Bio+
Tiago Rosário
Piano
“Um pianista com momentos de verdadeira quintessência”, disse Eurico Carrapatoso de Tiago Rosário, pianista que já tocou nas mais prestigiadas salas de concerto portuguesas, como o CCB e a Casa da Música, apresentando-se a solo, com orquestra e em concertos de música de câmara.
Tiago Rosário iniciou os estudos musicais aos 4 anos no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em Beja, tendo estudado piano com Alberta Soares e José Azevedo Souza. Em 2012 ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde continuou a sua aprendizagem com Ana Valente, tendo terminado em 2015 com a classificação máxima. Nesse ano foi admitido na classe de Vladimir Viardo na University of North Texas e na classe de Pedro Burmester na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, tendo ingressado na última, onde completou a licenciatura com alta distinção.
Participou em vários concursos, obtendo diversos prémios, como o 2º prémio no Concurso internacional “Cidade do Fundão” e o 1º prémio no Concurso Czerny. Foi membro dos grupos Triokovich (2º lugar no Prémio Jovens Músicos) e Quarteto Werther (3º lugar no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça), sendo membro fundador do Quarteto Rosário.
Estuda na Musikhochschule Münster (Alemanha), na classe de Heribert Koch, sendo “protegé” da Associação “Amigos de Música”.
Tem colaborado com artistas de renome, como o reconhecido compositor português Eurico Carrapatoso e o aclamado Grupo Vocal Olisipo, e teve também oportunidade de estudar com mestres como Miguel Borges Coelho, Miguel Henriques, Riszard Woicicki, Paul Badura-Skoda, Claudio Martinez Mehner, Anna Tomasik e Xavier Gagnepain.
Foi convidado a tocar no festival “Porto Pianofest 2020”, no qual apresentou na íntegra o ciclo de estudos op. 25 de Chopin.
Bio facultada por Tiago Rosário em 2021
Músicos de Beja
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho