Susana Lopes, flautista, natural de Valpaços, Portugal

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Susana Lopes

Flauta transversal

Susana Lopes é uma flautista portuguesa, valpacense, que reside atualmente em Amesterdão.

Durante o seu percurso académico, iniciou os estudos musicais aos 8 anos na Banda Municipal de Valpaços. Com 12 anos, ingressou na classe de flauta de Inês Fernandes, na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), onde concluiu o curso de instrumentista de sopro e percussão, em 2012.

Entre os ano letivos de 2012/2013 e 2014/2015, realizou a licenciatura, na classe de Raquel Lima, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Em 2016 mudou-se para Amesterdão para iniciar o mestrado no Conservatorium van Amsterdam, na classe de Kersten McCall, onde concluiu o mesmo em 2018, com a classificação máxima.

Susana Lopes exerceu a função de docente de flauta transversal, na Academia de Artes de Chaves, no ano Letivo de 2015/2016. Participou em inúmeras classes de aperfeiçoamento com flautistas de renome, tais como Davide Formisano, Robert Dick, Felix Renggli, Matthias Ziegler, Rachel Brown, Trevor Wye, Vicent Lucas, Jacques Zoon, entre outros.

Foi laureada em vários concursos entre Espanha e Portugal, em diferentes categorias, passando por solo, música de câmara e até orquestra de sopros e sinfónica, destacando-se o 1º lugar no concurso Paços’Premium, em 2014, e ainda o 2º lugar no concurso Terras de Salette, em 2019.

Em música de câmara, Susana realiza concertos em Portugal, Alemanha e Países Baixos, com diversas formações, desde quinteto clássico a quinteto de flautas, trios com instrumentos de cordas, até ensembles de maior número, como se pode destacar o Ensemble Resonanz, do qual já fez parte. Com estes vários grupos Susana Lopes explora também a sua paixão pelos instrumentos da família da flauta transversal como o flautim, flauta alto e flauta baixo.

Susana Lopes é chefe de naipe das flautas da Banda Sinfónica Transmontana e exerce a função de freelancer, sendo frequentemente convidada para tocar em orquestras como Royal Concertgebouw Orchestra, Noord Neederlands Orchestra, Rotterdams Philharmonic Orchestra, Netherlands Radio Philharmonic Orchestra, entre outras, tendo a oportunidade de trabalhar com maestros como Valery Gergiev, Daniele Gatti, Daniel Harding, Christoph König, Dima Slobodeniouk, Joana Carneiro, Pedro Neves, Riccardo Minasi, entre muitos outros.

Bio facultada por Susana Lopes, publicada na Meloteca a 26 de fevereiro de 2022

Músicos de Valpaços

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook