Tesseract Ensemble

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tesseract Ensemble

Agrupamento

O Tesseract Ensemble – grupo residente no Espaço Lisboa Incomum – nasce do simples e genuíno desejo de fazer música do nosso tempo. Formado por intérpretes com larga experiência nas mais diversas expressões artístico-musicais, o Tesseract se propõe como desafio principal fomentar e divulgar a música contemporânea portuguesa por meio de concertos regulares, edições fonográficas e encomendas de obras.

Certos de que as linguagens musicais e suas respectivas interpretações se desenvolvem num processo dinâmico entre passado e presente, o Ensemble não poderia ficar alheio às grandes obras de câmara do século XX, tão raramente ouvidas nas salas de concerto do nosso país.

Da mesma forma, o grupo nasce vocacionado ao trabalho de colaboração com artistas nacionais e internacionais que estarão em residência artística no Lisboa Incomum, ampliando, assim, as várias dimensões do seu repertório.

Para o concerto inaugural, Monika Streitová (flauta), Marco Fernandes (percussão), Pedro Rodrigues (guitarra), Miguel Rocha (violoncelo) e Ana Cláudia Assis (piano), selecionaram 5 obras que vão desde o misticismo do compositor norte-americano Paul Chiara, passando pela aleatoriedade característica de Jorge Peixinho e a plasticidade sonora de João Pedro Oliveira, até a impetuosidade gestual de Jaime Reis. Naturalmente que não poderia faltar uma estreia mundial e esta ficará à cargo dos Micro-Fragmentos do compositor brasileiro Roberto Victorio, dedicada ao Tesseract Ensemble.

Lisboa Incomum, dia 17/02/2019, 17:00.

[ Facultado por Monika Streitovà e inserido a 22 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook