Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Vasco Broco

Violino

Natural de Lisboa, Vasco Broco iniciou os estudos musicais na Fundação dos Amigos das Crianças.

Continuou a estudar na Academia de Música de Santa Cecília, onde foi aluno de violino de Vasco Barbosa, de quem recolheu valiosos ensinamentos. Neste estabelecimento de ensino foi-lhe concedida uma bolsa de estudo pela Marquesa do Cadaval, depois de lhe ter sido atribuído o Prémio Santa Cecília. Diplomou-se pelo Conservatório de Lisboa.

Participou em vários programas juvenis para a RTP. Em 1973, ingressou na então Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, onde permaneceu até 1979. Violinista da Orquestra Gulbenkian desde 1981, onde já se apresentou como solista, tem colaborado com outras orquestras: Sinfónica Juvenil, Pró-música, La Folia e Orquestra de Câmara de Lisboa. Participou em vários festivais de música em Portugal e França, como solista e integrado em grupos de câmara.

A partir de 1977, foi professor das classes de violino e de conjunto (música de câmara e orquestra) na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha, da qual é membro fundador. Tem colaborado como membro da Direcção Artística da Orquestra das Escolas de Música na realização dos cursos/estágio que ocorrem anualmente. Integra o Quarteto de Cordas de Lisboa desde 1986. Encontra-se presentemente a leccionar na Academia de Música de Santa Cecília e no Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz.

28 Novembro 2000