Trio Fado

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Trio Fado

Fado

No início, foram as atuações em restaurantes portugueses de Berlim. Mas, rapidamente o Trio Fado subiu ao palco de várias salas de espectáculo da capital, como a Casa das Culturas do Mundo,Oficina das Culturas, Passionskirche, Universidade das Artes Berlim (HDK) ou o Instituto Ibero-Americano.

Foi-se, assim, alargando a divulgação da música portuguesa em Berlim, o que acabou por levar à ‘descoberta’ do grupo pela Radio Multikulti (RBB-Berlin), em cujas emissões o Trio Fado já, por diversas vezes, participou, tocando e cantando ao vivo.

Em 2002, as vozes de António de Brito e Maria Carvalho mereceram o 2° e 3° lugares no 2° Festival de Fado amador na Alemanha.

Em 2004, o Trio Fado foi um dos finalistas, seleccionados entre 80 grupos de diversos países, do Prémio Musical das Culturas – “Musica Vitale.” Em fins de 2004, a RTP Internacional transmitiu uma reportagem sobre o Trio, gravada aquando de um concerto em Berlim. Este concerto foi transmitido em toda a Europa.

Em janeiro de 2005, o Trio Fado lançou o seu primeiro CD, com o título “Com que voz”, imediatamente apresentado na Rbb-Berlin.

Em novembro de 2005, o Trio Fado foi convidado para atuar na Arménia (5 concertos e apresentação ao vivo na Televisão e na Radio deste país).

Em 2006, o Trio Fado esteve em digressão por 22 cidades na Renânia do Norte – Alemanha.

Em abril, o grupo fez parte do programa que acompanhou a exposição “Melancolia” na Galeria Nacional / Berlim.

Ainda no mesmo ano, em julho, o trio foi um dos participantes do Worldmusik Festival “la Ghironda” que se realizou no Sul de Itália. Aqui o grupo atuou durante cinco dias ao lado de artistas internacionais.

Mais tarde, em outubro, o Trio Fado foi um dos finalistas, seleccionados entre 109 grupos de diversos países, do Prémio Musical das Culturas – “Creole”.

Em 2007 o grupo continuou a propagar a sua música no estrangeiro. Áustria, Luxemburgo, Suíça. Ainda neste ano foi feita a preparação para o novo CD.

Trio Fado apresentou o seu novo CD”PortoLisboa” na Filarmónica de Berlim em 2008. Este CD evidencia as composições e textos do Trio Fado, que ocupam aqui um maior espaço.

Em princípios de 2009, além de novo concerto na Filarmónica de Berlim, o Grupo apresentou-se nos palcos de filarmónicas em 3 cidades russas: Ekaterinburgo, Ufa e Khavarovsk.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook