maestro Tiago Pires

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tiago Pires

Direção

Natural de Silves, Tiago Pires iniciou o seu percurso musical aos oito anos na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Silvense. Em 2010, prosseguiu os seus estudos musicais no curso profissional de instrumentista no Conservatório de Lagoa – Academia de Música de Lagos, na classe de Vasco Ramalho.

Em 2013 ingressou na Universidade de Música de Évora onde concluiu a Licenciatura em Música na vertente de Percussão no ano de 2016.

Durante a sua formação como percussionista, frequentou várias classes de aperfeiçoamento e workshops tendo trabalhado com diversos instrumentistas, docentes e maestros, entre os quais, Pedro Carneiro, Rui Gomes, Ludwig Albert, Lin Chin Cheng, Fernando Marinho, Jorge Salgueiro, Cesário Costa, entre outros.

Como percussionista colaborou com vários agrupamentos musicais onde se destacam: Abmiram, Duo4mallets, Orquestra de Sopros do Algarve – OSA, Orquestra Clássica da Academia – OCDA, Orquestra Clássica do Sul e Banda Sinfónica do Sul.

Foi docente de Percussão/Bateria na Academia de Música de Lagos e Conservatório Joly Braga Santos, Portimão. Foi ainda coordenador, professor e maestro na escola de música/banda juvenil da Sociedade Filarmónica Silvense.
Frequentou o curso de Direcção de Orquestra na Escuela de Direccion de Orquestra e Banda Maestro Navarro Lara, durante dois anos (2016/2018), onde estudou com o maestro Francisco Navarro Lara.

Estuda direcção com Paulo Martins na APB, Academia Portuguesa para Banda e paralelamente frequenta o curso de Direcção de Orquestra na European Academy for Wind Band, onde estuda com os maestros Jan Cober, Javier Vicieiro, André Granjo e Andrés Álvarez.

Encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música – vertente Percussão, na Universidade de Évora.

Lecciona as disciplinas de Percussão, Bateria e Orquestra no Conservatório de Artes de Lagoa, Conservatório de Música e Artes de Lagos e Academia de Música de Portimão.

[ Bio publicada na Meloteca a 05 de junho de 2019 a partir do I Estágio de Orquestra Juvenil ‘ 19 | Lagoa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook