Telmo Costa, clarinete, créditos Márcia Lessa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Telmo Costa

Clarinete

O clarinetista Telmo Costa nasceu em Santa Maria da Feira. Iniciou os estudos musicais com José Amério Belinha, na Tuna Musical de São Paio de Oleiros, aos sete anos. Posteriormente, ingressou na Academia de Música de Paços de Brandão, onde terminou o oitavo grau, com a classificação máxima, na classe de Hélder Tavares.

Frequentou classes de aperfeiçoamento de professores como António Saiote, Nuno Pinto, Florent Héau, François Benda, Kilian Herold e Harri Mäki, entre outros.

Foi galardoado em concursos nacionais e internacionais, com destaque para o 1.º Prémio no Concurso Luso-Espanhol em Fafe, o 1.º Prémio no International Clarinet Competition APC, o Golden Prize do Vienna International Music Competition, o 1.º Prémio no North International Music Competition e o 1.º Prémio no Prémio Jovens Músicos, na categoria de clarinete – nível superior. Neste mesmo concurso foi-lhe ainda atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira, o European Union of Music Competitions for Youth Prize e o Prémio Círculo Richard Wagner.

Relativamente à sua experiência orquestral, integrou a Jovem Orquestra Portuguesa (2013-2017), o Estágio Gulbenkian para Orquestra (2017 e 2018), a Gustav Mahler Jugendorchester (2016 e 2018), a Neue Philharmonie München (2018) e a Schweizer Jugendsinfonieorchester (2018).

Colaborou também com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Sinfónica e Lucerna e a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão.

Em 2019 ganhou o lugar de academista na Sinfónica de Lucerna e o lugar de 1.º Solista co-principal na Orquestra Gulbenkian. Prossegue os estudos na Hochschule für Musik, em Basileia, na Suíça, na classe de François Benda.

Bio publicada na Meloteca a 13 de julho de 2021

Músicos de Santa Maria da Feira

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho

Partilhe
Share on Facebook
Facebook