Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Avançar

Tiago Pinto-Ribeiro

Contrabaixo

Tiago Pinto-Ribeiro nasceu no Porto em 1978. Iniciou o estudo de contrabaixo aos treze anos.

Em 1999 conclui o Bacharelato na Escola Superior de Música do Porto. No mesmo ano, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, ingressou na Universität der Künste de Berlim, na classe de Michael Wolf, concluindo a Licenciatura “Diplom” e um Mestrado “Konzert-Examen”, o qual terminou em 2004 com classificação máxima e distinção.

Frequentou várias classes magistrais com contrabaixistas como R. Zepperitz, Janne Saksala, K. Stoll, W. Güttler, entre outros.

Entre os vários prémios nacionais e internacionais destacam-se a Menção Honrosa, em 1996, no Concurso Internacional de Contrabaixo da International Society of Bassists, em Houston-Texas, e, em 2003, o 1º prémio no Concurso Internacional de Cordas, classe A, “Julio Cardona” na Covilhã.

Em música de câmara, Tiago tem colaborado com o Schostakovitch Ensemble (DSCH) onde tem tocado com músicos como José Van Dam, Tatiana Samouil, Pawel Gonziakov e Filipe Pinto-Ribeiro.

Durante o seu percurso na Alemanha, Tiago Pinto-Ribeiro trabalhou em algumas das melhores orquestras alemãs e mundiais. Foi admitido na NDR Syphonie Orchester de Hamburgo onde trabalhou 2 anos. Entretanto reforçou com bastante regularidade a NDR Radio Philharmonie de Hannover, a Orquestra Sinfónica de Berlim, a Orquestra Sinfónica da Galiza, entre outras, onde foi dirigido por maestros mundialmente consagrados como Claudio Abbado, K. Eschembach, K. Von Dohnahny, Mariss Jansons, entre outros.

Tiago Pinto Ribeiro é professor da Escola Profissional de Música de Espinho e é membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

[ Músicos naturais do Porto ]
Partilhe
Share on Facebook
Facebook