Tiago Marques
Direção
Tiago Marques estudou Piano e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN).
Tem vários graus superiores na área da música, incluindo um Bacharelato em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), uma Licenciatura em Direção Coral pelo Conservatorium van Amsterdam e dois Mestrados em Direção Coral (ensino e performance) pela ESML, tendo estudado com Christopher Bochmann, Daniel Reuss, Jos van Veldhoven e Paulo Lourenço, entre outros.
Participou em diversos cursos e workshops com, entre outros, os New York Voices, Phil Mattson, Michele Weir, Anders Edenroth, Ward Swingle, Jonathan Rathbone e Jens Johanssen.
Dirigiu e ensaiou coros de repertório muito variado – ópera, música coral sinfónica, música antiga, música moderna e Close Harmony – em Portugal, na Holanda e na República Checa. Cantou também em diversos coros e grupos vocais premiados em festivais internacionais, como Dekoor Close Harmony, On Air Vocal Group e Downtown.
É professor das classes de Coro na EMCN desde 2005. Dirige atualmente o Coro da Ermida, o grupo vocal Jazz Cantat, que fundou em 2014, e o coro Musaico (EMCN).
É também compositor e arranjador: o seu arranjo de “Manhã de Carnaval” recebeu o prémio de Melhor Arranjo no International Vocal Group Festival 2004, em Tilburg, Holanda, e obras suas têm sido gravadas por grupos como o Coro Ricercare, o Coro de Câmara Lisboa Cantat, Dekoor Close Harmony, Figomaduro e On Air Vocal Group. Tiago Marques é o autor da versão portuguesa do libreto de O Monstro no Labirinto de Jonathan Dove.
Setembro 2017