Taíssa Cunha, pianista, de Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Taíssa Cunha

Piano . Ensino . Musicologia

Nascida em Lisboa, Taíssa Poliakova Cunha iniciou os  estudos musicais no Conservatório Nacional.

Concluiu a Licenciatura em Piano com Menção de Honra no Conservatório Superior de Música de Castilla y León, em Salamanca, Espanha, onde estudou com Miriam Gómez-Morán e Alberto Rosado.

Apresentou-se pelo continente Europeu dando recitais a solo e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso “Prémio Jovens Músicos” e uma Menção de Honra no Concurso “Concertino Praha”, na República Checa.

Apresentou-se com orquestra sinfónica em Kiev, Ucrânia, no 3º Festival de Música “Dinastia”, em 2014, tendo recebido um prémio Vox Populi por parte do público.

Foi laureada em vários concursos nacionais e internacionais, destacando-se o Prémio Especial na 16a edição do Concurso de Piano de Santa Cecília e o Primeiro Prémio e Melhor Interpretação de Obra Portuguesa na 10a edição do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim.

Obteve o Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro (onde também exerceu funções de Pianista Acompanhadora por três anos, acompanhando cantores, coro, cordas, saxofone e sopros metais) sob a orientação de Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Finalista do Mestrado em Música desse ano (2017).

Foi aluna particular da renomada professora Oxana Yablonskaya, com quem estudou entre os anos 2012 e 2017.

Participou em vários festivais nacionais e internacionais, tais como o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante e o EPTA Encontro de Pianistas e Professores de Piano de Portugal, entre outros.

Morou no Brasil entre 2017 e 2019, tendo se apresentado a solo e com vários grupos de música de câmara em São Paulo, Campos do Jordão, Londrina, Maringá e Brasília, e a solo com a orquestra sinfónica OSUEL e o maestro Alessandro Sangiorgi no Teatro Ouro Verde em Londrina. Durante esse período deu aulas particulares a alunos avançados em Londrina e Maringá.

Desde o seu regresso a Portugal em 2019 tem-se apresentado regularmente a solo e em música de câmara.

Atualmente trabalha como Pianista Acompanhadora na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e como Professora de Piano na Universidade de Évora, onde também é doutoranda em Música e Musicologia.

Bio facultada por Taíssa Cunha, publicada na Meloteca a 26 de fevereiro de 2022

Músicos naturais de Lisboa

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho

Partilhe
Share on Facebook
Facebook