Sofia Ribeiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sofia Ribeiro

Voz

Sofia Ribeiro nasceu em Lisboa, Portugal, em 1978, e com pouco mais de uma década de carreira percorreu já medio mundo com a sua música, tendo atuado em inúmeros prestigiosos palcos por toda a Europa, Estados Unidos e América Latina.

É licenciada em canto jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde estudou com a cantora portuguesa Maria João e a holandesa Fay Claassen. Durante os seus estudos na ESMAE fez intercâmbios de um ano na Escola Superior de Música de Catalunya, Barcelona, onde lhe foi atribuída a classificação final máxima de matrícula de honor, e na conceituada Berklee College of Music, Boston, onde foi aluna bolseira de Bob Stoloff, e onde lhe foi oferecido o prémio Oliver Wagmann Memorial Scholarship, destinado a uma cantora extraordinária que alcançou excelência académica na faculdade.

Concluiu em 2009 um mestrado em canto jazz pelo Royal Conservatory of Brussels, com grande distinção, como aluna de David Linx. Durante os estudos de mestrado recebeu uma bolsa para fazer um intercâmbio no prestigioso Conservatoire National Superieur de Paris (CNSMDP), onde estudou durante um ano.

Ganhou vários prémios internacionais, tais como, 2º lugar na Brussels International Young Jazz Singers Competition (Bélgica, 2005), 1º lugar na International Jazz Competition for Singing Musicians: Voicingers (Polónia, 2008) e 1º lugar na Crest Jazz Vocal Competition (França, 2010). Em Março de 2008 participou no conceituado Betty Carter Jazz Ahead Program, no Kennedy Center (Washington D.C., E.U.A.).

As suas atuações recentes incluem o Kennedy Center (Washington), Centro Cultural de Belém (Portugal), Jazz al Parque (Bogotá, Colombia), Philharmonie (Luxemburgo), Gaume Jazz Festival (Bélgica), Jazz au Chellah (Marrocos), Silesian Jazz Festival (Polónia), April Jazz (Finlândia), Festival de Jazz de Burgos (Espanha), Festival Internacional de la Cultura de Tunja (Colômbia) e Jazz a la Calle (Uruguai), entre muitos outros.

Da sua discografia constam oito álbuns: Dança da Solidão (2006) em duo com Marc Demuth, Orik (2008) com o Quarteto de Marc Demuth, Porto (2010) em colaboração com Gui Duvignau, Mil e uma cores (2012), música que acompanha os livros infantis de Manuela Mota Ribeiro (edição em português e em espanhol “Mil y um colores”), Apenas (2012), em duo com Bartolomeo Barenghi, Lilás (2014) em duo com Andrés Rotmistrovsky, Ar (2012) e Mar Sonoro (2016) com arranjos e produção de Juan Andrés Ospina.

Foi convidada para dar aulas na ESMAE (Porto) logo depois de terminar a licenciatura, e atualmente dá cursos de voz e improvisação em universidades e escolas em diferentes países, tais como, Estados Unidos, Espanha, França, Luxemburgo, Itália, Polónia e Colômbia.

Atualmente vive em Nova Iorque e é artista residente no prestigioso Carnegie Hall.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook