Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Susana Janeiro

Fagote

Nascida em 1987, Susana Janeiro iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Música e Artes de Almada, na classe de Carolino Carreira, tendo concluído o 8º grau de fagote em 2005.

Em 2006 ingressou na Zürcher Hochule der Künst (Zurique), onde estudou fagote e fagote barroco na classe de Giorgio Mandolesi, tendo concluído com distinção o Master in Performance em 2011.

Frequentou classes de aperfeiçoamento em Portugal, Alemanha e Suiça com os professores Sergio Azzolini, Matias Rácks, Richard Galler, Urs Dengler, Daniele Galaverna, Afonso Venturieri, Ole-Kristian Dahl e Gustavo Nuñez.

Colaborou com a Orchestre de Paris, Tonhalle-Orchester Zürich, Orquestra Sinfonia Varsóvia, Orquestra Gulbenkien, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orchestrutopica, Orquestra Nacional do Porto, Sinfonietta Schaffausen, Bern Kammer Orchestra, Zürcher Kammer Orchester e a Symphonisches Orchester Zürich, onde teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Ton Koopman, Bernard Haitink e Simon Rattle.

Apresentou-se no Ciclo Jovens Intérpretes da Fundação Gulbenkien na temporada 2008/09 e apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica Juvenil, com a Orquestra do Algarve e com a ZHdK Kammerorchestra.

Realizou concertos em diversos países da Europa, México, Líbano, África do Sul, Canadá e China.

Obteve o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos (RDP-2005) na modalidade de Música de Câmara (nível médio). Em 2008 foi laureada com a Medalha de Prata de Mérito Cultural da Cidade de Almada. Em 2011 foi premiada pela Solti Foundation.

Foi bolseira da Bruno Schuler Stiftung, da Zangger-Weber-Stiftung e da Gamil-Stiftung.

Orientou classes de aperfeiçoamento em Portugal e Espanha.

É desde 2008 primeiro fagote da The World Orchestra.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook