Vasco Mendonça compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Vasco Mendonça

Compositor

A música de Vasco Mendonça tem sido internacionalmente executada por grupos como o Asko|Schoenberg Ensemble, Nieuw Ensemble, International Contemporary Ensemble (ICE), Remix Ensemble Casa da Música, Cepromusic e Orquestra Gulbenkian, entre outros.

Mendonça tem tido obras encomendadas e tocadas em importantes festivais como Festival d’Aix-en-Provence, Aldeburgh Music, Verbier Festival, Musica Nova Helsinki, Musica Strasbourg, Gaudeamus Music Week e Festival de Música de Morelia; e em salas de comcerto como o Het Concertgebouw de Singel, Grand Theatre de Luxemburgo, Elbphilharmonie de Hamburgo, Casa da Música, Ópera Nacional Alemã, Centro Cultural del Bosque, Ópera Nacional Finlandesa, Fundação Calouste Gulbenkian e Teatr Wielki Opera (Polónia), entre muitas outras.

O seu interesse em compôr para teatro tem levado a colaborações com algumas das mais activas companhias europeias de teatro musical como o Music Theatre Wales e Muziektheater Transparant, e a trabalhar com encenadores como Katie Mitchell, Michael McCarthy, Kris Verdonck e Luis Miguel Cintra. É actualmente um dos compositores residentes na companhia belga LOD Muziektheater.

Mendonça estudou com Klas de Vries e George Benjamin, e as suas distinções incluem o Prémio Lopes Graça, o Rolex Mentor and Protegé Arts Initiative, Jovem Compositor em Residência na Casa da Música e a representação de Portugal na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO.

Projectos para 2016 incluem performances e estreias na Philharmonie de Paris, La Monnaie e Aldeburgh Festival, entre outras; e a estreia de uma nova ópera, encomendada pela Foundation Bosch 500 para a comemoração do aniversário de Jheronimus Bosch.

2016

Partilhe
Share on Facebook
Facebook