Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tiago Paraíso

Fagote

Tiago Filipe Santos Paraíso nasceu em 1983 na cidade de Leiria.

Aos 8 anos iniciou os estudos musicais na escola de artes SAMP, Pousos, Leiria. Aos dezassete anos ingressou na Escola Profissional de Artes de Beira Interior, Covilhã, na classe de Fagote de João Brito, para o 7º ano e aos vinte anos estava já no ensino superior, onde se encontra actualmente, no Instituto Jean Piaget com o mesmo professor.

Desde que começou a estudar fagote tem frequentado vários cursos e participações em várias orquestras. Em 2001 participou no curso de verão nas Caldas da Rainha com Hugues Kesteman e frequentou também o 18º Curso Internacional de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos do Inatel, em Portalegre. Em 2002, esteve presente, como participante na Classe de Aperfeiçoamento de Fagote orientado por Pierre Olivier Martens, que decorreu na escola de música de Loureiro e participou no estágio da Orquestra Sinfónica Juvenil, nos Açores.

Em 2004, participou no 1º Workshop de Jazz no Instituto Jean Piaget orientado por Pedro Moreira. Neste mesmo ano esteve presente no estágio da Orquestra Sinfónica do Alto Minho dirigido pelo maestro Márcio Pereira, no 1º Workshop Orquestra Jovens Músicos orientado pelos maestros Henrique Piloto e Pedro Figueiredo, na classe de aperfeiçoamento para jovens maestros, como membro da orquestra, com o maestro Jean Sebastian Béreau e ainda na classe de aperfeiçoamento de Direcção de Banda como membro da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, dirigido por Mitchell J. Fennell e com o solista Nuno Silva, clarinete.

Participou também no Ensemble Moderno do Conservatório Nacional de Lisboa, onde estrearam em Portugal a “Canção da Terra” de Mahler, versão de Schonberg.

Tem colaborado com a Orquestra da Escola Profissional da Beira Interior, a Orquestra do Instituto Piaget, com a Orquestra da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa e com a Orquestra Sinfónica Nacional São Carlos, como reforço. Neste momento encontra-se a estudar no 2º Ano da Licenciatura em Música no Instituto Jean Piaget. É membro fundador do “Ensemble Palhetas Duplas”.

29 Setembro 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook