Tomás Henriques, compositor natural de Vila Franca de Xira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tomás Henriques

Compositor

Tomás Henriques nasceu em Vila Franca de Xira em 1963.

Estudou trombone, piano e composição no Conservatório Nacional de Lisboa de 1977 a 1987, escola onde obteve o Diploma em Composição e onde estudou com os compositores Constança Capdeville e Jorge Peixinho.

O interesse pelas novas tecnologias levaram-no a estudar música electroacústica em Paris, no Groupe de Recherches Musicales – GRM, em 1988 onde trabalhou com o compositor Philipe Mion.

Em 1997 completou um doutoramento em Composição na Universidade de Buffalo (Estados Unidos).

As suas obras têm sido encomendadas por diversas instituições, nomeadamente a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Cultura e o Festival Música Viva.

Tem vindo a apresentar software e composições musicais em vários festivais e conferências nacionais e internacionais, entre as quais o Third Practice Electronic Music Festival (Richmond, Virginia), na Society of Electroacoustic Music of the United States (Denton, Texas) e na International Computer Music Conference (S. José, Califórnia).

Tem mantido em Portugal uma actividade regular no ensino e divulgação da informática aplicada à música e, na qualidade de investigador, tem desenvolvido software para a espacialização de som e para controladores MIDI.

As suas composições têm sido tocadas em festivais de música como o North American New Music Festival, o June in Buffalo Contemporary Music Festival, o Festival Música Viva, o Festival Synthèse e em variados concertos na Europa e nos EUA.

É professor no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

[ Músicos naturais de Vila Franca de Xira ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook