Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tiago Rosa

Fagote

Tiago Rosa, natural de Almeirim é licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) na classe de Fagote de Hugues Kesteman. Em 2013 ingressou, na mesma escola, no Mestrado em interpretação artística e no Mestrado em Ensino da Música.

Iniciou os estudos musicais aos 13 anos na Banda Marcial de Almeirim com o professor e maestro António Simões Ribeiro. Em 2005 iniciou o estudo do Fagote com Hugo Mendes no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais onde em 2009 terminou o curso básico de música com a classificação final de 19 valores.

Tocou sobre a direção de alguns maestros, dos quais se destacam António Saiote, Raf de Keninck, Michelangelo Galeati, Pedro Neves, Ernest Schelle, Francisco Ferreira, Alberto Roque, Octávio Mas-Arocas, Délio Gonçalves, Hélder Tavares, José Pascoal Vilaplana, Harry Lyth, Luís Carvalho, Jouke Hoekstra, Erik Janssen e Jan Dobrezlewski.

Participou em orquestras como: Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra ESART, Art’Sinfonic Orchestra, Aere Symphonic Wind Ensemble, Ars Lusitanea, Orquestra EPABI, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica de Thomar, entre outras.

Realizou classes de aperfeiçoamento e Workshops de Fagote com Benny Agassi, Hugo Mendes, Rui Lopes, Pedro Silva, Carlo Colombo (Lyon), Gavin Hill, Allen Smith, Ricardo Ramos, Luc Loubry (Bruxelas), Pierre Olivier Martens, Olivier Massot, Gilbert Audin (Paris) e Giorgio Mandolesi, entre outros.

Integrou vários grupos de música de câmara, com os quais se apresentou em Portugal e Espanha, tendo realizado a estreia em Portugal do Concertino de Jurian Andriessen para Fagote e Decateto de Sopros, com o Decateto de Sopros da ESMAE. Teve orientação de música de câmara com Hugo Mendes, Filipe Freitas, Jaime Mota e Hugues Kesteman.

Leciona a disciplina de Fagote no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, no qual assume igualmente a disciplinas de Classe de Conjunto, Expressão Musical, Orff e Música de Câmara. Leciona ainda a disciplina de Fagote e Classe de Conjunto no Conservatório das Caldas da Rainha.

É professor convidado para a realização de estágios académicos como chefe de naipe de Fagote em vários estágios nacionais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook