Sofia Sarmento, pianista natural de Braga, Portugal

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sofia Sarmento

Piano

Sofia Sarmento (Braga, 1988-) iniciou os estudos musicais com Elisa Lessa na Academia de Música FUSOB. Prosseguiu a sua formação com José Alexandre Reis no Centro de Cultura Musical, onde concluiu o curso de instrumentista como melhor aluna, tendo tido a oportunidade de se apresentar a solo com a Orquestra ARTAVE.

Realizou a licenciatura e o mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe de Fausto Neves.

Posteriormente, Sofia Sarmento concretizou estudos de pós-graduação em performance na Universidade de Greenwich – Londres e no Conservatório da Universidade de Birmingham, completando o Artist Diploma e o Advanced Diploma, sob orientação dos professores Margaret Fingerhut e Julian Jacobson.

Os seus estudos em Inglaterra foram apoiados, por mérito, por: Trinity Laban Post-Graduate Bursary Fund e Henry Wood House Bursary Fund (Universidade de Greenwich – Londres), Trust Fund, Bullock Fund, Endowment Fund e Birmingham Conservatoire Schollarship (Universidade da Cidade de Birmingham).

Ao longo da sua formação, Sofia Sarmento frequentou várias classes de aperfeiçoamento em Portugal, Espanha, Inglaterra e Malta, com alguns dos mais conceituados mestres do piano, tais como: Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom, Luiz de Moura Castro, Artur Pizarro, Martino Tirimo, Peter Donohoe, Andrew Ball, Malcolm Wilson, Pascal Rogè, Jean Efflam-Bavouzet, Joel Bello Soares, Tsiala Kvernadze, entre muitos outros.

Sofia participou como aluna bolseira nos festivais internacionais de música: British Isles Music Festival e Chetham´s Summer School for Pianists (Inglaterra), Música em Compostela (Espanha) e PortoPianoFest (Portugal).

Ao longo do seu percurso foi premiada em concursos nacionais e internacionais de piano, tais como: 2º Prémio e Prémio Melhor Interpretação da Peça Imposta do Concurso Ibérico do Alto Minho (2008), 1º Prémio no Concurso Peter Donohoe (2014), e Prémio John Campbell (2015).

Apresentou-se em salas de renome, tais como: Adrian Boult Hall, Symphony Hall e Blackheath Hall.

Como performer, Sofia Sarmento especializou-se em música contemporânea. Realizou a estreia de obras dos compositores: Benjamin O´Sullivan, Zachaeus Dawnson, Ed Denham, Ignatius Sokol, Àlvaro Cortes e Paulo Bastos.

Apresentou-se várias vezes em performance com o Thallein Ensemble (conjunto instrumental dedicado exclusivamente a música contemporânea), nomeadamente no festival de homenagem ao 80º aniversário do compositor britânico Harrison Birtwistle, e num pré-concerto em torno da música de Michael Finnissy, nos BBC Proms (Londres), emitido em direto para a BBC Radio 3.

Sofia Sarmento é uma pianista bastante versátil e participou em projetos que associam a música com outras diferentes artes: cinema (O Espelho Mágico – Manoel de Oliveira), dança (Arte Total e Trinity Laban), teatro (Escola Secundária Dona Maria II), ópera (Benjamin Britten, Otorrino Respighi) e composição para curtas-metragens (em colaboração com Miguel Sarmento). Integra a Orquestra Filarmónica de Braga com a qual realizou uma digressão de Ano Novo na província do Cantão – China.

Atualmente exerce funções docentes e é pianista acompanhadora no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

[ Músicos de Braga ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook