Teresa Raminhos pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Teresa Raminhos

Piano

Natural de Coimbra, Teresa Raminhos iniciou os estudos musicais aos cinco anos, na Escola de Música “Pianola” em Águeda, na classe de Maria Luísa Serra. No Ano Lectivo 1992/93, ingressou no Conservatório de Música de Aveiro, passando a frequentar a classe de Isabel Canelas, até ao 3º Grau. Durante os anos de estudo no Conservatório fez parte da “Big Band” e realizou acompanhamentos das classes de Contrabaixo, naquela Instituição.

Concluiu o Curso de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, na classe de Regina Castro, com 18 valores. Concorrente a Concursos de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, aí obteve vários prémios sobressaindo: 1997 – 2º Prémio, Categoria B; 1998 – 2º Prémio ex-aequo, Categoria A, e Prémio Peça do Século XX; 1999 – Menção Honrosa, Categoria A; 2001, o 1º Prémio – Categoria A, e Prémio para a Melhor Interpretação da Peça do Século XX (ex-aequo).

Foi participante em Cursos de Piano regidos pelos professores Álvaro Teixeira Lopes, Jaime Mota, Constantin Sandu, Fausto Neves, Carola Grindea, Adam Wodnicki, Nadia Lasserson, Nancy Lee Harper, Diane Andersen, Jaime Mota, Vitali Dotsenko, Roy Howat, Jorge Moyano, Alberto Portugheis, Luíz de Moura Castro, Pierre Réach, Vitaly Margulis, Niklas Sivelov e Barbara Moser. A nível de Música de Câmara trabalhou com Chagas Rosa, Fausto Neves, Jaime Mota, Olga Prats e Gwendolyn Watson. Recebeu ainda aulas particulares da Sra. D. Helena Sá e Costa.

Participou no Festival Internacional e Curso de Piano “Celebrando Grandes Pianistas” (edições 2001, 2002, 2003 e 2004), Academia de Verão 2004 – Música no Alto Minho, Semana Internacional de Piano de Óbidos 2004 e 2005, Performa “Encontros de Investigação em Performance” e Austrian Master Classes 2005. Frequentou um Curso de Harmonia ao Teclado/Improvisação orientado por Amílcar Vasques Dias. Orientada pela Mestra Helena Caspurro, frequentou um Seminário sob o tema “Música: Compreender Improvisando” e, com José Geraldo, um outro seminário intitulado “O Corpo e a Interpretação – Como estar em palco”.

Em 2006, participou numa formação sobre Pedagogia e Técnica Pianística, orientada pelo Professor Fausto Neves. Em 2007, frequentou o Curso de Formação Profissional Alexander Technique orientado por Patrícia Gavinho. Em 2008, participou num Seminário de Postura, orientado pelas fisioterapeutas Tânia Pinho e Helena Ribeiro, e um Seminário sobre “Ansiedade na Execução Musical”, sob a orientação do Prof. Dr. Diogo Pais.

É membro da EPTA, desde 2001, assistindo regularmente aos Congressos organizados pela mesma. Em 2004 recebeu da Universidade de Aveiro uma Bolsa de Mérito. Realizou, em 2005, uma gravação em directo para a Antena 1. Trabalhou durante algum tempo como acompanhadora do Coro de Santa Joana, com quem gravou em CD. Também já acompanhou a Orquestra de Câmara de Jovens de Aveiro. Foi membro da Associação Cultural de Recardães, como soprano e como Acompanhadora.

Trabalhou como acompanhadora na Academia de Bailado Clássico em Aveiro, no ano lectivo 2000/2001. Foi membro do Coro Complementar do Conservatório de Música de Aveiro, dirigido pelo Professor Emanuel Pacheco, durante vários anos, efectuando concertos por várias localidades do País. Participou como pianista no Magnificat de Berio, para 2 Sopranos, Coro Misto, Sopros, 2 Pianos e Percussão, dirigido por Vasco Negreiros.

Organizou o Festival de Música Notas Breves, no Conservatório de Música de Aveiro, entre os dias 19 e 26 de Abril de 2006. No mesmo ano elaborou um concerto temático com o nome “As três séries de Variações para Piano e Violoncelo de Beethoven”. Realizou o I, IV e V níveis do curso de Pedagogia Musical, com Jos Wuytack. Participou no Concerto de apresentação e divulgação do CD, com obras do compositor Amílcar Vasques Dias, em 2006.

Concluiu o Curso de Licenciatura em Ensino de Música (Piano), na Universidade de Aveiro, na Classe de Álvaro Teixeira Lopes, no ano de 2006. Foi Professora na Escola de Música Riff, de Anadia (2005-2006), Conservatório da Guarda (2006-2007) e Conservatório de Seia (2006 a 2008), Academia de Música de Cantanhede (2008 a 2011), Conservatório Artes e Comunicação de Oliveira do Bairro (2009-2010),  Conservatório de Música de Fornos (2012 a 2015) e Conservatório de Música de Coimbra (2015-2016). Desde 2005 que lecciona no Conservatório de Música de Águeda.

Colabora regularmente com o Orfeão de Barrô, como pianista acompanhadora, tendo efectuado diversos concertos pelo país e ilhas. Tem realizado também alguns concertos como pianista acompanhadora com o Coro Misto da Cruz Vermelha Portuguesa de Águeda e Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo.

Faz parte do Ensemble Prelúdio,  juntamente com a Mezzo Soprano Maria João Gomes e a violinista Mara Silva, actuando em concertos e cerimónias.

Actualmente, é Professora de Piano no Conservatórios de Música de Águeda e na Oficina de Música de Aveiro.

06 de dezembro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook