Tomás Ribas
Autor
Frequentou o liceu e depois a Faculdade de Letras de Lisboa, no curso de Histórico-Filosóficas, que não chegou a concluir.
Esteve depois no Conservatório Nacional, onde tirou o curso especial de Dança e Coreografia.
Viajou pela Europa e pelos Estados Unidos da América como bolseiro do Instituto de Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo trabalhado na Ópera de Paris e nos arquivos dos teatros líricos italianos, e fequentado vários cursos no Actors Studio de Nova Iorque, onde também participou num seminário da Universidade de Columbia sobre antropologia cultural.
Na área do teatro, foi encenador e coreografista. Trabalhou como conservador arquivista no Teatro Nacional de São Carlos durante vários anos.
Trabalhou como docente na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, onde também fez parte do conselho científico, no Instituto de Novas Profissões, e no Conservatório, onde deu aulas de dança, encenação e estética.
Como jornalista, escreveu para vários jornais diários de Lisboa e revistas, incluindo O Século Ilustrado, Vértice, Vida Mundial e Mundo Literário, tendo-se destacado principalmente como crítico de bailado.
Esteve igualmente no Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres, como chefe da divisão de Etnografia e Folclore.
Ocupou a posição de delegado da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Faro, e fez parte do Conselho da Região de Turismo do Algarve entre 1977 e 1986, tendo-se destacado pelo impulso que deu à etnografia e cultura da região.
Deixou uma vasta obra literária, tendo publicado o seu primeiro livro, Monotonia, aos vinte e cinco anos, que foi a sua única obra de poesia. Em prosa, escreveu sobre vários temas, destacando-se as obras Pavlova, sobre a bailarina russa Anna Pavlova, O Primeiro Negócio, de ficção, Cláudia e as Vozes do Mar, sobre teatro, e o ensaio Etnografia, Ballet, Danças Populares e Teatro. Escreveu igualmente vários roteiros sobre Portugal, incluindo Guia de Recolha de Danças, Portugal Turístico, Guia Turístico de Faro (1987), e Beja à Descoberta de um Passado (1995). Também redigiu o prefácio para a segunda edição do livro Um Algarve Outro – contado de boca em boca. Em 1999, publicou a sua última obra, O Teatro Trindade – Cento e Vinte Anos de Vida, da editora Lello e Irmãos. Tomás Ribas faleceu em 21 de março de 1999, na cidade de Lisboa.
Prémios e homenagens
Foi homenageado com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Dança de Paris. Em 9 de junho de 1993, Tomás Ribas foi honrado com o grau de comendador na Ordem do Mérito. O seu nome também foi colocado na toponímia da Nazaré e Alcáçovas.
Algumas obras
O Que É o Ballet? (1959)
A Dança e o Ballet no Passado e no Presente (1959)
Danças do povo português (1961)
Pavlova (1962)
Etnologia (2 volumes, 1977)
A dança e o ballet (2 volumes, 1980)
Danças populares portuguesas (1983)
Guia de Recolha de Danças Populares (1985)