Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tiago Ferreira

Guitarra

Tiago Ferreira, natural de Luanda, Angola, iniciou os estudos musicais em Leiria, Portugal, cidade onde tem residido quase toda a sua vida. Concluiu o 8.º grau de guitarra, no conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga, na classe deArtur Caldeira.

Frequentou o curso superior de guitarra na ESMAE, na classe de José Pina, tendo concluído o bacharelato em 1998. Reingressou mais tarde na ESMAE, tendo concluído a licenciatura em 2005.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com José Pina, David Russel, Eduardo Isaac, Leo Brouwer, Carlos Bonnel, Abel Carlevaro, Betho Davesac, Tomás Camacho e com Alberto Ponce, por duas vezes, na disciplina de seminário na ESMAE.

Apresentou-se a público, quer integrando ensembles de guitarra quer a solo, apresentando obras dos mais variados estilos e épocas tendo privilegiado, no seu reportório a solo, obras contemporâneas, em especial de compositores portugueses, destacando-se a estreia em 2004 de “Improvisação II” do compositor Pedro Rocha, obra que lhe foi dedicada.

Como intérprete apresentou-se mais recentemente no ciclo de recitais A Guitarra no Outono, em Leiria, a solo e em sexteto dos professores de guitarras do Orfeão de Leiria, tendo interpretado arranjos de melodias de Natal e, em estreia, a obra para sexteto de guitarras “Variações sobre um tema de Natal” de J. Mesquita Lopes.

Não sendo compositor é, no entanto, autor de um estudo de trémolo para guitarra cuja melodia é irlandesa (século XV) e se tornou na canção popular irlandesa “Down By The Salleys Garden” com poema de W. B. Yeats (século XIX).

Leccionou guitarra em várias escolas do ensino artístico e lecciona actualmente no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, escola onde é professor desde 1998.