Investigadora e professora Sónia Duarte

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sónia Duarte

Investigação . Ensino

Sónia Maria Duarte (n. 21-11-1982) é professora e investigadora.

É doutoranda em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese Imagens de Música na Pintura Barroca em Portugal (1600-1750) e bolseira de doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Em 2018 foi bolseira no Museo Nacional del Prado. É mestre em Musicologia Histórica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com a tese O contributo da iconografia musical na pintura quatrocentista e quinhentista portuguesa, luso-flamenga e flamenga em Portugal, para o reconhecimento de práticas musicais da época: fontes e modelos utilizados nas oficinas de pintura (2012).

É mestre em Ensino da Educação Musical, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com o projecto Motivação, Música e Museus: o Museu Nacional Soares dos Reis como espaço não-formal para a aprendizagem da música (2013).

Sónia Duarte é licenciada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o projecto Arquitectura religiosa privada no concelho de Santa Maria da Feira: relação orago-comitente.

Estudou Conservação e Restauro de Pintura na Camera di Commercio Italiana e Percussão no Conservatório de Música do Porto.

Foi, ainda, bolseira de estágio no Museu Nacional da Música.

Faz levantamento de pintura em Portugal e de documentos de arquivo sobre músicos e construtores de instrumentos musicais a laborar em Portugal.

Investiga e escreve sobre iconografia musical em Portugal com principal incidência na representação de imagens de música na pintura portuguesa, tendo vindo a apresentar os resultados em artigos dados à estampa em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e conferências na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Casa da Música, Fundação de Serralves, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Biblioteca Nacional de Portugal, Universidade de Évora, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Museu de Lamego, Museu Nacional Soares dos Reis, Conservatório de Música do Porto, Palácio da Cidadela, Universidad Complutense de Madrid, Universidad Internacional de Andalucía, entre outros.

É co-editora do e-book Iconografia musical: organologia, construtores e prática musical em diálogo (Universidade NOVA de Lisboa).

Nos últimos anos leccionou as disciplinas de História da Cultura e das Artes e de História da Música no Ensino Artístico Especializado (Dança, Teatro e Música).

É membro do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa.

[ Bio facultada por Sónia Duarte e publicada na Meloteca a 09 de janeiro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook