Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Vasco Soeiro

Órgão

Vasco Soeiro nasceu na Madalena, Gaia, em 1976. Iniciou o estudo da música sacra colaborando nas celebrações eucarísticas. Prosseguiu os estudos, a partir de 1997, na Escola Diocesana de Ministérios Laicais do Porto, tendo frequentado o curso de Música Litúrgica na classe de Órgão, sob orientação de António Mário Costa.

Posteriormente frequentou o curso de Órgão do III Curso Nacional de Música Litúrgica (2003-2006), tendo sido orientado por Filipe Veríssimo, António Esteireiro e António Mário Costa, nas disciplinas de órgão literatura e órgão litúrgico. Durante o curso participou numa classe de aperfeiçoamento com o organista Luca Antoniotti (professor na Escola das Artes – Universidade Católica do Porto).

Em 2005 ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de Música, estudando Órgão com Domingos Peixoto e Edite Rocha. Em Setembro de 2006 participou numa masterclass em Lisboa com o organista titular de Saint Sulpice (França), Daniel Roth. Em Julho de 2008 participou na 43ª Academia Internacional de Verão de Órgão em Haarlem, na Holanda, tendo frequentado o curso de música antiga com Bernard Winsemius.

A partir de 2005 foi organista na Igreja da Lapa no Porto, desempenhando também as funções de director de assembleia e coro, e elemento efectivo do coro da Sé Catedral do Porto, com o qual participou regularmente, como cantor, em vários concertos.

No Seminário Maior do Porto, Vasco Soeiro é atualmente professor de órgão e responsável pelo Coro.

Foi ordenado presbítero no dia 8 de julho de 2018 na Catedral do Porto.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook