Tiago Marques oboé

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tiago Marques

Oboé

Tiago Marques é natural de Ourém. Começou os estudos musicais aos 8 anos no Conservatório Regional de Tomar na classe de Piano. Em 1995 começou a estudar Oboé no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com Andrew Swinnertoon e Linda Carina onde concluiu o 8º grau em Oboé.

Em Lisboa estudou com Hristo Kasmetski e Andrew Swinnerton e foi com este professor que finalizou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa.

Fez classes de aperfeiçoamento de Oboé com François Leleux, Hansjorg Schellenberger, Thomas Indermühle, Nicholas Daniel, Alex Klein, David Walter, Ricardo Lopes, Pedro Ribeiro e Ricardo Barbosa.

Em 2009 foi convidado para ministrar aulas de Oboé, Classe de Conjunto e Orquestra de Sopros na Escola de Artes de Sines onde esteve até Agosto de 2013.

No contexto orquestral trabalhou com Michael Zilm, Luiz Fernando Malheiro, Gerardo Junior, Pedro Neves, Brian Schembri, Marin Aslop, Lorin Maazel entre outros.

Colaborou com Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Theatro São Pedro (Brasil), Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Sintra, Orquestra de Cascais entre outras.

Foi membro fundador do Quinteto de Sopros 1⁄4 de Tom, Quarteto Orbis Odaf e do Ensemble de Fusão “Os Maquinistas”.

Tiago Marques exerceu a posição de primeiro oboé na Orquestra Filarmónica de São Caetano do Sul (São Paulo) de 2014 a 2016. Foi oboísta no musical “O Homem de La Mancha” com a direção de Miguel Falabella no Teatro FIESP em São Paulo.

Desde 2014 pertence ao Circuito de improvisação Livre de São Paulo onde tem praticado a arte da improvisação livre quer seja como executante ou como regente utilizando linguagem de composição em tempo real.

Durante a sua estadia em São Paulo (Brasil), foi membro do grupo de Jazz “Toró Instrumental” no qual gravou seu primeiro CD em Maio de 2017. Gravou CD “Ainda dá Tempo” com o grupo Rafael Thomaz Septeto em 2018.

Foi coordenador artístico/pedagógico do Projeto Guri (maior projeto Sócio/Cultural do Brasil. Neste momento é professor na Escola Municipal de Música das Lajes do Pico.

[ Bio facultada por Tiago Marques e publicada na Meloteca a 08 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook