Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Avançar

Sónia Leitão

Guitarra

Sónia Leitão é natural da Marinha Grande, Portugal, e iniciou os estudos musicais de Guitarra na Escola de Música do Sport Operário Marinhense na classe de Ilda Coelho. Posteriormente integrou a classe de José Mesquita Lopes, no Conservatório D. Dinis em Odivelas, concluindo o curso complementar com alta classificação na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, na classe do mesmo professor.

Em 2005 ingressou no Conservatório Superior de Música de Vigo na classe de José Luis Fernandéz, concluindo a licenciatura em 2010.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com David Russell, Margarita Escarpa, Alberto Ponce, Tomás Camacho, Dejan Ivanovic, Fernando Espí, Eros Roselli, António Gonçalves, entre outros.

Foi laureada em vários concursos, nomeadamente com o primeiro prémio no Concurso Jovens Talentos do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, o primeiro prémio no concurso de Guitarra de Castelo de Paiva e o segundo prémio no concurso do Conservatório D. Dinis de Odivelas.

Foi co-coordenadora da Escola de Música do Sport Operário Marinhense. Actualmente lecciona a disciplina de Guitarra e Música de Câmara no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, a disciplina de Guitarra no Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas da Escola Profissional de Música do Orfeão de Leiria – Escola Secundária Domingos Sequeira e Guitarra na Escola de música do Sport Operário Marinhense, onde dirige também a Orquestra de Guitarras.

É, desde o ano letivo 2009/2010 coordenadora do Departamento de Cordas friccionadas e dedilhadas no Orfeão de Leiria| Conservatório de Artes.
Colaborou na gravação do cd “Orfeão no seu melhor”, em duo com a flautista Marina Camponês, gravando obras de Máximo Diego Pujol, e em ensemble de guitarras.

Como membro do antigo Trio de Guitarras de Leiria participou na semana da guitarra no auditório David Russell, em Vigo, num ciclo de concertos organizado por Margarita Escarpa.

Participou no Workshop de Musicoterapia orientado pela professora doutora Teresa Leite.

Orientou master classes de guitarra no Sport Operário Marinhense e, desde há cinco anos a esta parte que orienta ensembles no Estágio de Ensembles, desde o I ao V Festival Internacional de Guitarra de Leiria, em 2012, fazendo parte do júri do IX Concurso Internacional de Guitarra integrado neste mesmo festival.

Tem tido vários alunos premiados em concurso nacionais e internacionais; concurso nacional de guitarra de Ourém/Fátima, Prémios Honoríficos David Russell em Vigo e no Concurso Internacional de Guitarra de Almada.

Tem-se apresentado a público a solo e também acompanhando bailado com a obra Invocação e Dança de Joaquín Rodrigo, com coreografia de Catarina Moreira.

Participou, a convite da Câmara Municipal de Leiria, num concerto de beneficência, “Juntos pelo Haiti”.

Apresenta-se regularmente como solista e em duo, quer com flauta transversal quer com guitarra. Forma, atualmente, o Iberia Guitar Duo com a guitarrista Ilda Coelho.

É fundadora do Akuanduba Quinteto quem tem vindo apresentar concertos em vários pontos do país com um integral de Astor Piazzolla.

É co-directora artística do Festival Internacional de Guitarra de Leiria e do ciclo de concertos “A Guitarra no Outono”, onde teve também participações musicais como solista.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook