Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Susana Duarte

Soprano

Natural de Torres Vedras, Susana Duarte iniciou os estudos musicais na Escola de Música “Luís António Maldonado Rodrigues” na classe de Elsa Cortez. Licenciou-se em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Elsa Saque, Nuno Vieira de Almeida, Olga Prats e Stephen Bull, entre outros, e em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, onde frequenta actualmente o mestrado em Artes Musicais (Lied e Oratória).

Participou em diversas classes de aperfeiçoamento, com Max Van Egmond, Helmut Lips, Hilde Zadek, Ralph Döring, Mara Zampieri, Walter Moore, João Lourenço, Claire Vangelisti e ateliers de ópera com Carleen Graham nos quais trabalhou cenas de óperas como Carmen, As Alegres Comadres de Windsor e As Bodas de Fígaro.

Conquistou o terceiro prémio no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi em Junho de 2005.

No âmbito da disciplina de Interpretação Cénica da ESML, interpretou o papel de Anna Gomez da ópera The Consul de G. Menotti e o papel de Knabe, da ópera Der Jasager de Kurt Weil, ambas sob a direcção musical de Nicholas McNair e encenadas por Paulo Matos e Francisco Salgado, respectivamente. Integrou ainda o elenco de A Flauta Mágica numa produção na Cidadela de Cascais e foi First Witch e Second Woman em Dido e Eneias no festival de ópera de Óbidos.

Estreou, com a orquestra da EPABI sob a direcção de Nuno Dario, canções de José Atalaya orquestradas por Luiz de Freitas Branco. Colaborou também com a orquestra da ESML na obra Sonho de uma noite de Verão de F. Mendelssohnn, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo. Participou nas comemorações dos 175 anos do Conservatório Nacional, no Teatro Camões, como solista na cantata D. Garcia de Jolly Braga Santos.

Tem realizado recitais de canto e piano com os pianistas Francisco Sassetti, Ana Jacobetty, Helder Marques e com Nuno Vieira de Almeida (no Ciclo Novos Cantores do Teatro São Luiz).

Apresenta-se regularmente em concertos de música antiga, integrando grupos como a Capela Lusitana, o Concerto Campestre, o Antiquos Ensemble, e o Grupo Vocal Olisipo, entre outros. Tem colaborado também com as Voces Caelestes e é membro do Coro Gulbenkian.

Participou na banda sonora do filme O Milagre segundo Salomé, do realizador Mário Barroso.

21 Setembro 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook