio Melo

Composição

Virgílio Melo, compositor, nasceu em Lisboa, em 1961.

1974-1983
Frequenta o Conservatório Nacional de Lisboa: Violino (estudos interrompidos), História da Música, Acústica, Composição e Introdução à Música Antiga, recordando como particularmente importantes as aulas de Constança Capdeville e Santiago Kastner

1977-1981
Animador musical no âmbito das actividades da Juventude Musical Portuguesa, tendo igualmente ministrado vários cursos de formação de animadores, em Lisboa e na província .

1979-1980
Ensina Educação Musical na Escola Preparatória Gonçalves Crespo (Pontinha).

1981-1985
Estuda composição com Emmanuel Nunes em Lisboa, Paris e Colónia.

1984-1985
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

1986
Diploma de Composição (por unanimidade) na Ecole Normale de Musique de Paris (classe de Yoshihisa Taïra).

1987
Primeiro prémio de Estética no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris (classe de Rémy Stricker). Matérias estudadas: Liszt, Duparc, Schubert e Beethoven.

1988
Realiza para os programas musicais de France Culture duas emissões de rádio: “Le diable virtuose” e “Le sommeil de la raison”

Tradução dos artigos “Escala”, “Harmonia”, “Melodia” “Som/Ruído” e “Tonal/Atonal” da Enciclopédia Einaudi.

1990-1993
Estuda Música Electrónica com Patrick Lenfant no Centre de Recherches et Formation Musicales de Wallonie, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

1992
Participa no festival Ars Musica, em Bruxelas, no concerto dedicado ao trabalho do CRFMW

1992-1993
Frequenta o Institut des Arts de Diffusion em Louvain-la-Neuve (1º ano, secção Som).

1994
Segundo prémio na classe de Música Electrónica do Conservatoire Royal de Musique de Liège.

1995
Seminário “O instrumento e a electrónica” na Escola Superior de Música e de Artes do Espectáculo do Porto.

1995-1997
Professor de Análise e Técnicas de Composição e de História da Música na Academia de Música de Viana do Castelo e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo

1995-1996
Lecciona na Secção Autónoma de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Análise e História da Música.

I Curso de Verão de Composição na AMVC.

1995-2000
Crítico musical no jornal “Público”.

1996
Conferência sobre a sua obra de inspiração bíblica nas Semana de estudos Gregorianos.

1996-1997
Director pedagógico da EPMVC.

Responsável pelo projecto “Oficina Electroacústica” da AMVC, projecto apoiado pelo PRODEP e centrado no ensino das novas tecnologias musicais, a nível do secundário.

Conferência-concerto no âmbito do ClarinetmeetOporto.

II Curso de Verão de Composição na AMVC.

Concepção e direcção do concerto “Histórias dos Sons”, apresentado no Museu Municipal de Viana do Castelo. Este projecto reflectiu o trabalho da EPMVC e da AMVC no domínio da música de câmara, composição e electroacústica.

1996-2001
Lecciona Formas e Técnicas, Orquestração, Composição, Electroacústica, Análise, Sistemas Musicais Comparados e Música de Câmara na ESMAE, tendo sido membro do seu conselho pedagógico.

1998
Colaboração com a Orquestra Nacional do Porto e com o grupo “Oficina Musical”, como responsável da componente electrónica.

Participa nas “Jornadas de Música Electroacústica da Universidade de Aveiro”, “Jornadas Música Nova”, (conferência-concerto dedicada à sua obra) e festival Música em Novembro.

Concerto conjunto com Isabel Soveral na Fundação de Serralves.

Coordenação e revisão do programa do festival “Música em Novembro”

1999
Participa em duas emissões da Antena 2, dedicadas às óperas “Moisés e Aarão” de Schönberg e “Kovanchina” de Mussorgski.

Conferência “O lied — análise e interpretação” no Conservatório de Coimbra.

Participação no colóquio “Conversas em torno da tradução”, organizado pela associação “Cais de Cultura”, com uma comunicação intitulada “Problemas de tradução da terminologia musical”.

Direcção musical num concerto co-produzido pelo grupo “Música Nova” e pela ESMAE.

Participa no festival Música Viva.

Seminário “A forma em Stockhausen” na ESMAE.

2000
Prémio da melhor orquestração do 1º Festival Jovem das Comunidades Portuguesas

Participa no festival Música Viva.

Funda MC47, grupo de música mista, que tem no seu reportório obras de Berio, Stockhausen, Virgílio Melo, Lino Pinto, Ana Magalhães, Daniel Almada , Eduardo Patriarca e realiza igualmente trabalho de improvisação colectiva.

Coordenação, revisão, notas e traduções do programa da festival “Música em Novembro”

Colabora com o pianista Francisco José Monteiro, assegurando a componente electrónica dos seus recitais.

2001
Participa no festival Música Viva, como compositor, com o grupo MC47 e realizando a componente electrónica das apresentações do grupo “Música Nova”.

Colabora com o flautista Jorge Salgado Correia, assegurando a componente electrónica dos seus recitais.

2002
Artigo “Incidência e coincidência dos vários opostos” in “Cândido Lima” da colecção Compositores Portugueses Contemporâneos das edições Atelier de Composição

2003
Artigo “A abelha, a escada e o jardim” in “João Pedro Oliveira” da colecção Compositores Portugueses Contemporâneos das edições Atelier de Composição

2003-2004
Monitor no DECA da Universidade de Aveiro, nas disciplinas de Análise e Tecnologia Educativa. Ensina Análise e Técnicas de Composição no Conservatório de Música David de Sousa, no Conservatório Regional de Coimbra e na Academia de Música José Atalaya.

2004
Direcção artística do CD “Música Portuguesa Para Quarteto De Cordas” do Quarteto Lacerda

2004-2006
Ensina Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Regional de Vila Real.

2004-2010
Assistente convidado no DECA da Universidade de Aveiro, nas disciplinas de Análise, Harmonia, Tecnologia Educativa, Composição, Orquestração, Leitura atonal e Música electrónica, co-orientando igualmente mestrados nas áreas de análise e de música do século XX

2005
Responsável pela oficina de Música no seminário “Arte, Educação e Sociedade” organizado pelo Teatro Extremo

2005-2006
Ensina Análise e Técnicas de Composição na Escola de Música do Coral de Fornos

2006
Comunicação no congresso internacional “Figuras do Anjo revisitadas” em Fátima

Tradução dos textos dos melodramas de Schumann “Ballade vom Haideknaben” e “Die Flüchtlinge”

Versão portuguesa do singspiel “O Empresário” de Mozart

Textos de notas de programa e diversas apresentações de concertos no Festival Memorando Lopes-Graça organizado pelo Atelier de Composição

2008
Tradução da ópera “O dragão” de Claude-Henry Joubert

Participa no Festival Música Viva

2009
Comunicação no Guimaramus — 3º Simpósio Musica e Músicos em Guimarães

Direcção artística do CD “Fugit Irreparabile Tempus” consagrado à obras de Álvaro Salazar

Ingressa no mestrado em música para o ensino vocacional da Universidade de Aveiro

2010
Comunicação no colóquio “A música e o sagrado”, organizado pela Universidade do Minho

Comunicação nas II Jornadas de Ciência Vocal

Direcção artística do CD dedicado à música de Joseph Haydn, pelo Quarteto Lacerda

2012

Comunicação no colóquio “Ex nihilo, ex machina”, organizado pela Universidade do Minho

Realiza regularmente sessões de audição comentada, em particular no Norte do País, com a Associação Música e Músicos, de que é vice-presidente, assim como concertos comentados em instituições tão diversas como Universidade Católica, Teatro Aveirense, Teatro Hintze Ribeiro, Centro Cultural Vila Flor, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Sá de Miranda, Sociedade Portuguesa de Neurociências, Teatro Nacional de São Carlos

Colabora em várias publicações da especialidade (Jornal de Letras, Revista da música, Colóquio-Artes, Atelier de Composição, Arte Musical, notas de programas para a FCG, para o Teatro Nacional de São Carlos e diversos festivais.)

Possui igualmente experiência de direcção musical de agrupamentos vários, tendo tido aulas privadas de direcção de orquestra com Luca Pfaff e Jean-Claude Harteman.

BIBLIOGRAFIA

Sérgio Azevedo “A invenção dos sons”

Jorge Lima Barreto “Musa Lusa”

João de Freitas Branco
José Eduardo Rocha “História da Música Portuguesa”

Teresa Cascudo “Recensões bibliográficas”

Centro de informação da música portuguesa

Jane W. Davidson
Jorge Salgado Correia “Meaningful musical performance: A bodily experience”
António Ferreira “A History of Electroacoustic Music in Portugal”
Ivan Moody “Mensagens: Portuguese Music in the 20th Century”

2º colóquio da UM
Disco Álvaro Salazar

Partilhe
Share on Facebook
Facebook